Espero que você esteja bem

22 Maio, 2020
Independentemente do país em que você estiver, desejo que você esteja bem. Espero que você se cuide, fique em casa e observe o mundo pela janela ciente de que é assim que protegemos a vida. Queremos você fique em segurança, porque você é importante para nós.

Espero que você esteja bem, em casa, cuidando de si mesmo e cuidando das pessoas que ama à distância. Espero que nos próximos dias o sofrimento não passe pela sua casa. Tomara que uma esfera de proteção e imunidade se levante ao seu redor, com paredes muito grossas, como as muralhas das igrejas românicas da Idade Média, que protegiam contra ataques de guerras e cruzadas, assim como contra epidemias.

Porque mesmo que seja difícil de acreditar, estamos em guerra. Essas palavras continuam provocando uma estranha sensação de irrealidade, assim como o aumento cada vez maior do número de pessoas infectadas e de vidas perdidas. Haruki Murakami afirmou em um de seus livros que todos somos forçados a passar por tempestades.

Ele também avisa que, depois que as nuvens passarem, talvez não saibamos muito bem como ou por que conseguimos sobreviver, e poderemos até duvidar de que a tempestade tenha realmente existido.

Sejam quais forem as nossas dúvidas, parece que depois disso não seremos mais os mesmos. Talvez possamos aprender coisas boas que nos permitirão recomeçar de outra maneira, com outros critérios, com valores e pensamentos mais solidários e mais humanos.

No entanto, agora não é hora de pensar no amanhã. Nosso olhar deve estar voltado para o momento presente para assumir uma responsabilidade conjunta. É um tempo de recolhimento e de coragem forçada.

Porque não importa que ninguém tenha nos preparado para isso. A vida parece ter parado, nossos planos foram interrompidos em um imenso mar de incertezas. No entanto, somos obrigados a administrar a frustração e entender que, para que a vida continue, precisamos fazer do nosso lar o nosso mundo.

Menina desenhando um coração

Onde quer que você esteja, espero que esteja bem

Onde quer que você esteja, espero que esteja bem. Não importa onde você more, na Escócia, na África do Sul, no Brasil ou na Nova Zelândia, entenda a realidade e obedeça, fique em casa.

Independentemente das decisões governamentais do seu país, aja com responsabilidade. Porque, de fato, em muitos casos, aqueles que são obrigados a tomar medidas agem com lentidão ou, pior ainda, são céticos.

Não dê ouvidos àqueles que dizem que o que deve prevalecer é a liberdade de movimento do indivíduo e a força da economia. A teoria da imunidade de grupo ou de rebanho não funciona, não ajuda e é letal nesse momento.

Portanto, se no seu país ainda prevalece a máxima “keep calm” e você continua vivendo sua vida normalmente, procure no dicionário a definição de pandemia. Veja as notícias, consulte as informações da OMS e se informe sobre o que está acontecendo na Itália e na Espanha.

Fique em casa por você e por quem você ama.

Cuide de si mesmo, isso já significa muito

Cuide de si mesmo, tome as medidas de proteção necessárias e saia de casa somente em casos de extrema necessidade. E o mais importante, cuide de quem você ama, daqueles que estão longe, daqueles que são mais vulneráveis a essa doença.

Atualmente, podemos apreciar uma vantagem em meio a esse contexto sombrio: temos os instrumentos tecnológicos necessários para continuar perto de quem está longe, apesar da distância.

Agora, é mais fácil do que nunca continuar a alimentar o afeto, mesmo ficando em casa para nos mantermos a salvo e contermos o crescimento da curva de infecções.

Use celulares, faça videochamadas e crie pontes para que a comunicação e as emoções positivas possam fluir. Portanto, não hesite, sinta orgulho de si mesmo apenas por isso, por ficar em casa, cuidando de si mesmo e dos outros. No momento, os atos mais simples são os maiores e mais decisivos.

Mãos segurando um coração

Precisamos de você porque você é importante

Espero que você esteja bem, seja qual for a sua situação. Desejamos calma, força e esperança. Porque neste pequeno planeta azul suspenso no cosmos, como disse Carl Sagan, todos nós somos valiosos, ocupamos um lugar e somos indispensáveis.

No entanto, uma coisa que estamos descobrindo tristemente com a pandemia de coronavírus é que a vida pode ser tão frágil quanto a névoa do amanhecer.

Nós precisamos de você. Independentemente da sua nacionalidade, sua religião, seus valores, seus pensamentos e seu trabalho, você é decisivo e importante. Você é importante para nós e é para os seus, para aqueles que você ama e que te amam.

Nesse momento, o que vale mais é a solidariedade e a responsabilidade daqueles que entendem que devem se proteger para proteger. Portanto, entenda que os outros são tão importantes quanto você.

Não são dias dedicados ao individualismo. É hora de agir como uma comunidade, de assumir a responsabilidade para proteger a vida.

Eu sei que você está com medo, todos nós estamos, mas isso vai passar

Todos nós estamos com medo. Em qualquer situação inesperada e diante de um inimigo desconhecido, é perfeitamente normal sentir medo. Mas não devemos permitir que esse sentimento tome conta de nós. Caso contrário, vai levar a comportamentos que não ajudam e que aumentam ainda mais a angústia.

Diante do futuro incerto, devemos olhar para o presente, tentando controlar a única coisa que podemos dominar: nossas decisões, nosso comportamento. É necessário ter calma e viver o momento com a maior responsabilidade possível, sabendo ajudar e também recebendo ajuda das outras pessoas, se precisarmos.

A única coisa que importa agora é nos mantermos a salvo. Seja como os gatos: observe o mundo pela janela, fique embaixo das cobertas e olhe para o mundo com uma confiança intuitiva. Para concluir, desejo que consigamos sair dessa juntos. Espero que você esteja bem e que continue fazendo o certo: ficar em casa.