Quais são os fatores que afetam o bem-estar?
São muitos os fatores que afetam o bem-estar. Trata-se de um ecossistema complexo, influenciado simultaneamente por vários aspectos, cada um com um determinado peso. É um termo usado com muita frequência no dia a dia. No entanto, nem sempre sabemos o que é “estar bem”. Então, como muitas vezes não sabemos, não temos ideia de como ficar bem.
O que conhecemos como bem-estar inclui pelo menos seis variáveis: o aspecto emocional, intelectual, ocupacional, físico, social e espiritual. Todos esses são fatores que podem melhorar ou piorar nossas vidas. É por isso que todos eles também estão ligados ao bem-estar.
Embora não nos demos conta, no dia a dia colocamos em jogo todas essas variáveis. Nesse sentido, tenha cuidado! Às vezes, nós pensamos que o bem-estar se concentra apenas em um deles, porque é o mais preocupante ou gratificante. No entanto, todos eles trabalham simultaneamente. Juntos, eles facilitam ou dificultam a manutenção de uma vida plena. Analisaremos cada variável com mais detalhes a seguir.
“Estar feliz significa que você percebeu que possui o que estava procurando.”
-Alan Cohen-
Fatores que afetam o bem-estar
O aspecto emocional
Tem a ver com reconhecer e aceitar as próprias emoções e sentimentos. Isso implica a capacidade de raciocinar coerentemente sobre si mesmo, e também a capacidade de ser consciente quanto às próprias limitações e pontos fortes.
O bem-estar emocional se manifesta como a capacidade de expressar sentimentos e de compreender os outros. Também como uma capacidade de fazer auto-avaliações razoáveis. Da mesma forma, se expressa como assertividade e proatividade.
O aspecto intelectual
O bem-estar intelectual está relacionado com a capacidade de realizar ações mentais criativas. Empregar o que foi aprendido e experimentado para resolver problemas diários ou de maior tamanho. Ele também implica a capacidade de detectar contradições e maneiras para enfrentá-las.
Há bem-estar no aspecto intelectual quando a curiosidade e o desejo de aprender estão presentes, além do interesse em tentar novas soluções, investigar e ser capaz de avaliar diferentes posturas intelectuais.
O fator ocupacional
Nós falamos sobre o bem-estar ocupacional quando obtemos satisfação com o trabalho que desempenhamos. Em outras palavras, quando há uma boa atitude em relação ao trabalho. Implica a capacidade de encontrar um emprego em consonância com os nossos interesses.
O bem-estar ocupacional se manifesta como a capacidade para desenvolver novas habilidades no trabalho ou ocupação que se realiza de forma diária, e também ao associar o trabalho com os valores pessoais e com o desejo de melhorar.
O bem-estar físico
Outro dos fatores que afetam o bem-estar tem a ver com os cuidados com a saúde e aparência. Supõe a capacidade de reconhecer as necessidades nutricionais e de exercício. Também de adotar ou abandonar os hábitos que favorecem ou prejudicam o corpo.
O bem-estar físico é expresso como o interesse e cuidado com o próprio corpo. Hábitos de higiene saudáveis e apresentação pessoal adequada. Alguém está bem fisicamente quando as ações são direcionadas a preservar a vida.
O fator social
O social está relacionado com a capacidade de criar ambientes harmoniosos e cooperativos. Capacidade de estabelecer laços construtivos com os outros, e também de abandonar relacionamentos, de todos os tipos, que causam danos ou desconforto.
O bem-estar social se manifesta através de redes de apoio fortes e estáveis, com base na ajuda mútua e compreensão. O respeito também é uma expressão do bem-estar social, bem como a capacidade de estabelecer limites com os outros.
O bem-estar espiritual
Tem a ver com o componente da transcendência que é dado à vida. Está intimamente relacionado com o sentido que é dado à existência pessoal. A espiritualidade se desenvolve quando você é capaz de ver os fatos sob uma perspectiva de longo prazo, e também quando você se sente interessado em adotar um modelo de valores e é capaz de ser coerente com ele.
Implica a capacidade de identificar valores universais e se apegar a eles. Também a habilidade de se unir a causas justas e participar ativamente delas. O bem-estar espiritual seria uma soma de todas as outras maneiras de estar bem.
Como você pode ver, o bem-estar é uma palavra pequena que engloba muitas realidades. Como falávamos no início, todos os fatores que afetam o bem-estar estão em jogo permanentemente. Às vezes o perdemos de vista porque somos particularmente sensíveis a apenas uma dessas dimensões.
É sempre importante lembrar que os seres humanos são multifacetados. Portanto, nosso ecossistema de bem-estar é complexo. É importante não perder de vista nenhuma das facetas que o compõem. Elas são inter-relacionadas e, assim, quando uma delas está mal, outra que está bem pode equilibrá-la.