A falta de comunicação interna nas empresas

A falta de comunicação interna nas empresas
Gema Sánchez Cuevas

Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 01 junho, 2018

A era digital na qual vivemos trouxe consigo uma grande quantidade de vantagens e avanços, mas também trouxe uma série de dificuldades próprias que precisam ser superadas se quisermos que o nosso negócio funcione corretamente. Uma das mais importantes é a falta de comunicação interna nas empresas.

A comunicação interna é o processo pelo qual os distintos componentes de uma empresa transmitem informação entre eles. Através deste processo, as pessoas que tendem a colaborar para realizar distintas tarefas são capazes de se coordenar e criar uma situação de sinergia.

No entanto, em algumas ocasiões, as relações dentro das empresas sofrem da falta de comunicação interna, limitando tanto os resultados da companhia quanto o bem-estar dos empregados. Neste artigo, vamos estudar as causas deste fenômeno para que ele possa ser evitado no seu trabalho.

Por que há uma falta de comunicação interna nas empresas?

A comunicação interna é um processo que deve acontecer em diferentes níveis de uma empresa para que o seu fluxo dê os melhores resultados. Alguns tipos de comunicação mais importantes que precisam ser reproduzidos são os seguintes:

  • Comunicação para a tomada de decisões. Os responsáveis pela empresa precisam saber exatamente o que os seus empregados estão fazendo, de tal maneira que possam conhecer toda a informação necessária para tomar as decisões cabíveis. Isso se aplica tanto aos diretores da empresa quanto aos cargos intermediários.
  • Coordenação entre os departamentos. Devido ao fato dos diferentes departamentos estarem inter-relacionados em grandes empresas, a comunicação entre eles é fundamental. Os responsáveis por cada um dos setores devem saber o que os demais estão fazendo para poder realizar seu trabalho de forma eficaz.
  • Funcionamento das equipes. Num espaço menor, os membros de uma equipe devem ter toda a informação: tanto sobre o seu projeto, quanto sobre o que a empresa está realizando de forma geral. Desta forma, o engajamento no trabalho e a eficácia dos trabalhadores torna-se um todo.
Pessoas em reunião de trabalho

No entanto, algumas vezes estes três tipos de comunicação não ocorrem ou não fluem de forma adequada. Pode ser que os responsáveis em realizá-la decidam transmitir a informação através de mensagens muito breves ou que utilizem meios pouco adequados, como as redes sociais. Também pode ser o caso de não existir uma via de comunicação direta entre os diferentes membros da empresa.

Por outro lado, às vezes existe uma vontade de comunicação entre as diferentes partes de um empresa, mas estas simplesmente não contam com as habilidades sociais necessárias para desenvolvê-la corretamente. Às vezes, as pessoas precisam aprender a desenvolver suas habilidades de comunicação antes de poder utilizá-las de forma efetiva.

Em todos os casos, será criado um problema de falta de comunicação interna dentro da empresa. Isso vai fazer com que tanto os resultados quanto o bem-estar dos empregados se deteriore; e, portanto, toda empresa deveria melhorar sua comunicação interna caso detecte que existe um problema com ela.

Mas, isso é algo que não tem solução? Ou, existe alguma forma para que as empresas melhorem este aspecto?

Como trabalhar a falta de comunicação interna nas empresas?

A seguir vamos estudar os três passos mais importantes que podem ser utilizados para solucionar os problemas da falta de comunicação interna nas empresas.

1- Deixar claro a visão e a missão da empresa

Todas as empresas são regidas por uma missão e por uma série de valores particulares, que podem estar implícitos ou explícitos. No entanto, às vezes os empregados não os conhecem claramente, o que impede um conhecimento profundo do propósito de seu trabalho.

Por isso, quando os empregados são capazes de entender as metas, missão e valores da empresa, podem se comunicar de forma mais efetiva uns com os outros. Será como se o fizessem na mesma sintonia, compartilhando uma hierarquia comum de prioridades.

2- Melhora as relações entre os membros da empresa

Embora seja importante separar a vida pessoal da profissional, a verdade é que melhorar as relações com os colegas e chefes dentro de uma empresa traz muitos benefícios. Não só aumenta a satisfação dentro do trabalho e o clima da empresa, mas ajuda a fazer com que a comunicação interna da mesma torne-se mais clara.

Por essa razão, realizar atividades que aproximem os laços entre os empregados de uma empresa pode ser um dos melhores investimentos feitos para o presente e para o futuro da mesma.

Comunicação nas empresas

3- Ensina a melhorar as habilidades sociais

Acima, mencionamos que algumas pessoas não se comunicam de forma mais efetiva simplesmente porque não sabem como fazê-lo. Por isso, se você perceber que isso está acontecendo em sua empresa, uma boa ideia é propor a realização de uma palestra ou workshop sobre habilidades sociais.

Dessa forma, os empregados vão aprender a se comunicar de forma mais efetiva, o que vai acabar com a raiz de muitos dos problemas que geram a falta de comunicação interna.


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