A influência dos familiares na escolha profissional dos jovens

A influência dos familiares na escolha profissional

Giana Soares abril 25, 2017 em Emoções 0 Compartilhados
A influência dos familiares na escolha profissional dos jovens

O vínculo com a profissão começa na infância. Muitas vezes as crianças se identificam com as profissões dos pais ou de pessoas que estão mais próximas. Por outro lado, algumas profissões estão carregadas de lembranças desagradáveis que as traumatizam.

O trabalho para um determinado sujeito pode ter vários significados, pode ter o sentido de prazer ou desprazer, ou simplesmente ser visto como algo que irá garantir somente a sobrevivência. Isso se justifica pelo fato de muitas pessoas não verem o trabalho como forma de realização e crescimento pessoal. Para Soares (2002), o trabalho ocupa muito tempo da vida de uma pessoa. Por esse motivo, a escolha profissional deve ser feita de forma consciente e coerente com as necessidades e interesses pessoais.

quando o trabalho desperta na criança

O projeto profissional da maioria dos jovens é influenciado por diversas características, entre elas a familiar. No que diz respeito à família, a maioria dos jovens faz suas escolhas sem ter consciência das influências que esta proporciona. Todavia, investigar esses determinantes amplia o grau de liberdade das escolhas.

quando o trabalho é motivado na criança

Assim, o trabalho dos psicólogos visa assessorar esse jovem para que reflita de maneira consciente sobre o melhor caminho, sem que seja influenciado por desejos da família, por exemplo. O papel do psicólogo, então, não será indicar suas prováveis áreas de atuação, mas oferecer instrumentos para auxiliar na tomada de decisão com seus riscos e responsabilidades. Para isso, é primordial que o jovem realize uma análise crítica da realidade, do contexto em que está inserido, e também do mercado de trabalho.

SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus, 2002.

Giana Soares

Professora e psicóloga clínica. Apaixonada por literatura, filmes e seriados. Super antenada com as tecnologias e assuntos referentes ao comportamento humano. É idealizadora e fundadora do Psicoguia.me

Ver perfil »
Recomendados para você