Algumas frases para estimular seu espírito empreendedor

· dezembro 11, 2018

Há algumas características no trabalho e na vida que simplesmente não podem ser ensinadas. Elas se formam com o tempo, de dentro para fora, tornando-se parte do que somos. Uma dessas características é o espírito empreendedor.

O espírito empreendedor se desenvolve nas pessoas que demonstram uma verdadeira paixão por construir algo grandioso a partir do zero, e que estão dispostas a se esforçar até seu limite para alcançar seus objetivos. É, portanto, uma qualidade que pode ser aproveitada em várias áreas da vida, pois empreender é muito mais do que começar um negócio próprio. Empreender e o espírito empreendedor têm relação com o modo que você vê sua vida, seus estudos, sua carreira e suas relações.

“Daqui um ano você vai desejar ter começado hoje”.
-Karen Lamb-

O primeiro passo para desenvolver o espírito empreendedor

Um dos motivos que mais nos impedem de começar na hora de empreender é o medo. Muitas vezes ele aparece mascarado, na forma de dúvidas e incertezas. Um outro motivo é pensar demais. Queremos ter tudo planejado nos mais mínimos detalhes: tudo preparado, tudo previsto. E enquanto estamos lá, negociando com esse medo, o tempo passa. E nessa de pensar e preparar, o tempo voa. E quando nos damos conta e olhamos para trás, já estamos arrependidos de não ter começado antes.

Como disse Simon Sinek: “Sonhe com o grande. Comece com o pequeno. Mas, sobretudo, comece”.

Homem caminhando em estrada deserta

Um passo de cada vez, é assim que avançamos. O tamanho do projeto não faz diferença, o mais importante é que depois de ter feito um exercício de honestidade consigo mesmo, sobre a existência de medos e as possibilidades existentes, devemos colocar a mão na massa. Tudo começa sempre do mesmo modo, e avança também do mesmo jeito. Se você não der o primeiro passo, dificilmente poderá observar qualquer avanço. É indiferente ter ideias maravilhosas, grandiosas, propósitos maravilhosos. Se você não se mover, nunca alcançará o que sonhou ou planejou.

“Se você não persegue o que quer, nunca o terá. Se você não perguntar, a resposta sempre será não. E se não der o primeiro passo, estará sempre parado no mesmo lugar”.
-Nora Roberts-

Permita-se sonhar e ir atrás dos seus sonhos

Os sonhos que são verdadeiros geram expectativas. Quando estamos diante de expectativas, aparece também o medo. Um medo que temos que olhar nos olhos, escutar, mas não deixar que ele nos domine. Pense que perseguir um sonho implica renunciar a alguns outros. Sempre sofreremos perdas. O importante é que sejam perdas com as quais possamos lidar de forma tranquila. O importante é que o sonho nos encha de felicidade, mas não nos deixe cegos como o amor faz com os apaixonados.

Se você está estagnado e se sentindo preso, abrir-se para coisas novas e mudar seus pontos de vista são coisas que podem ajudá-l0 a dar um empurrãozinho no seu espírito empreendedor. Se você conseguir ver algo como uma meta, pode se imaginar alcançando-a. Pode ser até mesmo que essa visão te assuste – ou não! Se for assim, volte um pouco, para a essência, para a esperança, para o sonho. Os sonhos que te atraem, absorvem, chamam. É muito mais fácil alcançar algo se deixar que a magia aja a seu favor.

“Quando estamos na direção certa, a única coisa que devemos fazer é continuar caminhando”.
-Provérbio budista-

Os problemas são oportunidades para crescer e se tornar mais forte

O caminho para os sonhos não é sempre fácil. Existirão momentos que lhe farão duvidar, momentos em que você pensará se precisa mudar o rumo. Mas esses momentos são grandes oportunidades para crescer, amadurecer, para se tornar mais forte e mais sábio.

Agradeça as dificuldades que ajudam ao mostrar o caminho. Pois graças a elas temos a oportunidade de olhar novamente e criar a melhor versão de nós e do que estamos fazendo. E se a situação ficar muito difícil, lembre-se do motivo de você fazer o que faz. Você tem um propósito, um motivo que te faz levantar todos os dias pela manhã, uma razão para justificar todo o seu esforço.

“A árvore mais forte do bosque não é aquela que está protegida da chuva e escondida do sol. É aquela que está ao ar livre, onde se vê obrigada a lutar por sua existência, contra o vento, as chuvas e um sol arrasador”.
-Napoleon Hill-

Flor crescendo em rachadura no asfalto

Crie suas próprias oportunidades 

Não fique apenas olhando, esperando que apareça uma oportunidade incrível, pois ela  dificilmente virá se você não colocar as mãos na massa para fazê-la nascer. Porque sim, muitos sonhos começam a se realizar após criarmos alguns facilitadores. Por exemplo, se você gostaria de passar um tempo no exterior, o melhor que você pode fazer é escolher um país, estudar sua cultura e seu idioma para procurar oportunidades a seguir.

A história está cheia de exemplos de pessoas que criaram o cenário necessário para que seus sonhos acontecessem. Estamos falando de pessoas que construíram sua própria oportunidade, que se anteciparam e depois chegaram lá.

“Não estava chovendo quando Noé começou a construir a arca”.
-Howard Ruff-