Fazemos muitas coisas ao mesmo tempo

Fazemos muitas coisas ao mesmo tempo

agosto 18, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Fazemos muitas coisas ao mesmo tempo

Quais são as consequências de fazer várias coisas ao mesmo tempo?

Vivemos em um mundo onde tudo muda rapidamente. O transporte e as comunicações permitem que as pessoas estejam muito mais próximas no menor tempo possível.

Estamos cada vez mais acostumados com uma vida cheia de telas, mensagens, sons e conversas simultâneas. Enquanto as distâncias ficam mais curtas, nos sobrecarregamos de tarefas e coisas para fazer.

O que acontece quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo?

Deixando de lado as diferenças de gênero, tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo nos torna menos produtivos do que poderíamos ser. Se a pessoa se concentrar em uma única tarefa até que ela esteja concluída será muito mais eficiente e produtiva.

Na verdade, nossa sociedade está cada vez mais imediatista, precisamos de respostas rápidas e concisas. E nesse “mar de informações” precisamos selecionar as tarefas mais importantes e concentrar a nossa atenção nelas.

listas-fazer-varias-coisas-ao-mesmo-tempo

O nosso cérebro, esse órgão maravilhoso, tem as suas limitações. Quando trabalha com uma grande quantidade de informações ele entra em colapso e cometemos muitos erros.

O resultado é que, no final do dia, temos a sensação de não ter feito nada e mesmo assim estamos muito cansados.

É melhor o pouco bem feito do que muito mal feito

Para evitar que fiquemos como uma vela à mercê do vento, é melhor planejar o dia, estabelecer metas realistas e que não sejam muito difíceis de realizar.

Por isso, é bom ter uma agenda para marcar e consultar todas as tarefas do dia.

É aconselhável catalogar as suas atividades em diferentes categorias. Um exemplo de organização poderia ser:

  • Trabalho: tarefas realistas que devem ser cumpridas no trabalho.
  • Social: compromissos, mensagens para a família e amigos, atualização dos perfis sociais.
  • Lazer: esporte, dança, música, meditação…

Assim, se especificarmos nossas tarefas, poderemos nos organizar e melhorar o rendimento em cada uma delas.

Se quisermos fazer tudo, não faremos nada

Não podemos fazer tudo, é uma realidade que precisamos aceitar. Muitas vezes colocamos muitas metas para um só dia e não conseguimos cumpri-las.

E então ficamos decepcionados: “Eu não consegui”, “Quanto tempo perdido”, “Eu não sou capaz de cumprir os meus compromissos”.

agenda-organizaçao-por-fazer-varias-coisas-ao-mesmo-tempo

É melhor escolher poucas tarefas e fazê-las bem, aprender a dizer não para aquelas tarefas e compromissos que sabemos que não conseguiremos cumprir.

Quando é um compromisso que pode ser realizado em outro momento não há problema; podemos dar uma explicação sincera e oferecer uma alternativa mais realista.

Concentre-se em cada etapa

Para alcançar o seu objetivo, aproveite cada passo, cada pequeno gesto, sem pensar muito no resultado futuro; essa é a chave para o sucesso.

É claro que precisamos manter a ilusão, mas em muitas ocasiões antecipamos fracassos futuros que ao invés de nos ajudar nos paralisam, e deixamos de tentar.

O resultado é que deixamos as tarefas pela metade, muitas questões para resolver. Nos sentimos ansiosos e temos a sensação de que algo ficou pendente.

E quando as coisas se acumulam, temos pensamentos do tipo “eu deveria ter feito”; nos sentimos ineficientes e demoramos mais tempo para concluir as tarefas.

Recuperar o silêncio perdido

Neste mundo cheio de estímulos parece que nos esquecemos do silêncio. O silêncio é uma grande oportunidade de sermos livres.

Carros, alarmes, anúncios e avisos inundam a nossa vida diária de estímulos e a nossa mente muda o foco em poucos segundos para atender a tantas informações.

O silêncio não traz tranquilidade apenas para os nossos ouvidos, mas nos afasta das imagens e dos cheiros da cidade. O silêncio nos afasta de todo tipo de estimulação, exceto da nossa.

Nós precisamos do equivalente a florestas protegidas e zonas úmidas para cuidar do nosso ecossistema mental.
Compartilhar

Portanto, concretize, organize e pratique o silêncio para tirar o máximo rendimento daquilo que realiza. Em vez de ter muitas coisas para fazer a cada dia, escolha aquelas que pode realizar.

Recomendados para você