Mantenha seu cérebro jovem!

Mantenha seu cérebro jovem!

Última atualização: 21 Maio, 2016

Ultimamente são muitas as pessoas que manifestam o problema de não lembrar das coisas, como se fosse algo comum. Sentem dificuldades na hora de organizar o dia, suas metas ou simplesmente encontrar recursos para enfrentar o dia a dia.

Se você compartilha estas sensações com as pessoas ao seu redor, certamente não faltará o típico comentário “isso é coisa da idade”, buscando tirar o peso e a gravidade do assunto.

Neste caso, é bom se lembrar de que a evolução da agilidade mental não é necessariamente associada ao passar dos anos. O cérebro é o processador de nosso organismo. Enquanto sua plasticidade neuronal se mantiver, as funções das quais se encarrega continuarão intactas.

Por isso, sempre podemos obter ferramentas e conselhos para manter nossas funções cerebrais como as de uma criança ou de um adolescente. Desta forma, poderemos gozar de um cérebro jovem, saudável e com todo o potencial necessário para evitar problemas como o esquecimento.

manter o cérebro jovem

São muitos os personagens sociais de grande relevância dentro da ciência, da política e de liderança que foram conhecidos por seguir uma forma de aprendizado e desenvolvimento de sua experiência desfrutando de um cérebro sempre jovem, sem perder suas faculdades mentais. Mas então por que algumas pessoas sofrem um envelhecimento cerebral mais significativo que outras?

“Meu cérebro é a chave que define minha mente livre.”

-Harry Houdini-

Várias pesquisas científicas encontraram a resposta desta diferença no processo de envelhecimento cerebral. Hoje contaremos como manter seu cérebro jovem com 3 hábitos cotidianos trazidos pela ciência.

Hábitos para manter o cérebro jovem

A leitura nos permite visualizar e criar um mundo completamente novo graças às páginas que lemos. Isto nos ajuda a estimular e desenvolver o pensamento ativo, aquele que usa ao máximo os neurônios que constituem o cérebro.