Fatores que influenciam o humor - A Mente é Maravilhosa

Quais são os fatores que influenciam o humor?

agosto 2, 2018 em Emoções 0 Compartilhados
Quais são os fatores que influenciam o humor?

O humor é o tom sentimental, agradável ou desagradável que uma pessoa experimenta internamente. Portanto, não estamos falando sobre o que nos faz sorrir ou rir a gargalhadas. Geralmente, ele está ligado a um objeto externo (acontecimento, lugar, outra pessoa, etc.) ou a um pensamento próprio, alguns dos fatores que influenciam o humor.

O humor se refere exclusivamente aos sentimentos internos, isto é, subjetivos. Não abrange a manifestação externa dos mesmos. Quando levamos em consideração os sentimentos internos e sua expressão externa, falamos de afeto, e não de humor.

Estar de bom humor é estar alegre

É uma expressão comum e coloquial dizer: “estou de bom humor” ou “estou de mau humor”. Dizemos isso quando queremos refletir nosso humor diante das circunstâncias ambientais. Quando estamos de bom humor, nosso tom vital e sentimental é fortalecido. Nós nos sentimos alegres e nos sintonizamos bem com todos os acontecimentos positivos que nos cercam.

Se estamos de bom humor, ficamos otimistas e temos vontade de fazer as coisas. Queremos nos conectar com outras pessoas, nos divertir e aproveitar nossas experiências diárias. Da mesma forma, temos uma maior capacidade de resistência para enfrentar os possíveis obstáculos. Tendemos a minimizar os contratempos, relevando-os devido ao otimismo gerado pelo nosso bom humor.

Jovem sorrindo de bom humor

Quando estamos de mau humor, não estamos para ninguém

Pelo contrário, quando estamos de mau humor, nos colocamos no polo oposto. Nosso humor é tingido de pessimismo e nos sentimos apáticos. Ficamos indiferentes e sem interesse em tudo o que requer um esforço mínimo.

Desta forma, os contratempos parecem ser complicações irritantes e intransponíveis. Isso piora ainda mais o nosso estado. Preferimos que nos deixem em paz e não nos incomodem, por isso tendemos a evitar as relações sociais.

Quais são os fatores que influenciam o humor?

Se tentarmos analisar quais fatores influenciam o humor, veremos que eles são inúmeros. Alguns fatores são externos, provenientes do ambiente que envolve a vida das pessoas. Outros fatores são internos, provenientes da própria pessoa e que aparecem na forma de sensações físicas, psíquicas ou combinadas.

Uma classificação dos fatores determinantes das mudanças de humor nunca seria precisa, uma vez que uma característica básica destes é que eles são específicos para cada pessoa. Ou seja, cada pessoa é sensível a determinados fatores em particular.

Um mesmo acontecimento age no humor de várias pessoas de diferentes maneiras, de acordo com seu temperamento e personalidade. Para verificar isso, poderíamos recorrer a um experimento simples. Este experimento consistiria em participar de uma reunião social e parar para observar cada um dos participantes, tentando perceber seu estado de ânimo, seu humor predominante. Nós provavelmente veríamos alguém alegre, radiante de felicidade, falante e cheio de entusiasmo.

Não longe dele veríamos outro, silencioso, taciturno, ausente, agindo como se a festa não fosse com ele. Um pouco mais adiante veríamos um terceiro, zombeteiro, arrogante e presunçoso que nunca deixa de atrair a atenção. Sentado em um canto, talvez alguém esteja curtindo a música.

Como vemos, os acontecimentos e os estímulos ambientais são comuns a todos; no entanto, a reação de cada um é muito diferente. É por isso que o nosso humor depende do que pensamos e fazemos em determinadas situações.

Mulher segurando duas máscaras do seu rosto

Nossa biografia determina o nosso humor

O que para uma pessoa é maravilhoso, para outra pode ser terrível. É assim na maioria dos casos. Cada pessoa é um conjunto de vivências, experiências e memórias arquivadas ao longo de sua vida. Isso é o que chamamos de biografia.

Cada uma dessas vivências, experiências e lembranças é acompanhada por um sentimento, uma determinada emoção, que é ativada quando encontram uma circunstância que as excita.

Não é, portanto, o fato determinante em si que modula o nosso humor. O que o modula é a integração mental que fazemos do mesmo em nosso interior, com toda a carga emocional que isso implica.

Então, quando nos perguntarmos quais são os fatores que influenciam o humor, podemos afirmar que tudo aquilo que provoca em nós uma reação emocional, tanto positiva quanto negativa, tem uma influência. Fazer uma lista seria uma tarefa longa, mas valiosa, para o nosso autoconhecimento.

Recomendados para você