Eneatipo 7: o entusiasta

Você acha difícil parar e respirar entre um plano e outro? Dormir é uma perda de tempo para você? Talvez você se identifique com o eneatipo 7. Convidamos você a descobri-lo!
Eneatipo 7: o entusiasta
Sara González Juárez

Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez.

Última atualização: 19 abril, 2025

O Eneatipo 7 é um arquétipo que está incluído no 9 que o eneagrama contempla. Consiste em um construto onde as personalidades são classificadas de forma a ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, bem como a se desenvolverem enfrentando suas fraquezas e potencializando suas virtudes.

O que apresentamos aqui também é chamado de epicurista ou “sonhador e entusiasta”, pois se caracteriza por sua mente ágil e otimismo. Você acha que poderia se encaixar nesse arquétipo? Vamos dar uma olhada.

Visão geral do Eneatipo 7

Os epicuristas, ou seja, as pessoas classificadas no sétimo eneatipo, tendem a ser otimistas e hedonistas. Seu caráter alegre e mente ágil são as principais ferramentas que utilizam em suas relações sociais.

Possuem ótima habilidade de conversação e são muito curiosos para conhecer novas pessoas que os surpreendam e estimulem. São pessoas versáteis e espontâneas. Gostam de brincar, são muito espirituosos e procuram frequentemente experiências novas e estimulantes.

É a atividade mental que os mantém em constante busca por novas emoções e prazeres momentâneos. As aventuras os estimulam e os ajudam a expandir seu mundo, derrubando barreiras e limites. No entanto, estas também são pessoas que podem ter comportamentos evitativos em relação à dor e ao comprometimento.

E os eneatipos, como toda pessoa, têm suas luzes e sombras, como exemplifica a revista Ciência y Academia em artigo descritivo sobre eneagrama e personalidade. Portanto, nas seções a seguir você verá essas informações detalhadas.

Características do eneatipo 7

Além das descrições anteriores, este eneatipo possui múltiplas qualidades que o definem. A seguir detalharemos outras características que também se destacam no espectro desse modo de ser.

1. Paixão: gula

Neste contexto, a gula refere-se ao desejo insaciável de acumular experiências. O Eneatipo 7 tenta deixar para trás a sensação de vazio interno realizando inúmeras atividades. Eles procuram “preencher” essa lacuna com novas experiências.

2. Mensagem inconsciente recebida: “Não é certo depender de alguém para nada”

Os Setes tendem a ser independentes e autossuficientes porque sentem que depender de outra pessoa é arriscado. Essa crença, que geralmente se desenvolve na infância, pode levá-los a não se relacionar com outras pessoas por medo de cair na dependência.

3. Medo básico: dor

O maior medo dessas pessoas é a dor. Essa emoção pode determinar a forma como se comportam e as relações que estabelecem. Para evitar a dor, podem evitar compromissos emocionais ou sentir aversão a situações que consideram perigosas, embora objetivamente não o sejam.

4. Desejo básico: ser feliz

A felicidade é o seu principal desejo e o seu maior objetivo. O problema é que essa busca pode levar a uma forma de evitação onde se buscam novas experiências para evitar enfrentar o medo, o tédio ou a dor.

5. Autoimagem: “Eu sou divertido”

Perceber-se como indivíduos felizes, divertidos e otimistas é crucial na identidade dos Sete. Eles adoram se ver animados e entusiasmados, embora, como mencionamos, muitas vezes usem isso como fachada para esconder a dor.

6. Mecanismo de defesa: racionalização

Essa defesa consiste em justificar determinados comportamentos para não enfrentar a verdade. Portanto, um Sete pode justificar sua busca por novidades como uma forma de aproveitar a vida quando, na realidade, ele ou ela o faz para evitar lidar com o tédio ou a dor emocional.

Os instintos do tipo Sete

Os instintos deste eneatipo são expressos das seguintes maneiras:

Instinto de conservação

Setes com alta autopreservação garantem suas necessidades básicas e conforto. São pessoas com grande determinação e interessadas em coisas práticas. Seus desejos e ambições os motivam a se esforçar e trabalhar para manter suas opções em aberto. Eles nascem consumidores e gostam de satisfazer suas necessidades materiais.

Instinto social

Não gostam de perder nada e costumam estar rodeados de pessoas que compartilham seus gostos e paixões. São idealistas e gostam de atividades sociais, embora possam ficar muito frustrados com a lentidão dos outros. Às vezes você pode enfrentar o dilema de se comprometer com uma causa social ou manter sua independência e liberdade.

Instinto sexual

Eles são atraídos por pessoas interessantes e estimulantes. Não hesitam em flertar ou encantar quando se sentem sexualmente atraídos. Gostam da emoção causada pela fantasia, pela aventura e pelos interesses que compartilham entre si. São espirituosos e têm um bom senso de humor.

Eneatipo 7: saudável vs. não saudável

Os Sete, como os demais eneatipos, possuem um espectro próprio que vai do saudável, passando pelo meio, até chegar à versão doentia. Vejamos cada um deles de acordo com o livro A Sabedoria do Eneagrama.

Níveis saudáveis

  • Felizes, satisfeitos: deixam de acreditar que precisam acumular experiências para ficarem bem. São capazes de todas as suas experiências: positivas ou negativas, e conseguem realizar o maior dos seus desejos (ser feliz).
  • Expectantes, entusiasmados: focam nas possibilidades que o mundo lhes oferece e ficam entusiasmados com tudo o que podem fazer.
  • Realista, produtivo: sua paixão pela vida se manifesta em sua produção diversificada e versatilidade. Eles participam com alegria da vida e fazem coisas que lhes garantem conseguir o que desejam.

