A importância da rotina para as crianças

· agosto 10, 2016

O famoso educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs postulou que “a rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.” Nenhuma criança fica confortável em uma situação em que não sabe o que esperar. A rotina dá uma sensação de segurança. A rotina estabelecida dá um sentido de ordem do qual nasce a liberdade”.

Dreikurs foi capaz de desenvolver um método baseado na práxis orientada para a educação das crianças. Graças a essa fórmula, é possível apresentar aos pequenos o estímulo das suas capacidades através de um comportamento cooperativo sem a necessidade de castigos e recompensas.

Segundo Rudolf Dreikurs, o mau comportamento humano surge de uma sensação de falta de respeito pelos membros do grupo social. Quando esse evento ocorre na psique da criança que está em plena formação, acaba provocando objetivos errados, como o fracasso, o poder, a vingança ou a atenção.

A rotina e os hábitos das crianças

Continuamos de acordo com as linhas dos princípios de Rudolf Dreikurs. É evidente que a educação das crianças sem responsabilidade e segurança na primeira infância será um grande gerador de futuros adultos com sérios problemas de comportamento.

rotina-crianças-televisão

Agora, como é possível introduzir a criança ao mundo da segurança, dos limites e do conhecimento do seu ambiente? Através de rotinas e hábitos. Essa é a maneira de oferecer a cada criança um ambiente estável e tranquilo para que ela possa aprender e ser educada de forma construtiva, formando uma personalidade confiante e consciente.

O que é um hábito

Um hábito é um mecanismo de estabilidade que permite desenvolver as habilidades de um indivíduo. Refere-se a atitudes, comportamentos e costumes que levam a formar padrões de aprendizagem em diferentes situações, desde amarrar um sapato até organizar o tempo de estudo.

O que é uma rotina

Nos referimos a uma rotina quando falamos de um costume pessoal que se estabelece por ser verdadeiramente conveniente, sem necessidade de modificação ou flexibilidade. Neste caso, pode ser algo tão simples como escovar os dentes após as refeições.

Os benefícios da rotina e dos hábitos

Tanto os hábitos quanto as rotinas são de vital importância para a vida das crianças. Graças a eles, além do ambiente pacífico e estável acima mencionado em que a criança se sente segura, também é possível oferecer regularidade, constância e perseverança nas mentes dos jovens, algo que será muito útil no seu desenvolvimento até a idade adulta:

  • Além disso, encontramos benefícios importantes ao adquirirmos hábitos e seguirmos uma certa rotina. Por exemplo, a segurança da criança. Fazer o que ela sabe realizar perfeitamente e colocar isso em prática cria um estado de tranquilidade, pois desenvolve sua consciência de saber ser capaz.
  • Também é importante notar que um bebê não conhece o mundo ao seu redor quando nasce. Seus primeiros meses de vida são uma descoberta total do meio ambiente. Os pais ou responsáveis serão seus primeiros guias na vida. É necessário organizar um ambiente estável com horários, rotinas, hábitos e atividades que se repitam até que a criança interiorize as habilidades para realizá-las de forma segura e de forma quase inconsciente.

pai-e-filha-rotina

  • Essa organização que os pais estabelecem ao redor da criança permite que ela vá assimilando seu próprio esquema. Assim, cada criança conhece pouco a pouco seu mundo e o converte em um lugar previsível e, portanto, seguro para a sua estabilidade
  • A rotina é fundamental para a própria formação física e psicológica da criança. Os horários de alimentação, sono, higiene e todos os hábitos relacionados com essas circunstâncias básicas são indispensáveis para que a criança se eduque e aprenda em um ambiente adequado com todas as suas necessidades supridas.

É evidente que Dreikurs, que formou sua teoria sobre a rotina observando e estudando pré-adolescentes guiados pelo que considerou metas errôneas, demonstrou a importância de criar um mundo estável e seguro para as crianças.

Uma forma coerente de evitar futuros problemas de comportamento nos jovens é rodear as crianças de um mundo seguro que as permita explorar a simples inquietude do descobrimento. Assim, elas serão capazes de conhecer e desenvolver suas habilidades graças à estabilidade que os hábitos e a vida transmitem.