Eneatipo 9: o pacificador ou modesto
Walt Disney, Carl Jung e Harry Potter são algumas das figuras que se enquadram no eneatipo 9, também conhecido como “o pacificador”. Uma das características distintivas desse arquétipo é a sua inclinação para acalmar as águas em situações de conflito.
A base dessas informações é o eneagrama, instrumento de autoconhecimento que inclui um gráfico com nove tipos de personalidade. É um guia de comportamento humano que nos ajuda a compreender quem somos e que hoje nos guiará pelo caminho do nono tipo.
Como foi a infância do pacificador?
É inegável que os primeiros anos de vida deixam marcas. Eles não têm que determinar o nosso futuro, mas influenciam enormemente a nossa maneira de ser e agir no mundo.
Não é que na infância do eneatipo 9 não houvesse conflitos e situações ameaçadoras, mas que eles aprenderam a se dissociar dessas circunstâncias adotando o papel de pacificadores. Além disso, em famílias muito disfuncionais, os Noves podem ter sofrido traumas emocionais, físicos ou sexuais.
Para se protegerem da dor, desconectaram-se da realidade, deixando-se levar por fantasias ou hobbies sem importância. Eles acreditavam que a melhor forma de manter a calma em casa era não causar problemas.
A sua principal estratégia era “desaparecer”: nos momentos de tensão evitavam colocar lenha na fogueira e nos períodos de harmonia faziam questão de não a perturbar. Além disso, muitas vezes eles se adaptavam demais às mudanças, mesmo que não se sentissem confortáveis com elas.
Qual é a lesão do nascimento?
Dentro da estrutura do eneagrama, todo eneatipo carrega consigo uma ferida de nascimento. Cada um desenvolve um sentimento de carência que se transforma em dor emocional. Os Noves cresceram com a ideia de que não era aceitável ser carente, expressar raiva ou criar complicações para os pais.
Eles ficam feridos por uma profunda sensação de não se sentirem bem-vindos. Como resultado, aprenderam a se defender sozinhos e a se desenvolver de forma independente. Eles se acostumaram a passar despercebidos, a não chamar atenção.
Eram crianças e adolescentes pouco exigentes. Acessos de raiva? Ocasional. Problemas na escola? Contados nos dedos de uma mão. Reivindicações? Raramente expressavam divergências ou descontentamento.
Principais características do eneatipo 9
Em termos gerais, estas pessoas destacam-se pela sua excepcional capacidade de desempenhar o papel de intermediários em diversas áreas da vida. São conhecidos pela paciência e por promoverem a compreensão em momentos de desacordo e disputa.
Eles sentem raiva, mas a reprimem. Embora possam parecer em paz, muitas vezes escondem uma raiva ou frustração intensa. A sua complacência e desejo de agradar leva-os a sentir-se sobrecarregados pelo número excessivo de compromissos que assumem.
1. Padrões de comportamento comuns
Preferem ouvir a falar e evitam ser o centro das atenções. Subestimam a própria opinião, ajustando-se ao pensamento da maioria. No nível social, eles se identificam com o papel de “ninguém especial”.
Eles acham muito difícil estabelecer limites ou expressar desacordo se houver risco de causar desconforto aos outros. Na verdade, às vezes eles não conseguem perceber as suas próprias perspectivas.
2. Mensagem inconsciente
O Eneatipo 9 vive de acordo com a premissa: “não é bom se afirmar”. Embora a priori possam parecer humildes, na realidade tendem a subestimar seu próprio valor ou a duvidar se são dignos de respeito e admiração.
3. Medo básico
Seu maior medo é se sentir separado dos demais e entrar em conflito, como indica o especialista em eneagramas Borja Vilaseca em seu livro Encantado de Conocerme.
Eles acham os confrontos insuportáveis. Se um Nove tiver que ficar em silêncio para evitar uma discussão, ele o fará sem hesitação.
4. Desejo básico
Seu desejo fundamental é manter a calma interior e estar conectado com outras pessoas. Esse desejo o leva a adotar um perfil discreto e passivo.
