Os 15 melhores estilos de tatuagem

Quando se trata de fazer tatuagens, a única regra é permanecer fiel ao homem ou mulher que você é. Você conhece os diferentes estilos de tatuagem que existem?
Os 15 melhores estilos de tatuagem

Última atualização: 25 Abril, 2021

Os estilos de tatuagem são muitos e muito variados. As tatuagens acompanham a humanidade há milênios e podem representar infinitas coisas, mas o que elas significam para você?

O homem sempre tingiu sua pele com marcas permanentes: sejam símbolos tribais, totens de proteção, patentes militares, nomes de entes queridos ou imagens sagradas; a tatuagem transforma o corpo em uma obra de arte e conta a história de quem a carrega.

Ao longo da história, a paixão do homem pelas tatuagens não diminuiu. Pelo contrário, a tendência em muitos casos se tornou um modo de vida. Em todo o mundo, homens e mulheres continuam a homenagear a antiga arte da tatuagem, alguns por tradição ritual, outros por prazer estético. Para muitos, fazer uma tatuagem é um ritual e, depois de fazer a primeira, poucos param.

É simplesmente impossível listar a miríade de estilos de tatuagem que existem. Uma tatuagem é tão única quanto a pessoa que a escolhe. Uma coisa é certa: a tatuagem é um compromisso para a vida toda e o que vestimos sob a pele, sem dúvida, nos acompanhará até o fim dos nossos dias.

Portanto, ao considerar fazer uma tatuagem, a questão permanece: o que é sagrado para você? Qual emblema fala das suas próprias lutas e triunfos, bem como do seu humor e tendência para viver a vida ao máximo? Você vive com intensidade e ousadia, fala alto, ou prefere os menores e mais sutis mistérios que permanecem discretamente sedutores?

Quais são os melhores estilos de tatuagem?

Quais são os melhores estilos de tatuagem?

As roupas não podem fazer um homem, mas a tinta que você usa no corpo pode representar uma transformação mais profundaQuando se trata de fazer tatuagens, a única regra é permanecer fiel a si mesmo. Dito isso, vamos explorar 15 estilos de tatuagem diferentes:

1. Tradicional

O estilo tradicional é conhecido por suas linhas ousadas, cores vivas e designs icônicos como rosas, âncoras e lindos rostos femininas. Os mestres das tatuagens de estilo tradicional são reconhecidos mundialmente e suas criações são consideradas autênticas obras de arte.

Este estilo de tatuagem tem uma das estéticas mais conhecidas e amadas dentro da comunidade. Elas são lindas desde o início, envelhecem bem e estão imersas na história da tatuagem. É difícil errar com uma peça desse gênero!

2. Estilos de tatuagem: realismo

O movimento pictórico do realismo clássico de que desfrutamos desde o Renascimento também fez seu caminho para o mundo das tatuagens. Este estilo cresceu em requinte e popularidade nas últimas décadas.

Você pode vê-lo em incríveis retratos coloridos, mas também em preto e cinza. Você também encontrará representações realistas da natureza e quase todos os outros fenômenos imagináveis.

3. Estilos de tatuagem: aquarela

Esse estilo está na moda. É muito procurado por quem parece estar em busca de algo novo para se adaptar ao novo milénio.

Elas se parecem com as imagens em aquarela. No entanto, as aparências enganam: embora seja fácil criar essa estética ao trabalhar com aquarelas reais em papel ou tela, fazê-lo com tinta no corpo humano não é uma tarefa fácil. Ainda assim, os artistas fazem todos os tipos de peças caprichosas e poéticas usando essa abordagem inovadora da tatuagem.

4. Tribal

A arte corporal indígena ou as tatuagens tribais são as mais antigas do mundo, e sua origem remonta a milhares de anos. Na verdade, esse estilo de tatuagem deve ser considerado multiestilo, pois existem tantas tendências quanto tradições de comunidades indígenas em todo o mundo.

Sob o termo “tribal", você encontra um universo de tatuagens. Embora todos esses estilos sejam únicos, eles são semelhantes em algo: quase sempre são feitos em preto com base em padrões já elaborados.

Tribal

5. Estilos de tatuagem: nova escola

Não se deixe enganar pelo nome. A nova escola não é mais tão nova. Teve seu apogeu no final dos anos 80 e início dos anos 90, mas tem diminuído sua popularidade recentemente, provavelmente porque foi um produto da sua época. Essas tatuagens têm uma estética de desenho animado, ícones do entretenimento popular daquela época na história americana.

O estilo é cartoonista e despreocupado, com caricaturas e outras figuras exageradas. Se você é o tipo de pessoa que gosta de arte corporal injetada com o espírito de Ren e Stimpy, então este estilo é para você.

6. Estilos de tatuagem: neo-tradicional

A tatuagem neo-tradicional é uma evolução do estilo tradicional. Possui as principais propriedades da tatuagem tradicional, como linhas pronunciadas e cores extremamente vibrantes, mas também possui uma qualidade mais ilustrativa.

Isso acontece porque os artistas neo-tradicionais são fortemente influenciados pela estética Art Nouveau e Art Déco. As peças feitas nesse estilo são conhecidas por seus exuberantes detalhes decorativos, além do uso de imagens naturais, como flores e animais.

7. Japonês

O estilo tradicional japonês é influenciado pelas xilogravuras que eram muito populares em sua época (1603-1868) entre a classe mercantil. Por isso, os ícones desse gênero de arte corporal são figuras do folclore japonês.

