Escala Wechsler de inteligência para adultos

A escala Wechsler de inteligência para adultos é o instrumento mais utilizado na avaliação de habilidades cognitivas. Saiba do que se trata e quais benefícios proporciona.
Escala Wechsler de inteligência para adultos
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 09 janeiro, 2024

O interesse em medir a inteligência remonta a décadas, mas nunca foi fácil. No início, esse conceito se misturou a outros como a moral, a alma ou o pensamento. Não havia medidas confiáveis ou objetivas a esse respeito. Felizmente, agora existem ferramentas eficazes, práticas e úteis para lidar com essa tarefa. Dentre elas, destaca-se a escala Wechsler de inteligência para adultos (WAIS).

Essa ferramenta apresenta diferentes versões atualizadas ao longo do tempo com base nos últimos avanços da psicologia e da pesquisa clínica. Graças a isso, temos uma validade e confiabilidade crescentes, conceitos mais atuais e uma melhoria nos procedimentos de aplicação. Desde o início, essa escala domina o campo da avaliação cognitiva.

Quer saber em que consiste e que informação fornece? Então, continue lendo.

A Escala Wechsler de inteligência para adultos: origem e evolução

Um artigo da Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación aponta que as primeiras tentativas de medir a inteligência de forma confiável e científica partiram de Alfred Binet e Théodore Simon.

Eles desenvolveram as escalas iniciais para estimar a inteligência e as necessidades educacionais das crianças. Mais tarde, adicionando psicometria e estatística à equação, surgiu a primeira versão da WAIS.

Ela aparece em 1955 por David Wechsler, um psicólogo americano que contribuiu para ver a inteligência como um conjunto de fatores que podem ser medidos independentemente. Assim, implica que, avaliando o perfil cognitivo de forma absoluta, é possível detectar seus pontos fortes e fracos e não ficar apenas com um resultado unitário.

Segundo publicação no Graduate Journal of Counseling Psychology, a escala Wechsler de inteligência para adultos tem uma longa história, com quatro versões diferentes para medir a inteligência em adultos e outras variantes para a população infantil e adolescente (como as escalas WISC e WPPSI). Mas do que se trata exatamente esse teste? Confira a seguir!



Cubos de madeira simbolizando a Escala Weschler de Inteligência para Adultos
A Escala Weschler de inteligência para adultos tem seu lugar no campo da avaliação cognitiva.

WAIS-IV: o que é?

A WAIS-IV é a versão mais recente da escala Wechsler de inteligência para adultos. Surgiu em 2008 e apresenta algumas variações em relação às versões anteriores. Algumas das mais importantes, conforme observado pela Pearson Clinical, incluem o seguinte:

  • Menos tempo necessário para sua aplicação.
  • Uma melhoria nas propriedades psicométricas (maior validade e fiabilidade).
  • Itens mais adequados para idosos (que podem ter déficits sensoriais ou de mobilidade ou uma velocidade de reação mais lenta).

Mas a maior novidade é a substituição dos CI duais pelo CI total. Nas versões anteriores, essa escala oferecia duas medidas principais: quociente de inteligência verbal e manipulativa. Hoje, essa aproximação foi substituída pela medição de um quarteto de índices pontuais, além de um Índice de Capacidade Geral.

Compreensão verbal

Essa subescala mede riqueza verbal e semântica, competência de abstração verbal, pensamento associativo, compreensão e expressão verbal e capacidade de aprendizagem e memória. Para fazer isso, tem quatro tarefas específicas listadas abaixo:

  • Vocabulário.
  • Semelhanças.
  • Informação.
  • Compreensão.

Raciocínio perceptivo

Nesse caso, são avaliados pontos como capacidade de análise e síntese visual, raciocínio abstrato, capacidade de comparar e estabelecer analogias e identificação de objetos. Esse cálculo é realizado através das próximas cinco tarefas ou testes específicos:

  • Cubos.
  • Balanças.
  • Matrizes.
  • Enigmas visuais.
  • Figuras incompletas.

Memória de trabalho

Essa terceira subescala busca medir atenção e concentração, memória auditiva, capacidade de usar conceitos numéricos abstratos e memória de trabalho. Seus três testes associados são os que mencionamos abaixo:

  • Dígitos.
  • Aritmética.
  • Letras e números.

Velocidade de processamento

As três últimas técnicas avaliam fatores como velocidade e precisão perceptiva, habilidades motoras visuais, aprendizagem associativa e atenção seletiva por meio de técnicas como as seguintes:

  • Cancelamento.
  • Código de números.
  • Busca de símbolos.

Como a WAIS IV é aplicado e pontuado?

A WAIS IV pode ser aplicado a pessoas entre 16 e 89 anos e leva entre 60 e 90 minutos para ser concluído. É um teste individual, e a pessoa recebe pontos para cada item que acertar.

As medições podem ser observadas para as quatro subescalas, permitindo especificar quais são as áreas mais fortes e mais fracas da pessoa. Além disso, um cociente de inteligência total (CIT) e um índice de capacidade geral (ICG) são obtidos. Este último é mais útil e confiável se a pessoa apresentar algum déficit sensorial ou se houver uma grande discrepância em suas pontuações nos diferentes testes.

Vale ressaltar que os resultados obtidos nessa escala são interpretados com base na comparação da pessoa com outras da mesma idade ou características. Dessa forma, infere-se se está acima ou abaixo da média em cada área.



Áreas úteis para usar a Escala Wechsler de inteligência para adultos

Essa escala é a mais utilizada na América e na Europa para avaliar o perfil cognitivo em adultos e ajuda a classificar, descrever, prever e planejar intervenções (APA 2000).

De acordo com um documento da Universidade de Barcelona, é um instrumento essencial no campo clínico e da saúde. Constitui um padrão de referência para a detecção da deficiência intelectual e também é útil no diagnóstico de distúrbios de aprendizagem e distúrbios gerais do desenvolvimento.

A WAIS IV também é usada em outros contextos. Por exemplo, no campo forense para determinar responsabilidades legais, após avaliar as habilidades e habilidades cognitivas de uma pessoa.

Na dimensão escolar, permite detectar necessidades educativas especiais e planejar intervenções nesse sentido, bem como auxiliar ao nível da orientação vocacional. E no setor de recursos humanos ajuda a identificar se a pessoa tem as habilidades necessárias para um trabalho, preparar planos de treinamento e recomendar promoções ou recolocações.

Aplicação da escala Weschler de inteligência adulta
Raciocínio, memória de trabalho, compreensão verbal e velocidade de pensamento são testados na WAIS.

A Escala Wechsler de inteligência para adultos tem limitações?

Apesar da ampla utilidade desse teste, ele também apresenta algumas limitações notáveis. Por exemplo, conforme sugerido pelo General Psychology Council, não pode ser usado em pessoas com deficiência física, faltam adaptações para outros idiomas e todos os estudos de validação foram realizados com amostras da população dos EUA, o que pode não ser apropriado para outras populações.

Apesar disso, a escala WAIS-IV é um instrumento confiável que lidera o campo da avaliação de inteligência há décadas, oferecendo um perfil cognitivo completo e colaborando na análise aprofundada das habilidades da pessoa, na obtenção de diagnósticos e na realização de ajustes em diferentes áreas e contextos. Portanto, é uma ferramenta essencial.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.