6 alimentos para melhorar a concentração das crianças

· dezembro 8, 2017

Para que o cérebro funcione com seu máximo desempenho, é necessário alimentá-lo com os nutrientes dos quais necessita. Se falamos sobre crianças, a alimentação é ainda mais importante: nelas não só falamos sobre o funcionamento do cérebro, mas também sobre seu desenvolvimento. Por isso, falaremos hoje sobre alguns alimentos para melhorar a concentração das crianças, com o objetivo de que elas possam atingir todo o seu potencial.

A falta de concentração é o resultado de inúmeros fatores. Um deles é a fadiga. Quando alguém está cansado, normalmente tem problemas para focar ou manter a atenção (concentração). O estresse e a falta de energia são outros dois elementos que influenciam decisivamente a capacidade de concentração. Existem alimentos que ajudam a equilibrar o corpo e a contribuir para que a mente esteja mais focada. Estes são alguns deles.

Alimentos para melhorar a concentração das crianças

Banana, uma fruta que contribui para a concentração

As frutas em geral são altamente recomendadas na dieta de crianças e pessoas de qualquer idade. Elas tendem a ser macias, não são processadas nem têm muitas calorias, estão cheias de fibras e água e podemos encontrar nelas sabores para todos os gostos. No entanto, há uma que é muito completa e foi revelada como uma excelente fonte de energia para o cérebro: a banana.

As bananas fornecem grandes quantidades de potássio e manganês, ambos elementos são decisivos na dieta de qualquer pessoa. Além disso, pesquisas realizadas pelo The Thomas Clarkson Community College descobriram que as bananas são uma ótima fonte de vitamina B6: estimulam a secreção de norepinefrina e da serotonina. Estes dois neurotransmissores são muito importantes nos processos de concentração.

Manteiga de amendoim

Em geral, todas as oleaginosas são ótimas para o corpo. No entanto, foi detectado que o amendoim, especialmente sob a forma de manteiga (não em muita quantidade, porque é muito calórico), é uma valiosa fonte de vitamina E: um poderoso antioxidante.

Os antioxidantes protegem os neurônios e estimulam a formação de conexões entre eles. Além disso, a parte gordurosa é rica em tiamina, outra das substâncias que promovem o desenvolvimento e o funcionamento do sistema nervoso central e facilitam a manutenção da concentração.

Iogurte: um alimento imbatível

Em geral, as crianças adoram o iogurte. Isso é muito positivo se considerarmos que é um dos melhores alimentos para melhorar a concentração das crianças e também contribui para a manutenção do estado de alerta, de acordo com um estudo realizado pela Cleveland Clinic Foundation.

Isso ocorre porque o iogurte contém uma alta proporção de tirosina, um aminoácido que ajuda a estimular a produção de dopamina e noradrenalina, dois neurotransmissores cruciais nos processos da atenção. Também contribui significativamente para o bom funcionamento da nossa memória.

Menina tomando um iogurte

Ovos, uma proteína muito completa

Os ovos são considerados um superalimento porque contêm muitos dos nutrientes que devem estar presentes em uma boa dieta. Uma das suas melhores propriedades é a de conter nove aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Os ovos são ricos em dois nutrientes essenciais para a memória e a concentração: luteína e colina. Como se isso não bastasse, eles também são uma ótima fonte de proteína e energia. Isso os torna um alimento muito importante nas fases de crescimento.

Aveia, outro superalimento

A aveia é um daqueles alimentos que não devem faltar na dieta de qualquer pessoa em qualquer idade. Não só tem uma grande capacidade de saciar o apetite, mas também é uma ótima fonte de energia. É fibra pura e tem uma alta concentração de potássio e zinco.

Além disso, a aveia contém uma grande proporção de vitamina E e várias vitaminas do grupo B. Ambos estimulam a concentração das crianças: são nutrientes essenciais para o cérebro e são necessários para a atividade cognitiva.

Aveia

Chocolate, sempre chocolate..

Quase nenhuma criança resiste ao chocolate, e esta é uma grande vantagem: este alimento não é apenas delicioso, mas também é muito benéfico para recuperar energias em pouco tempo e, claro, para estimular o funcionamento do cérebro.

Uma investigação da Ohio State University determinou que uma xícara de leite com chocolate por dia melhora o fluxo sanguíneo no cérebro. Isso, por sua vez, afeta positivamente a memória e a concentração. Embora o chocolate amargo com alto teor de cacau seja melhor, um toque de doce também não prejudica ninguém.

Todos estes alimentos representam uma excelente opção para a nutrição das crianças. O melhor de tudo é que esses alimentos que ajudam a melhorar a concentração das crianças são gostosos e sempre são unanimidade entre elas. Não deixe de incluí-los na sua dieta!

Menina comendo barra de chocolate