O exercício da uva passa para relaxar em pouco tempo

14 Maio, 2020
O exercício da uva passa é particularmente recomendado para pessoas que querem começar a praticar meditação, mas sentem que têm muita dificuldade. Também é útil para estabilizar a mente e as emoções em momentos difíceis.
 

Muito se fala sobre os benefícios da meditação, mas muitos pensam que se trata de algo muito complexo ou difícil de colocar em prática. O exercício da uva passa é uma prova de que isso não é verdade. Trata-se de uma atividade simples, que não toma muito tempo e ajuda a relaxar em poucos minutos.

O exercício da uva passa é uma técnica de treinamento para desenvolver a concentração e a atenção plena, mas também para praticar a respiração. Em todas as formas de meditação, a ação de respirar é fundamental, pois as outras ações dependem dela.

“Quando você está presente, pode permitir que a mente seja como é sem se envolver com ela.”
-Ekhart Tolle-

É importante saber que o exercício da uva passa é especialmente recomendado para pessoas que não têm muita experiência com a meditação, pois ajuda na familiarização com esse tipo de prática. É recomendável realizá-la quando você estiver sentindo muita angústia ou tiver passado por uma experiência difícil.

Mulher com ansiedade escondendo o rosto

Primeiro, a respiração

Controlar a respiração é básico em qualquer exercício de relaxamento. Ao respirar corretamente, você oxigena todo o seu organismo, em particular o seu cérebro, e isso constitui a base para que seu corpo e sua mente comecem a funcionar em um ritmo mais tranquilo.

 

O comum é respirarmos rapidamente e de forma superficial. Embora você não perceba, isso se deve ao fato de que você está prestando atenção em muitas coisas ao mesmo tempo e não está realmente em conexão com o seu corpo. Se você conseguir parar por um momento e respirar profundamente, é como se a mente e as emoções fixassem uma âncora que lhe proporciona estabilidade.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a respiração deve ser realizada pelo nariz e com a boca bem fechada. Uma respiração correta é nasal, e nunca com os lábios entreabertos. Ao mesmo tempo, ao inspirar e expirar profundamente, sua barriga deve se movimentar e apresentar algumas mudanças.

O ideal é começar simplesmente focando a sua atenção na forma como você respira. Não tente controlar ou mudar a respiração. Esse desejo de querer controlar tudo ou fazer tudo corretamente é um obstáculo. De forma natural e espontânea, cuidar da sua respiração fará com que ela fique um pouco mais lenta.

O exercício da uva passa

O exercício da uva passa é muito simples. Para realizá-lo, em princípio, você só vai precisar de três uvas passas. Você deve ir para um lugar tranquilo, onde consiga ficar sozinho sem ser interrompido. Em seguida, simplesmente pegue uma das uvas passas e coma da forma como quiser.

A segunda parte do exercício consiste em se concentrar na sua respiração e, em seguida, pegar a segunda uva passa. Dessa vez, não a coma mecanicamente. Assim que você colocar a uva passa na boca, tente prestar atenção na textura, no sabor e nas diferentes propriedades.

 

Faça isso durante o tempo que precisar e mastigue lentamente, tentando perceber como o fruto passa na sua boca, língua, dentes, paladar, garganta… Tente senti-lo enquanto for possível.

Por fim, você deve pegar a terceira uva passa. Antes de colocá-la na boca, observe-a atentamente. Sinta-a lentamente na mão para perceber sua textura. Cheire-a com os olhos fechados para sentir seu aroma. Se você achar adequado, corte-a. Em seguida, coloque-a na boca, sem seguir nenhuma orientação em particular. Faça da maneira como quiser. E acabou.

Frutas secas

O significado do exercício

A meditação busca atenuar e colocar um freio nas ideias e emoções que estão na mente. No entanto, isso não é fácil, pois vivemos constantemente invadidos por elas. De fato, rejeitamos inicialmente a possibilidade de esvaziar a mente.

O exercício da uva passa é um treinamento para, pouco a pouco, conquistar o objetivo de erradicar essas ideias e essas emoções que estão invadindo a mente. Ao fixar a atenção em apenas um ponto e levar esse ato contemplativo à sua máxima expressão, limpamos nossa mente e isso proporciona uma sensação de tranquilidade e renovação.

 

Se você estiver muito alterado, esse exercício será um excelente caminho para recuperar a calma. Na verdade, ele pode ser realizado com qualquer fruto, mas a uva passa é bastante recomendada porque é pequena e tem muitas propriedades de aroma, sabor, etc. Tente fazer esse exercício e comprove por si mesmo se ele é eficaz ou não.

Kornfield, J. (2012). Meditación para principiantes. Editorial Kairós.