Escrupulosidade na inteligência emocional, a chave para o sucesso

Você se define como uma pessoa escrupulosa, que executa tarefas com diligência e autodisciplina? Então você gostará de saber que essa é uma variável muito significativa da inteligência emocional. Explicamos o motivo desse vínculo.
Escrupulosidade na inteligência emocional, a chave para o sucesso
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 30 abril, 2023

Meticuloso, exigente, eficiente, cuidadoso… Que imagem nos vem à cabeça quando descrevemos alguém com estas características? Você pode imaginar o clássico perfil exigente, alguém que reclama de minúcias e é um tanto obsessivo. No entanto, essas qualidades costumam delinear um traço de personalidade de alto valor no ser humano.

Estamos falando de escrupulosidade. Porque as pessoas escrupulosas mostram aquele tipo de diligência comportamental de quem sabe regular suas emoções para guiá-las em direção a um objetivo. São figuras perseverantes e eficazes que combinam calma de caráter com responsabilidade e autocontrole.

Tanto é assim que elas não apenas têm mais chances de atingir seus objetivos, mas também de apresentar melhor bem-estar psicológico. No entanto, como sempre acontece com os traços de personalidade, às vezes essa característica pode levar ao seu extremo e, então, sim, aparecem comportamentos obsessivos e desajustados.

No entanto, aqueles que mantêm a expressão mais focada e autorregulada dessa característica tendem a demonstrar bons pontos fortes também na inteligência emocional. Nós nos aprofundamos no motivo deste vínculo interessante.

“Toda pessoa escrupulosa sempre será carente.”

-Provérbio popular-

Escrupulosidade na inteligência emocional
Escrupulosidade é um dos traços de personalidade do modelo Big Five e uma das variáveis relacionadas à inteligência emocional.

Escrupulosidade na inteligência emocional: como ela se manifesta?

Embora todos possamos nos treinar e desenvolver melhores habilidades em inteligência emocional, existem pessoas que possuem uma base sólida neste fator. Já desde a infância e adolescência são muito eficazes na gestão e regulação das emoções; também em suas habilidades sociais e autoconsciência. É genética, talvez? Na verdade, é devido a fatores de personalidade.

A escrupulosidade na inteligência emocional configura um vínculo direto que Salovey e Mayer já nos contavam em sua teoria publicada em 2016. O modelo dos cinco grandes, que analisava as diferentes dimensões da personalidade, descrevia precisamente essa dimensão como a base do autocontrole. E é essa qualidade central que facilita muitos dos processos na pessoa emocionalmente competente.

Agora vamos ver como é o homem ou a mulher com essas características, como eles agem e como reagem.

1. Responsabilidade e confiabilidade: pode confiar que faço o que digo

A pessoa escrupulosa assume suas tarefas com muita responsabilidade e disciplina. Ela se compromete não apenas com os objetivos que estabelece para si mesma, mas também para as pessoas ao seu redor. Uma de suas qualidades é ser uma personalidade confiável em quase todos os aspectos. Elas nunca falham.

Sua autoexigência não está voltada exclusivamente para a realização, para a conquista de metas, mas para o bom comportamento com os outros. Elas têm valores muito fortes. Cumprem com o que dizem e são aquelas presenças que não falham, que não traem porque os seus princípios e escrupulosidade não o permitem.

A personalidade escrupulosa mostra boa inteligência emocional porque é muito cuidadosa com suas relações sociais. Elas não fazem promessas que não podem cumprir e são muito cuidadosas e respeitosas em seus relacionamentos.

2. Controle de impulsos: refletir antes de falar e agir

A escrupulosidade na inteligência emocional configura um traço de grande valor devido ao seu bom controle dos impulsos. Seu comportamento consciencioso e meticuloso é explicado por sua hábil autorregulação emocional, uma ferramenta que lhes permite responder e agir sempre com atenção e cuidado.

Elas sempre terão cautela, deliberarão calmamente sobre cada opção e raramente dirão algo em que não tenham pensado antes. Isso permite que elas não apenas tomem decisões melhores, mas também tratem os outros com respeito.

3. Perseverança, motivação orientada para o objetivo

Quando Daniel Goleman descreveu as variáveis que impulsionam a inteligência emocional, ele deu um espaço relevante ao comportamento motivado. Esse estado de espírito orientado para um propósito nos facilita resistir melhor à frustração, unir esforços, engenhosidade e focar no que queremos.

Motivação e perseverança são os dois lados da mesma moeda, e ambas as qualidades são reforçadas e possibilitadas por uma personalidade escrupulosa. É o que nos explica, por exemplo, a psicóloga Angela Duckworth, da Universidade da Pensilvânia, em seu livro Grit: The Power of Passion and Perseverance, uma obra que descreve os mecanismos que nos facilitam o sucesso.

As pessoas escrupulosas sabem que o bem-estar e a felicidade também exigem esforço e diligência, e nisso são grandes especialistas.

4. Autocuidado pessoal e relacional

Escrupulosidade na inteligência emocional não é apenas um mecanismo para o sucesso social, é também um mecanismo para o bem-estar mental. A verdade é que estamos perante um traço de personalidade definido sobretudo por um bom locus de controle interno. Ou seja, a pessoa entende que é responsável por suas próprias circunstâncias, suas decisões e consequências.

Isso significa que a disciplina que as define também está voltada para o cuidado de sua qualidade de vida e de seus vínculos sociais, afetivos, familiares, etc. Cuidar do próprio bem-estar e do próximo também é um propósito no qual investem esforços e energias. Elas sabem que a felicidade também exige esforço e diligência e nisso são grandes especialistas.

Pessoas que trabalham em equipe, simbolizando conscienciosidade na inteligência emocional
Pessoas escrupulosas pontuam alto em inteligência emocional e são figuras altamente valorizadas nas empresas.

Ser escrupuloso não é ser maníaco ou obsessivo, na verdade, estamos diante de um traço de personalidade pouco compreendido. As empresas podem se beneficiar significativamente se tiverem funcionários com essa característica em sua força de trabalho. Elas combinam eficiência com responsabilidade, diligência com capacidade de realização.

Além disso, são figuras muito competentes em inteligência emocional e, como bem sabemos, essa competência conecta a capacidade de criar ambientes sociais mais harmoniosos, respeitosos, produtivos e também felizes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Jackson JJ, Wood D, Bogg T, Walton KE, Harms PD, Roberts BW. What do conscientious people do? Development and validation of the Behavioral Indicators of Conscientiousness (BIC). J Res Pers. 2010 Aug 1;44(4):501-511. doi: 10.1016/j.jrp.2010.06.005. PMID: 21278818; PMCID: PMC3028204.
  • Mayer, J. D., Caruso, D. R., & Salovey, P. (2016). The ability model of emotional intelligence: Principles and updates. Emotion Review8(4), 290-300.
  • Zhou X, Sun X, Wang Z, Jiang T. Association between conscientiousness and team emotional intelligence: A moderated mediation model. Medicine (Baltimore). 2022 Oct 21;101(42):e31001. doi: 10.1097/MD.0000000000031001. PMID: 36281186; PMCID: PMC9592429.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.