5. Cosmovisão
Do seu ponto de vista, o mundo é um lugar onde ele não consegue afirmar-se ou expressar-se com autenticidade. Por isso, ele se esforça para não se destacar muito e assim contribuir para um ambiente que busca a harmonia, mesmo que isso seja ilusório.
6. Principal preocupação
Sua maior preocupação é garantir que todas as vozes sejam ouvidas para que todas as perspectivas possam ser consideradas. Ele se preocupa em conhecer todas as opiniões, exceto a sua.
7. Reação habitual
Quando confrontado com desafios desconfortáveis, sua resposta é a falta de reação. Age com indiferença e apatia. Ele tende a procrastinar assuntos que não o entusiasmam, fingindo que não existem. Por exemplo, evita tarefas de limpeza se distraindo com o telefone. Ou passa o tempo no sofá uma semana antes de uma prova importante.
8. Estilo de comunicação
Ele balança a cabeça mais do que gostaria, e talvez mais do que deveria. Nos diálogos, utiliza um tom de voz suave, lento e quase inexpressivo.
Níveis de desenvolvimento
Cada eneatipo possui três níveis de plenitude que variam entre saudável, médio e não saudável. Quando a pessoa consegue manter a harmonia interna e suas decisões refletem um equilíbrio entre o ego e o ser, ela está em seu estado natural e saudável.
Segundo Riso e Hudson (2017), podem ser identificados 9 níveis de desenvolvimento dos Nove:
Saudável
- Nível 1 (sereno, seguro): desiste da ideia de que sua presença no mundo é irrelevante ou indesejável. Estabelece conexões genuínas com os outros e consigo mesmo. Dessa forma, alcança equilíbrio e paz de espírito.
- Nível 2 (natural, tranquilo): considera-se uma pessoa estável, gentil e flexível. Direciona seu foco para o ambiente e os relacionamentos, ansiando por harmonia externa e interna.
- Nível 3 (generoso, encorajador): trabalha para manter uma atmosfera calma e positiva. Ao intervir em confrontos, use uma atitude sábia. Procura tranquilizar os outros transmitindo esperança e otimismo.
Médio
- Nível 4 (modesto, amigável): começa a perceber que os conflitos do dia a dia perturbam sua calma interior, então opta por evitar possíveis desentendimentos concordando com os outros. Justifica esse comportamento com a crença de que é preferível ter paz do que razão, mas às vezes leva isso ao extremo.
- Nível 5 (indiferente, satisfeito consigo mesmo): estrutura sua vida para que os acontecimentos não o impactem negativamente. Refugia-se em rotinas agradáveis e distrações triviais. Nega o lado negro da vida ou é neutro em relação a isso.
- Nível 6 (resignado, apaziguador): minimiza a importância dos problemas ou procura evitá-los. Vive com uma filosofia estoica, embora às vezes exagere na sua aplicação.
Não saudável
- Nível 7 (reprimido, negligente): apresenta tendências depressivas, ineficientes e apáticas. Resiste aos problemas convencendo-se de que está tudo bem.
- Nível 8 (dissociado, desorientado): o desespero em manter a paz interior, por menor que seja, o leva a se desconectar da realidade. Sente-se desolado, perdido e atordoado.
- Nível 9 (descuidado, negador): isola-se e fecha-se em si mesmo. Em alguns casos, a incapacidade de aceitar a realidade é tal que se fragmentam em subpersonalidades.
Quais são os subtipos do eneatipo 9?
Segundo a teoria do eneagrama, cada eneatipo possui 3 subtipos ou variantes, determinados pelo instinto de sobrevivência predominante. Cada um possui características particulares.
1. Conservador
A ambição não é um traço característico do subtipo conservador. Pelo contrário, encontra o bem-estar nos pequenos prazeres da vida. Ele não precisa de grandes coisas para se sentir satisfeito. Às vezes, fica descuidado e não presta atenção suficiente aos seus objetivos e desejos.
Os Conservadores Noves têm tendência ao vício. Na versão menos saudável, são pessoas ineficazes, que perdem oportunidades e deterioram gradativamente a saúde. Frequentemente, recorrem à comida e à bebida como forma de acalmar sentimentos de ansiedade ou raiva.
