William Stern, o criador do QI (e seu maior crítico)

A pessoa que cunhou o conceito de QI acabou sendo seu maior detrator. William Stern advertiu que para conhecer a aptidão mental de alguém também deveria levar-se em conta desde suas emoções até sua determinação.
William Stern, o criador do QI (e seu maior crítico)
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 12 novembro, 2023

Você já fez um teste de inteligência? Já teve que fazer, talvez, um psicotécnico em processo seletivo? Existem vários instrumentos para esses fins, desde a Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS), até o sempre desafiador teste de Raven.

Todos esses recursos não se destinam apenas a nos mostrar o quão eficientes somos em um nível cognitivo. Os testes que medem as áreas ligadas à inteligência também nos organizam socialmente a partir de uma lista de supostas habilidades. Por exemplo, pensemos na associação Mensa, uma comunidade na qual só entram pessoas com altas habilidades e que ultrapassam o percentil 98. Seja como for, atualmente, avaliar o QI ainda é importante em muitas áreas e cenários.

Eles são usados em processos judiciais para avaliar a maturidade psicológica de alguns réus. Também quando uma pessoa sofreu uma lesão na cabeça e procuramos saber a extensão das lesões. E, claro, testes de inteligência são usados para detectar os melhores candidatos a um emprego. Agora, há muitas vozes que vêm alertando sobre um aspecto há décadas.

Usar o QI como forma exclusiva de medir a aptidão de uma pessoa pode ser discriminatório e também limitante. De fato, a primeira pessoa a alertar sobre o perigo de usar esse indicador como único mecanismo para avaliar o talento e a aptidão humana foi seu próprio criador: William Stern.

A American Psychological Association aplicou testes de inteligência durante a Primeira Guerra Mundial para selecionar recrutas. Esses testes eram claramente discriminatórios ao deduzir que certos imigrantes europeus que viviam nos Estados Unidos eram mentalmente inferiores.

Pessoa fazendo um teste psicológico para medir o QI de William Stern
William Stern lamentou popularizar seu conceito de quociente de inteligência (QI).

Quem foi William Stern?

William Stern (1871-1938) foi um psicólogo e filósofo alemão famoso por suas notáveis contribuições ao campo da inteligência e da personalidade. Ele cunhou o termo quociente de inteligência (QI) e criou instrumentos inovadores para detectar aptidão e talento nas pessoas. Isso abriu imediatamente uma era em que os processos seletivos passaram a ser regulados por esse tipo de instrumento.

Agora, se houve uma área que se beneficiou com a introdução do QI, foram as crianças. Os psicólogos passaram décadas tentando avaliar a idade mental das crianças e apreciar as diferenças individuais no desenvolvimento. Figuras como Alfred Binet e Théodore Simon já haviam tentado. No entanto, William Stern forneceu a chave definitiva.

Sua teoria também propunha a seguinte fórmula: QI= idade cognitiva/idade cronológica x 100. A idade cronológica se referia ao dia e ano de nascimento da pessoa. A idade cognitiva é uma medida padronizada que mede as habilidades cognitivas de uma pessoa em comparação com o desempenho médio de indivíduos da mesma idade.

Assim, com esses dados, foi estabelecido que o retardo mental de uma pessoa foi estabelecido em um QI de 70-85. Stern advertiu que essa fórmula não deve ser usada como o único método para categorizar a inteligência de um indivíduo. No entanto, ignoraram seus avisos.

“Fragilidade mental ou retardo limítrofe não pode ser avaliado apenas pelo QI.”

-William Stern-

Forte interesse pelo desenvolvimento infantil

Stern casou-se com outra psicóloga, Clara Joseephy. Se havia um campo em que ambos se interessavam era aprender sobre desenvolvimento infantil, e isso os levou a implementar um projeto famoso. Os Stern estudaram seus três filhos desde o nascimento até os 18 anos de idade para entender como eles estabeleceram a linguagem e todo o conjunto de processos cognitivos: memória, atenção, julgamentos, raciocínio etc.

Um trabalho realizado pelo Dr. James T. Lamiell recolhe todas as conclusões a que o casal chegou naquele estudo familiar. Para isso, o teste de QI não mediu aspectos que também fazem parte do comportamento inteligente em crianças. William Stern destacou a importância das variáveis volitivas (motivação, resolução) e emocionais.

Cérebro de criança iluminado simbolizando a molécula que rejuvenesce cérebros envelhecidos
Para William Stern, as emoções também são decisivas na avaliação da inteligência.

O pioneiro do QI que acabou sendo seu maior crítico

A pessoa por trás do conceito de QI acabou sendo seu maior detrator. Essa é uma das ironias mais curiosas da história da psicometria e do estudo da inteligência. De fato, algo que nem todos sabem é que William Stern gostaria que seu nome não fosse associado a essa teoria e sua fórmula clássica (Lamiell, 2003, p. 1).

Em 1933, ele escreveu as seguintes palavras:

“Sob todas as condições, os seres humanos são e continuarão a ser os centros de sua própria vida psicológica e de seu próprio valor. Em outras palavras, eles permanecem pessoas, mesmo quando estudadas e tratadas de uma perspectiva externa em relação aos objetivos dos outros… Meu sentimento é que os psicotécnicos degradam as pessoas usando-as como um meio para os fins de outros (pp. 54-55).”

-Stern, 1933, citado em Lamiell, 2003-

A filosofia do personalismo contra o mercantilismo da seleção de pessoal

Se William Stern desenvolveu tanto o QI quanto outras abordagens psicométricas, foi para conhecer melhor as pessoas, não para delimitar seu potencial com base em um percentual. Na verdade, ele era um defensor da teoria filosófica do personalismo, uma abordagem que percebe o ser humano como alguém livre, único e com um valor inerente apenas por ser quem é.

Alguém que nunca pode ser tratado como mercadoria e que também mostra a oportunidade de realizar seu potencial sempre que quiser. Tudo isso contrasta com o que foi realizado posteriormente com seus testes de inteligência. A indústria do trabalho e também os militares começaram a selecionar pessoas com base no indicador de QI.

Stern lamentou durante toda a vida que os psicotécnicos transformassem as pessoas em máquinas para o mercado de trabalho ou para os militares. Muitos viram suas oportunidades completamente limitadas apenas por obter uma pontuação baixa ou média nesses testes. Era o início do século 20 e o que o pai do QI não sabia é que essa tendência continuaria por várias décadas…


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  • Allport, Gordon (Oct 1938). “William Stern: 1871-1938”. The American Journal of Psychology. 51 (4): 772–773. JSTOR 1415714
  • Lamiell, James T. (2003), Beyond Individual and Group Differences. Sage Publications, ISBN 9780761921721
  • Lamiell, James T (2009). “Some Philosophical and Historical Considerations Relevant to William Stern’s Contributions to Developmental Psychology”. Zeitschrift für Psychologie. 217 (2): 66–72. doi:10.1027/0044-3409.217.2.66
  • Stern, William (1914) [1912 (Leipzig: J. A. Barth, original German edition)]. Die psychologischen Methoden der Intelligenzprüfung: und deren Anwendung an Schulkindern [The Psychological Methods of Testing Intelligence]. Educational psychology monographs, no. 13. Guy Montrose Whipple (English translation). Baltimore: Warwick & York. ISBN 9781981604999

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