Criaturas lendárias, flores de lótus e letras japonesas se unem para criar o tributo final à cultura oriental. Cada tatuagem neste estilo conta uma história sobre o rico passado do Japão e, além da sua dramática aparência de fumaça e ondas, é isso que torna as obras-primas desse estilo tão poderosas.

8. Blackwork

Este estilo cobre uma grande variedade de opções. É aplicado a quase todas as artes corporais criadas exclusivamente com tinta preta. Você pode encontrar de tudo, desde designs altamente detalhados até geometria sagrada antiga. É um campo muito amplo.

Este estilo é indiscutivelmente o mais usado. Ele é um protagonista da vanguarda da arte da tatuagem.

9. Estilos de tatuagem: compromisso/redação

Você tem uma frase favorita ou uma palavra poderosa? Muitos usam uma tatuagem para carregá-la sempre com eles. As citações funcionam melhor com uma fonte simples, enquanto as palavras simples ficam ótimas quando enfeitadas.

Muitas tatuagens de namoro podem ser encontradas no antebraço, na parte superior do tórax ou na parte inferior das costas.

Estilos de tatuagem: compromisso/redação

10. Pontilhado

As tatuagens de pontilhado levam a arte do dotwork para o próximo nível. Enquanto a criação de tatuagens dotwork requer muita habilidade, peças de pontilhismo requerem ainda mais.

Com essa técnica, áreas de alta densidade de pontos dão a aparência de blocos sólidos de cor e permitem níveis incomparáveis ​​de sombreamento e combinação. Normalmente feito em preto, alguma cor pode ser adicionada para obter um efeito diferente.

11. Estilos de tatuagem: ilusão de ótica

As pessoas terão que olhar duas vezes para uma tatuagem de ilusão de ótica para apreciar completamente a sua complexidade. Os tatuadores podem criar ilusões tão realistas que parece que há um buraco na sua mão.

Seu braço é realmente esculpido em madeira? Essas tatuagens fazem as pessoas pararem e pensarem no que estão vendo.

12. Minimalista

Simples. Curto e doce. Sóbrio. Uma tatuagem minimalista é tudo isso. As tatuagens minimalistas dispensam designs elaborados de outros estilos em troca de uma palavra simples ou uma pequena imagem.

Muitas vezes simbólico para o usuário, o significado nem sempre é claro para quem vê. Esta é uma ótima maneira de se expressar sem chamar muita atenção.

13. Brilha no escuro/luz UV

O estilo de tatuagem com tinta UV que brilha no escuro. Dentro dos vários estilos de tatuagens, este representa um novo patamar. A tinta ultravioleta (UV) absorve a luz durante o dia e brilha quando escurece.

Use-a para destacar a tinta existente em uma tatuagem antiga ou para adicionar um trabalho artístico que só é visível à noite. Esse estilo nos lembra de que nem tudo é o que parece, e muitas vezes mudamos quando as luzes se apagam.

14. Estilos de tatuagem: 3D

Se você quiser uma body art que se destaque e chame a atenção, esse é o seu estilo. Embora a pele possa ser plana/curva, os artistas de hoje podem apimentar praticamente qualquer imagem que você tenha em mente.

As tatuagens tridimensionais levam a tatuagem moderna a um nível totalmente novo. De horizontes urbanos a personagens de desenhos animados, formas geométricas e muito mais. Se você quiser uma tatuagem que realmente se destaque e seja única, o 3D é o caminho a seguir.

15. Biomecânica

Se você gosta de engrenagens ou apenas da franquia de filmes Exterminador do Futuro, vai adorar os estilos de tatuagem biomecânicos. Esses estilos geralmente incluem engrenagens 3D, cabos, peças de metal e muito mais, todos conectados abaixo da superfície da pele.

Se você sempre quis ter um braço ou perna de um robô eletrônico, mas simplesmente não podia comprar um, aqui está a sua chance de obtê-lo.

Agora que você conhece os diferentes estilos de tatuagens, você se anima a fazer uma? Lembre-se de que escolher uma tatuagem é um processo delicado, pois ela ficará com você para sempre.

Pode interessar a você...
Psicologia da arte: conceito e características
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Psicologia da arte: conceito e características

A psicologia da arte é um campo da psicologia que tem como elementos de estudo a criação e a apreciação artística do ponto de vista psicológico.



  • Arenas, P. (2004) Los vegetales en el arte del tatuaje de los indígenas del Gran Chacao. En Maria Susana Cipolletti (ed.) Los mundos de abajo y los mundos de arriba: Individuo en las terras bajas, en los Andes y más allá, pp. 248-274. Abya Yala: Ecuador.
  • Sastre Cifuentes, A. (2011) Cuerpos que narran: La práctica del tatuaje y el proceso de subjetivación. Diversitas: perspectivas en psicología. Volúmen 7, Número 1. Pp. 179 – 191.
  • Acosta Torres, M.; Bastidas, C. (2018) Análisis semiótico de los elementos gráficos más populares y emblemáticos del tatuaje, para la elaboración de una guía gráfica alternativa. Imbabura: Tesis de Grado.
  • Mata, F. (2015) Sobre la artisticidad del tatuaje: Teoría, estética y artistas del tatuaje. De la artesanía al arte. Universitat de Girona – Facultat de Lletres.