Os benefícios dos exercícios online para as crianças

22 Maio, 2020
Os exercícios online são um recurso de enorme valor quando as circunstâncias não nos permitem sair de casa. Felizmente, podemos utilizar as novas tecnologias com as crianças para mantê-las ativas durante a quarentena.

Diz-se popularmente que uma crise também é uma oportunidade. Durante esta pandemia global que provocou um confinamento internacional para diminuir o contágio por coronavírus, muitos pais descobriram os benefícios dos exercícios online para as crianças.

Lembremos que as crianças podem ser um pouco inquietas em pleno desenvolvimento intelectual e físico. Ou seja, elas precisam de espaço, de um lugar para descobrir, correr, pular, gritar e aprender com tudo ao seu redor.

No entanto, nem sempre é possível que elas passem tanto tempo brincando ao ar livre quanto gostaríamos. Nessa situação, elas podem sentir frustração e desconforto. Uma das ferramentas que temos à disposição para esses momentos são os exercícios online.

“A excelência não é um ato de um dia, mas um hábito. Você é o que você faz repetidamente”.
-Shaquille O’Neal-

Crianças fazendo exercício em casa

Vantagens dos exercícios online para as crianças

Dito isso, vamos ver quais vantagens os exercícios online oferecem às crianças. Quando elas precisam passar muito tempo dentro de casa, com uma liberdade de movimentação muito restrita, elas acumulam energia que precisam liberar ou gastar de alguma maneira.

Suas mentes ficam ocupadas por um bom tempo

Hoje, com plataformas como o YouTube ou o antigo console de videogame Nintendo Wii, as crianças podem se divertir se exercitando, se movendo, desfrutando das sensações produzidas pelos seus corpos.

É uma oportunidade para ensiná-las, acompanhá-las, rir e, acima de tudo, compartilhar um tempo de qualidade com elas.

Gasto de energia

As crianças, assim como os adultos, dormem pior quando acumulam muita energia. Como consequência, elas se sentem mais inquietas, nervosas e até irritadas.

Rotina

Os exercícios online podem nos ajudar a definir ou manter rotinas. Eles podem ser mais um ponto de referência no dia. As crianças sabem que de tal hora a tal hora é momento de se mexer.

Portanto, os exercícios online as ajudam a se sentirem mais seguras, mais estáveis ​​e menos irritadas. Também é uma boa maneira de aprenderem que, sempre que houver pouco espaço, a criatividade pode nos ajudar a liberar energia e a nos sentir melhor em relação ao nosso corpo.

Como organizar rotinas de exercícios online?

A seguir, listamos três das muitas vantagens que os exercícios online têm para adultos e crianças a nível psicológico. Todos se mantêm em forma e realizam atividades em família, o que melhora o vínculo em comum, criando laços mais fortes.

Como introduzir os exercícios online na rotina diária? Felizmente, as novas tecnologias e a internet facilitam muito essa tarefa. Basicamente, existem três opções que consideramos ideais:

  • Use aparelhos em casa: se você não tem conexão à internet, pode optar por equipamentos antigos. O mais interessante é o console de videogame Nintendo Wii, que conta com vários jogos para praticar esportes em casa, mas outros também foram desenvolvidos para PlayStation 2, 3 e 4 e Xbox, por exemplo.
  • Use aplicativos móveis: eles são projetados para fazer atividade física em qualquer lugar; em casa, no escritório ou na rua, por exemplo. São úteis, gratuitos e, na maioria dos casos, adicionam guias para seguir treinos, etc.
  • Espaços na internet: atualmente, existem muitos canais na internet, principalmente em plataformas como o YouTube, mas também em redes sociais e páginas da web, onde treinadores e especialistas compartilham sessões de diversas durações e para diferentes níveis, de acordo com a idade, condicionamento físico e sexo da pessoa, etc. Além disso, muitos deles oferecem transmissões ao vivo, caso você queira acompanhar as aulas em tempo real, o que adiciona um incentivo interessante.
Pai e filho se exercitando

Benefícios físicos

Graças aos exercícios online, as crianças desfrutam de benefícios físicos interessantes, e tudo sem sair de casa. Por exemplo:

  • Musculatura mais tonificada.
  • Melhora na velocidade, flexibilidade e agilidade.
  • Consciência corporal elevada.
  • Aumento de energia.
  • Maior equilíbrio.
  • Consistência respiratória.
  • Equilíbrio entre corpo e postura.
  • Maior nível de relaxamento e serenidade.

Agora que você conhece os benefícios dos exercícios online para crianças, por que não colocá-las para se exercitarem para serem cada dia mais saudáveis ​​em todos os níveis, tanto físicos quanto mentais?

Casimiro Andujar, A. J. (1999). Comparación, evolución y relación de hábitos saludables y nivel de condición física-salud en escolares, entre final de Educación Primaria (12 años) y final de Educación Secundaria Obligatoria (16 años). Tesis doctoral. Servicio de publicaciones de la Universidad de Almería: Almería.

Lacasa, P. (2011). Los videojuegos: aprender en mundos reales y virtuales. Ediciones Morata SL: San Sebastián de los Reyes.