Níveis médios

  • Ganancioso, consumidor: vive com medo de perder experiências melhores do que as que já tem. Eles estão inquietos e desesperados para experimentar coisas novas. Eles passam a maior parte do tempo ocupados tentando acompanhar tudo.
  • Distraídos, dispersos: usam o entusiasmo e a ocupação para evitar o surgimento da dor, do tédio ou da frustração.
  • Egocêntricos, exagerados: anseiam por gratificação imediata porque temem que não haja o suficiente mais tarde. Raramente ficam satisfeitos quando seus desejos são satisfeitos. São muito exigentes e não aceitam culpas.

Níveis não saudáveis

  • Insaciáveis, esquivos: tentam de qualquer forma evitar a dor e ficam apavorados com a ideia de ter alguma doença. Eles tendem a ser impulsivos e irresponsáveis e procuram avidamente coisas que aliviem sua ansiedade.
  • Maníacos, inquietos: tentam tanto fugir do desconforto e da ansiedade que perdem o controle. Eles são insensíveis e imprudentes. Eles alternam entre histeria e depressão.
  • Oprimidos, paralisados: sentem-se presos e acreditam que não têm mais opções ou saídas para a dor ou o sofrimento.

Pontos fortes do eneatipo 7

Quem se identifica com o eneatipo 7 tem grande facilidade de persuadir e, em geral, de se relacionar com uma grande variedade de pessoas. A busca por novas emoções faz com que tenham a mente aberta e sejam curiosos sobre tudo o que não sabem, inclusive coisas relacionadas à cultura e personalidade dos outros.

Essa extroversão os torna amigáveis, mas também indivíduos criativos e de raciocínio rápido. Tendem a ter sucesso no empreendedorismo, pois espalham facilmente seu entusiasmo e otimismo.

Além disso, costumam ter uma grande reserva de energia, por isso preenchem sua agenda com muitos planos. Isso os ajuda a garantir que seu dia sempre tenha algum momento positivo e crie lembranças agradáveis. Encontrar o prazer é muito característico desse perfil.

Fraquezas do eneatipo 7

Assim como a facilidade no trato e o entusiasmo lhes conferem a capacidade de serem felizes muitas vezes, o medo do sofrimento também está presente nessas pessoas. Se as emoções não forem bem administradas, o hedonismo se tornará a evitação da dor.

Por isso, às vezes é possível encontrar pessoas do arquétipo 7 que não alcançam relacionamentos interpessoais profundos, são autoindulgentes ou não se comprometem com nenhum objetivo, nem respeitam limites. Isso, além do medo do sofrimento, é reforçado graças à sua grande capacidade de tirar algo de bom até dos piores momentos.

Essa fuga constante do sofrimento, aliada à necessidade de continuar vivenciando emoções fortes, pode acabar criando uma sensação de vazio difícil de suportar.

Seu entusiasmo pela novidade e pela aventura os transforma em pessoas inconstantes. Da mesma forma, podem ter dificuldade em priorizar os seus projetos porque assumem muitos projetos ao mesmo tempo.

Como se desenvolver se você pertence a esse grupo?

Conhecer os pontos fortes e fracos desse tipo de personalidade é muito importante, pois os primeiros podem ser aprimorados para administrar bem os segundos. Portanto, vejamos quais pontos do comportamento do sétimo eneatipo devem ser reforçados para desenvolver todo o seu potencial:

  • Controle a impulsividade: a necessidade de buscar novos estímulos pode se tornar compulsiva. Para isso, é bom ter consciência dessa urgência e focar no presente.
  • Trabalhe a atenção sustentada: para o eneatipo 7, focar em um único projeto até que ele seja concluído é complicado. É crucial ser consistente e se esforçar para terminar uma tarefa antes de passar para a próxima.
  • Enfrentamento e processamento emocional: o sofrimento faz parte da vida e não pode ser evitado. É aconselhável desenvolver estratégias de enfrentamento para que eventos negativos não desencadeiem a evitação.
  • Aprenda a desfrutar da solidão e da quietude: o turbilhão de aventuras que um arquétipo 7 deseja viver nem sempre é compatível com uma vida plena. Aprender a apreciar os momentos contemplativos também ajuda a conectar-se com o presente.
  • Cultive relacionamentos pessoais: o medo do compromisso e o utilitarismo são duas atitudes das quais essas pessoas devem se livrar. Se você aproveitar todas as dicas acima, poderá ter relacionamentos satisfatórios e profundos, pois administrará melhor os aspectos negativos deles.

O 7 tem potencial de crescimento

De maneira geral, o sétimo arquétipo se distingue pelo caráter entusiasta, espontâneo e aventureiro, além de ações voltadas ao sucesso. Embora normalmente se relacione com facilidade, seus laços interpessoais não são tão profundos, pois busca fugir do sofrimento.

Essas personalidades requerem um gerenciamento adequado da impulsividade e das emoções; bem como focar sua atenção e reconhecer que a tranquilidade e a solidão também são apreciadas.

Se algumas características deste eneatipo o representam, especifique quais você deve trabalhar para estabelecer melhores vínculos com o restante do eneagrama e promover o seu desenvolvimento pessoal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.