2. Sociais
Embora gostem de participar em ambientes sociais, resistem às expectativas externas. Eles são enérgicos, ativos e amigáveis. A insegurança e o desejo de serem amados os tornam propensos a dizer sim, mesmo quando querem dizer não.
O Eneatipo 9, em seu aspecto social, tem dificuldade em estabelecer metas pessoais e manter o impulso necessário.
3. Sexuais
O subtipo sexual busca a fusão total com o parceiro, a quem idealiza. Frequentemente usa termos plurais como “nós”, “nossa vida”. Às vezes, a outra pessoa se torna o núcleo da sua identidade.
Na sua versão não saudável, se não conseguir essa união absoluta, poderá entrar em uma depressão profunda. Embora fantasie sobre vingança e fúria, raramente as realiza. Tendem a construir vínculos disfuncionais e cair em padrões de dependência emocional.
Pontos de união entre o eneatipo 9 e outros eneatipos
O eneagrama é uma ferramenta complexa e rica. Apresenta-se como um sistema interligado onde os eneatipos se entrelaçam e se influenciam.
Por um lado, as personalidades que estão em números próximos a cada eneatipo são chamadas de “asas” e certas características são adotadas desses eneatipos vizinhos.
Por outro lado, as linhas dentro do gráfico mostram essas conexões de centralização e descentralização. Cada eneatipo, quando totalmente desenvolvido, manifesta as qualidades positivas de outro. Ao passo que, ao se afastarem de seu centro, tornando-se menos saudáveis, adotam características negativas de outro eneatipo.
O nove com asa de oito (9w8): o árbitro
Em uma nuance saudável, são pessoas enérgicas e sociáveis, com grandes habilidades de negociação. Preferem trabalhar em equipe e se destacam em profissões de assistência e consultoria. São muito bons em cargos de negócios e gestão de recursos humanos. Em sua versão média, apresentam períodos de caráter explosivo e agressivo, mas logo voltam à calma.
O nove com asa de um (9w1): o sonhador
Eles têm um lado muito espiritual. Com uma atitude única e vibrante, os Nove com asa de Um se destacam na arte, trabalhando com animais e a natureza e assumindo funções de liderança terapêutica ou religiosa.
No seu aspecto menos saudável, buscam a ordem externa para organizar seu interior e se envolvem em projetos sem importância.
Centralização e descentralização do eneatipo 9
A centralização implica que “o pacificador” faça um esforço consciente para explorar os seus aspectos mais íntimos e distanciar-se do seu ego para se conectar com a sua essência. Nesse processo, ele se orienta para o eneatipo 3, levando consigo sua segurança, motivação e genuinidade.
Por outro lado, em momentos difíceis, você tende a se descentrar para os traços mais sombrios do 6, expressando indecisão, preocupação constante, insegurança e falta de coragem.
Como é o eneatipo 9 no amor?
Devido à intolerância ao conflito, as pessoas do tipo 9 buscam relacionamentos calmos. Eles preferem se adaptar e fazer concessões em vez de enfrentar problemas. São leais, comprometidos e empáticos.
No entanto, tendem a reprimir as suas emoções e a expressar-se de formas pouco claras e autênticas, o que pode levar ao ressentimento na relação. Muitas vezes negligenciam a sua independência e desenvolvimento pessoal, concentrando-se nas necessidades dos outros.
Pontos fortes e fracos
Cada tipo de personalidade exibe facetas positivas e áreas de oportunidade de crescimento. Pontos fortes e fracos.
Pontos fortes
Os principais pontos fortes associados ao arquétipo 9 são:
- São flexíveis e se adaptam facilmente.
- Tendem a ver o lado bom das coisas e a espalhar seu otimismo.
- São muito hábeis em conciliar, negociar e chegar a acordos pacíficos.
- Têm a capacidade de ouvir os outros de uma forma empática e genuína, o que os torna excelentes amigos.
Pontos fracos
Os Noves também carregam consigo certas vulnerabilidades, incluindo:
- Acham difícil reconhecer suas conquistas e valor pessoal.
- Tendem a procrastinar e adiar tarefas, mesmo que sejam importantes.
- Acham difícil tomar decisões e assumir o controle delas.
