Escala da Necessidade de Fechamento Cognitivo: você tolera a incerteza?

maio 20, 2020
A necessidade de fechamento cognitivo se refere à urgência de obter respostas claras e de forma imediata, bem como de mantê-las no tempo. É uma pressa que podemos identificar como uma característica estável na pessoa.

Ao longo da vida, todos nós passamos por momentos em que temos que tolerar e negociar com a incerteza. Eventos pouco previsíveis, circunstâncias nas quais a experiência não nos ajuda em nada. Todos passamos por isso. No entanto, nem todos nós reagimos da mesma forma diante da névoa. Algumas pessoas ficam mais confortáveis nesse limbo cognitivo, enquanto outras precisam voltar a enxergar o horizonte o mais rápido possível. São exatamente essas diferenças que a Escala da Necessidade de Fechamento Cognitivo mede.

Se olharmos para aqueles ao nosso redor, poderemos encontrar pessoas com bastante dificuldade de tomar decisões firmes, prever o que está por vir ou se comprometer com uma opinião. Por outro lado, há também indivíduos que preferem a ordem e a rotina, além de ideias que parecem mais estáveis.

Se você deseja saber a que grupo pertence, poderá ter uma ideia a partir do teste que apresentamos a seguir.

Homem cheio de dúvidas

O que é a necessidade de fechamento cognitivo?

Esse conceito faz referência à inquietude por buscar e manter uma resposta definitiva diante de um problema ou acontecimento. Trata-se de uma aversão à confusão e à ambiguidade e uma incapacidade de tolerar a incerteza.

Apesar das circunstâncias externas poderem influenciar a nossa resposta dependendo do momento, todos nós temos uma predisposição a procurar um ponto relativamente estável no qual possamos nos manter.

A necessidade de fechamento se estabelece a partir de dois panos de fundo diferentes:

  • Tendência de urgência: esta se refere à necessidade de obter uma resposta de forma imediata diante de uma situação incerta. Quando eu vou saber se passei na entrevista de emprego? Assim, quem possui uma tendência de urgência mais forte costuma ser mais rápido na hora de tomar decisões, e pode sentir uma grande angústia diante da falta de concretização.
  • Tendência de permanência: essa tendência é definida por um forte desejo de manter o fechamento cognitivo que tenha sido alcançado no tempo. É a necessidade de que esse conhecimento obtido se mantenha estável e firme, chegando a evitar qualquer informação nova que possa colocar a estabilidade em risco.

Escala da Necessidade de Fechamento Cognitivo

A Escala da Necessidade de Fechamento Cognitivo é um instrumento que permite medir em que ponto de um espectro uma pessoa se encontra. O teste original inicialmente contava com 42 itens, mas hoje também existe uma versão reduzida.

Esta conta com 14 afirmações que devem ser respondidas considerando uma pontuação entre 1 – discordo totalmente – e 6 – concordo totalmente – considerando o que melhor nos representa.

Itens da Escala da Necessidade de Fechamento Cognitivo

  • Em caso de incerteza, prefiro tomar uma decisão imediata, seja ela qual for.
  • Quando fico diante de várias alternativas potencialmente válidas, me decido por uma rapidamente e sem vacilar.
  • Prefiro me decidir pela primeira solução disponível em vez de considerar em detalhes que decisão eu deveria tomar.
  • Me sinto muito desconfortável quando as coisas ao meu redor não estão em seu lugar.
  • Geralmente evito participar de discussões sobre temas ambíguos ou controversos.
  • Quando preciso encarar um problema, não penso muito sobre ele e me decido sem titubear.
  • Quando preciso solucionar um problema, geralmente não perco tempo considerando diversos pontos de vista sobre ele.
  • Prefiro estar com pessoas que têm as mesmas ideias e os mesmos interesses que eu.
  • Geralmente não busco soluções alternativas para problemas para os quais eu já tenho uma solução disponível.
  • Me sinto desconfortável quando não consigo encontrar uma resposta rápida para um problema que estou enfrentando.
  • Qualquer solução para um problema é melhor do que ficar em dúvida.
  • Prefiro atividades nas quais está sempre claro o que deve ser feito e como deve ser feito.
  • Depois de encontrar a solução para um problema, considero que é uma perda de tempo inútil analisar outras soluções possíveis.
  • Prefiro coisas às quais já estou acostumado do que outras que não conheço e não posso prever.
Garota desconfiada

Interpretação

Para obter o resultado final, basta somar a pontuação (entre 1 e 6) de cada um dos itens. Assim, o resultado final oscilará entre 0 e 84, sendo maior a necessidade de fechamento cognitivo quanto mais alta for a pontuação.

Esse conceito nos ajuda na hora de gerar hipóteses e alternativas diante de desafios que nos são apresentados diariamente. Além disso, nos ajudará a ser mais ou menos empáticos, tolerantes e flexíveis na hora de formar uma opinião.

  • Horcajo, J., Díaz, D., Gandarillas, B., & Briñol, P. (2011). Adaptación al castellano del Test de Necesidad de Cierre Cognitivo. Psicothema23(4), 864-870.
  • Luis, J., Cervone, N., Biglieri, J., & Quattrocchi, P. Propiedades psicométricas del Test revisado de Necesidad de cierre cognitivo (TR-NCC) en una muestra de estudiantes de la Universidad de Buenos Aires.