Eu sou o dono do meu destino, sou o capitão da minha alma

A maneira como respondemos às vicissitudes da vida fará a diferença entre o sofrimento e o bem-estar. Felizmente, podemos decidir como reagir.
Eu sou o dono do meu destino, sou o capitão da minha alma

Última atualização: 04 janeiro, 2022

“Além da noite que me cobre negro como o abismo insondável, dou graças aos deuses que poderiam existir por minha alma invicta. – Nas garras perigosas das circunstâncias, nunca lamentei ou pisquei. – Sujeito aos golpes do destino meu a cabeça está ensanguentada, mas ereta. – Além deste lugar de raiva e lágrimas onde jaz o Horror da Sombra, a ameaça dos anos me encontra, e me encontrará, sem medo. – Não importa quão estreito seja o portal quão carregada de punições a sentença, sou o senhor do meu destino: sou o capitão da minha alma ”. William Ernest Henley: Invictus.

As dificuldades e conflitos da vida são praticamente semelhantes para todos os seres humanos.

Doença, morte, velhice, perdas, dinheiro, contratempos, desastres e acidentes apresentam os mesmos problemas a todas as pessoas igualmente. Muitas delas conseguem escapar do desânimo que os imobiliza e da amargura diante de situações complicadas, enquanto muitas outras desabam, consideram-se vencidas e desabam. Os humanos mais inteligentes e difíceis de encontrar são aqueles que não medem a felicidade pela ausência de problemas.

Em qualquer momento difícil da vida, devemos confiar em nossa capacidade emocional de assumir o controle de nós mesmos e escolher radicalmente nossa maneira de sentir quando confrontados com raiva, medo, dor, ódio, etc. É uma questão de escolher a atitude pessoal que devemos adotar em relação ao destino. A vida pode não ser um mar de rosas, mas enquanto formos fiéis à nossa liberdade interior, seremos EXCLUSIVAMENTE donos e responsáveis por modificar a dor gerada pelos espinhos. Sair vitorioso ou esperar pela derrota SEMPRE  dependerá de nossa escolha.

Pode interessar a você...
Viktor Frankl e seus ensinamentos sobre a resiliência, sempre tão necessários
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Viktor Frankl e seus ensinamentos sobre a resiliência, sempre tão necessários

Atualmente, Viktor Frankl e seus ensinamentos sobre a resiliência são mais necessários do que nunca; suas lições e terapia psicológica nunca saíram...