Escala de Inteligência de Stanford-Binet: o que é e o que mede?

A escala de inteligência Stanford-Binet é uma das mais utilizadas atualmente, devido à sua grande confiabilidade. Saiba um pouco sobre sua história e em que ela consiste.
Escala de Inteligência de Stanford-Binet: o que é e o que mede?

Última atualização: 25 julho, 2023

A Escala de Inteligência Stanford-Binet foi desenvolvida por Lewis M. Terman, psicólogo e pesquisador da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Foi publicada pela primeira vez em 1916 e teve quatro revisões e atualizações desde então; a última foi realizada em 2003.

Embora seja um teste amplamente utilizado em todo o mundo, muitas pessoas não têm clareza sobre sua função. Saiba mais sobre esta escala neste artigo.

O que é a Escala de Inteligência de Stanford-Binet?

É um teste utilizado em psicologia, como resultado do objetivo de ter um instrumento padronizado que pudesse medir de forma confiável a inteligência e as habilidades cognitivas em crianças e adultos.

É importante esclarecer que se trata de uma adaptação de outro teste: o teste de Binet-Simon. Este último foi criado pelo famoso psicólogo Alfred Binet, juntamente com seu aluno Theodore Simon. Tornou-se conhecido em 1905 durante uma conferência em Roma.

Em termos gerais, o que Lewis Terman fez foi simplificar e refinar o teste idealizado por Alfred Binet. Binet é conhecido como o pai dos testes de QI e seu teste, como ele o concebeu originalmente, ainda é usado hoje.

Origem da escala Stanford-Binet

A escala de inteligência Stanford-Binet nasceu quando Lewis M. Terman traduziu o teste Binet-Simon do francês e adaptou algumas de suas categorias para a realidade americana. Ele também introduziu o conceito de quociente de inteligência (QI) e a fórmula básica para medi-lo: QI = idade mental / idade cronológica x 100. Dessa forma, ele tornou os resultados mais fáceis de entender e interpretar.

Nessa época, havia forte influência da eugenesia, tema abordado em artigo da revista Acta bioethica. Ali se aponta que se trata de uma filosofia social que promove a seleção e promoção do “mais apto”, em diversas áreas da vida, neste caso, a inteligência.

Portanto, essa ferramenta, a princípio, servia para classificar as pessoas de acordo com sua inteligência e, dessa forma, aprovar ou não sua admissão em instituições como escolas, exército, entre outras.

Embora este tipo de instrumento ainda seja controverso, a verdade é que ainda hoje é utilizado para os mesmos fins de seleção em várias instituições.

A escala de inteligência original de Stanford-Binet foi revisada em 1932 pelo próprio Terman, para reduzir a ênfase na memória e enfatizar questões não-verbais, entre outros aspectos.

Houve outra revisão em 1960, produzida por Maud Merrill; mais um em 1982, feito por Robert Thorndike; e a última, realizada por Gale Roid, em 2003. Esta é a versão que está em vigor atualmente e é considerada muito confiável.

Descrição de teste

Este teste contém quatro escalas de avaliação principais: raciocínio verbal, raciocínio abstrato/visual, raciocínio quantitativo e memória de curto prazo. Por sua vez, existem 15 subescalas, mas estas não se aplicam a todas as idades; apenas seis delas são fixas: vocabulário, compreensão, análise de padrões, quantitativo, memória de contagem e memória de sentenças.

Vejamos, em linhas gerais, do que se trata cada uma das principais escalas que fazem parte deste teste de inteligência.

Raciocínio verbal

Mede o conhecimento e a compreensão verbal. Reflete a capacidade de aplicar habilidades verbais a novas situações. Inclui aspectos como inteligência social, conhecimento das palavras, capacidade de diferenciar o que é central do que é aleatório, entre outros.

Raciocínio abstrato/visual

Mede a capacidade de realizar e interpretar operações matemáticas. Inclui variáveis como a capacidade de encontrar padrões, resolução de problemas por meio do uso do raciocínio e habilidades visuais e motoras.

Raciocínio quantitativo

Nesse caso, três aspectos são medidos: raciocínio numérico, concentração e conhecimento e aplicação de conceitos numéricos. O primeiro desses itens é combinado com o resultado do raciocínio abstrato/visual para determinar a pontuação geral.

Memória de curto prazo

Obviamente, a memória de curto prazo é medida nesta área, mas também as habilidades de concentração e sequenciamento. Inclui aspectos como memória visual e auditiva, bem como elementos verbais e numéricos.

Confiabilidade deste teste

A Escala de Inteligência de Stanford-Binet é considerada um teste consistente. Isso significa que ele tem alta confiabilidade na maioria dos casos. Curiosamente, é muito mais preciso medir a superdotação do que a deficiência.

Os especialistas concordam que o mais indicado é aplicar o teste duas vezes, com intervalo de seis meses entre uma e outra, para ter maior confiabilidade. Atualmente, este teste é aplicado em quase todo o mundo.

Uma ferramenta adaptável

Um artigo publicado na revista Interacciones menciona como a escala de inteligência de Stanford-Binet foi aplicada no Paraguai, indicando que no processo foi necessário fazer adaptações de acordo com as condições locais. Assim, a confiabilidade cultural dessa ferramenta foi aprimorada.

Portanto, pode-se indicar que este teste de inteligência não é uma técnica totalmente inalterável, podendo apresentar algumas variações para obter melhores resultados dependendo do ambiente cultural dos participantes. Obviamente, devemos ter em mente que qualquer alteração no teste deve ter um acompanhamento profissional correspondente que aprove essas modificações.


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