- Tendem a ignorar, minimizar ou reprimir as suas emoções e necessidades pessoais.
Como alcançar a realização pessoal
A principal tarefa, e ao mesmo tempo o maior desafio, do eneatipo 9 ao abordar a sua versão mais saudável é reconciliar-se com a ideia de que o conflito é uma parte necessária da vida. Além disso, existem outros aspectos que contribuem para o desenvolvimento da sua essência:
- Adotar maior participação nas conversas em grupo.
- Dar maior atenção e entidade aos próprios desejos e necessidades.
- Permitir-se sentir raiva e aprenda a expressá-la de maneira saudável.
- Trabalhar o medo de decepcionar os outros e aprenda a dizer não.
- Fortalecer a autoestima investindo tempo e energia no desenvolvimento pessoal.
- Reconhecer que todas as pessoas valem o que são e que ninguém é mais do que ninguém.
- Estabelecer rotinas produtivas e estimulantes para evitar “ficar preso” no sofá.
Quais celebridades são do eneatipo 9?
Em La Sabiduría del Eneagrama, destacam-se figuras importantes da arte, da psicologia, da política e da história que estão ligadas à personalidade do nono tipo.
Exemplos de 9 com asa 1:
- Carl Jung.
- Walt Disney.
- Jorge Lucas.
- Rose Kennedy.
- Rainha Isabel II.
- Garrison Keillor.
- Audrey Hepburn.
- Abraham Lincoln.
- Norman Rockwell.
- Dame Margot Fonteyn.
Exemplos de 9 com asa 8:
- Ringo Starr.
- Gerald Ford.
- Sophia Loren.
- Kevin Costner.
- Janete Jackson.
- Ronald Reagan.
- Walter Cronkite.
- Ingrid Bregman.
- Whoopi Goldberg.
- Lady Bird Johnson.
Alguns personagens fictícios que refletem a personalidade do eneatipo 9 são; Harry Potter, Frodo do Senhor dos Anéis, Pateta, Heidi e Dumbo.
O caminho da moderação tipo 9
O caminho da integração dos Nove o leva em direção aos Três. Quando o eneatipo 9 percebe que é uma pessoa valiosa e importante, e supera sua tendência de ficar quieto e silencioso, ele consegue se desenvolver e se destacar no mundo. Ao se conectar com a sua essência, você se expressa de forma autêntica e aprende a se afirmar sem agressões.
Você se identificou com as características do tipo 9? Nesse caso, agora você tem informações relevantes sobre você. Aproveite para o seu crescimento! Caso contrário, se durante a leitura você se sentiu distante ou mal refletido, encorajamos você a explorar as outras personalidades do eneagrama.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cuñarro, G. (2022). Eneagrama y la herida infantil: la formación de los eneatipos. [Tesis de Grado]. Universidad de la República Uruguay. Facultad de psicología. https://www.colibri.udelar.edu.uy/jspui/handle/20.500.12008/34730
- Hudson, R., & Riso, D. (2017). La sabiduría del eneagrama. Guía completa para el desarrollo psicológico y espiritual de los nueve tipos de personalidad. Urano.
- Linarez, P., Espinoza, C., & Pimentel, F. (2019). Neurociencia y eneagrama: Reconfigurando los equipos de trabajo. Revista de Pedagogía, 3(8), 6-16. https://www.semanticscholar.org/paper/Neurociencia-y-eneagrama%3A-Reconfigurando-los-de-Linarez-Placencia-Espinoza-Castelo/a41b3984fe903a9538f8725a0f2aa3bd6247a535
- Navarro, C. (2022). Carácter y Neurosis. Ediciones La Llave.
- Núñez, C., & Serpa, A. (2015). Aproximaciones a los tipos de personalidad según el Eneagrama. PsiqueMag, 4 (1), 45-57. https://www.researchgate.net/publication/338104417_Aproximaciones_a_los_tipos_de_personalidad_segun_el_eneagrama
- Vilaseca, B. (2019). Encantado de conocerme: Comprende tu personalidad a través del Eneagrama. DEBOLS!LLO. https://www.academia.edu/58228885/Encantado_de_conocerme_Borja_Vilaseca