Estratégias para deixar de atacar a geladeira por ansiedade

Estratégias para deixar de atacar a geladeira por ansiedade

20, junho 2015 em Psicologia 2 Compartilhados
ansiedade

Comer compulsivamente é uma conduta destrutiva que podemos mudar. A chave para vencer esta conduta é alimentar o corpo, a mente e a alma de forma saudável. As seguintes estratégias o ajudarão a evitar cair nessa prática e seus efeitos daninhos.

Conheça-se e identifique os fatores desencadeantes

É importante separar os fatores que o levam a comer compulsivamente antes de se sentar para comer. Tente se sentar para comer em um momento em que você esteja com bom estado de ânimo, e procure deixar para trás situações do dia que foram emocionalmente difíceis. Você pode conseguir isso fazendo um pequeno passeio, com uma sessão de meditação ou tomando um banho relaxante antes de comer.

Isso não quer dizer que irá evitar os fatores desencadeantes, mas que você deve ter um tempo para enfrentá-los e solucioná-los. Do contrário, continuarão presentes e o problema de comer compulsivamente não será eliminando.

Coma aquilo de que gosta

Os comedores compulsivos costumam ingerir seus alimentos preferidos durante os seus excessos.  Para reduzir os excessos, é importante que você não elimine a sua comida favorita. É muito importante que você coma de forma saudável e variada, misturando os alimentos de que gosta com os alimentos saudáveis, e evitando aqueles que detesta.

Se os ataques de excesso se dão com alimentos muito calóricos, como chocolate, então procure escolher opções saudáveis e adicione-as à sua dieta. Por exemplo, você pode comer um pedaço de chocolate amargo todos os dias, em vez de três barras de chocolate hipercalórico em um ataque.

Procure o prazer pessoal para acabar com a ansiedade

pessoa com crise de ansiedade

Comer compulsivamente se relaciona com o estresse, a tristeza ou o vício em certos alimentos. Em outros casos, esta conduta é uma forma de obter prazer. Vale lembrar que a comida é uma forma de satisfazer os nossos sentidos, e se não estamos satisfeitos com a vida, podemos tentar preencher esse vazio com alimentos pouco saudáveis.

Se esse é o seu caso, procure descobrir ou aumentar atividades que lhe dão prazer. Algumas pessoas podem preencher esse vazio fazendo um trabalho social, levando o cachorro para passear, aprendendo uma atividade nova, ou estando com amigos. São muitas as opções e, mesmo que possa demorar um pouco, você conseguirá ser mais saudável.

Conecte-se a si mesmo

É fundamental estar conectado consigo mesmo. Quando isso não acontece, podemos enfrentar as situações da vida cotidiana comendo compulsivamente. Você pode reduzir ou evitar os riscos criando uma conexão consigo mesmo. Isso pode ser feito através da meditação, e implica em um verdadeiro exercício de reflexão.

É comum que a vida diária e as obrigações nos levem a nos esquecermos de nós mesmos e do que queremos. Muitos comedores compulsivos simplesmente perderam a perspectiva da sua vida e procuram encontrar um ponto de equilíbrio na comida. Infelizmente, a conexão consigo mesmo não pode ser substituída por comida ou qualquer outro produto. 

Foto cortesia de Milkovasa

Recomendados para você