Fazer a limpeza digital: uma chave para a produtividade

A limpeza digital tem um custo. Requer tempo e algum esforço cognitivo. No entanto, seus benefícios a curto e longo prazo são mais do que notáveis. Assim, neste artigo queremos dar-lhe algumas estratégias eficazes para iniciá-la.
Fazer a limpeza digital: uma chave para a produtividade
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 12 novembro, 2023

A limpeza digital é uma das grandes esquecidas na nossa rotina. Afinal, é muito mais fácil detectar a presença de detritos e sujeira no mundo físico. Em contraste, no mundo da computação, o lixo pode ser “escondido” debaixo do tapete sem muito aviso.

O que se percebe sobre o excesso de sobras e “sujeiras” eletrônicas está no tempo gasto na execução de algumas tarefas, e na dificuldade em fazer outras. Quando a limpeza digital não é feita regularmente, atividades tão simples como verificar o e-mail podem começar a falhar.

O resultado é semelhante ao que ocorre no mundo físico. Pode levar mais tempo do que o razoável para encontrar um documento. Você também pode perder um e-mail importante porque está no emaranhado de e-mails que você recebe todos os dias. Resumindo, a falta de limpeza digital é uma situação que às vezes acaba afetando sua produtividade.

Pablo Gámez Cersosimo em seu livro ‘Depredadores digitales’ (‘Predadores Digitais’) assegura que se a indústria digital fosse um país, seria o quarto com maior poluição do mundo, já que a pegada de carbono digital supera os níveis da indústria aeronáutica e marítima“.

-Elizabeth Ramirez-

O acúmulo de “lixo digital”

O conceito de lixo digital é muito amplo. Abrange todos os elementos que circulam pela rede sem realmente ter valor. Um exemplo disso são as famosas “cadeias” de e-mail, contas de usuários que são abertas e nunca usadas, e todo aquele conteúdo que está lá sem ser útil.

O conceito é aplicável ao nível pessoal. Não são poucos os que têm uma pilha de documentos digitalizados que nunca consultam ou usam. Eles também têm suas contas de e-mail cheias de publicidade que raramente veem ou com as quais nem se importam. Eles assinam páginas que nunca leem ou armazenam mensagens no celular sem saber por quê.

Coletivamente, o lixo digital gera cerca de 1,2 bilhão de toneladas de CO₂ por ano. Ou seja, não é apenas uma questão de contaminação da informação , mas da própria atmosfera. Além disso, essa informação inútil distrai, pode atrapalhar algumas atividades ou tarefas e é um fator que reduz a produtividade tanto das equipes quanto das pessoas.

jovem com celular
A ONU calculou que em 5 anos o lixo eletrônico aumentou 53,6 milhões de toneladas métricas em 2020.

Limpeza digital

A limpeza digital é o processo pelo qual você se livra de todos os elementos do computador que você não usa e não usará. Esse valor inclui documentos que você possui em suas pastas, mensagens de e-mail, aplicativos, arquivos ou postagens em redes sociais, favoritos no navegador, itens salvos em “favoritos”, etc. Em outras palavras, tudo o que é inútil em seu computador, seu celular ou outros dispositivos semelhantes.

Como realizar a limpeza digital? Para alguns, isso pode ser uma tarefa assustadora. Se você tiver 11.000 e-mails que não verificou, pode não ser fácil se livrar deles, principalmente porque você nem sabe se há algo importante neles. O mesmo vale para qualquer outra categoria de itens. O mais aconselhável, em qualquer caso, é o seguinte.

Organize sua conta de e-mail

Apague, sem hesitação, todos aqueles e-mails com mais de um ano; especialmente se você não os leu. Eles não têm qualquer valor. Feito isso, crie pastas para armazenar e-mails importantes. Você já sabe que todas as mensagens que não estiverem nessas pastas, você pode excluí-las quando quiser.

Limpeza digital nas redes sociais

Desligue todas as redes sociais que você não usa com frequência. Você realmente precisa estar em todas elas? Melhor deixar apenas aquelas que você consulta com frequência.

Desative as notificações que não lhe interessam. Organize seu conteúdo e não deixe 5.000 fotos lá. Você realmente acha que alguém vai assistir a todas elas?

Seus arquivos

Organize seus arquivos por pastas temáticas. Muito melhor se você criar subpastas por meses. Tudo o que é de anos anteriores, concentre-o e coloque-o em uma única pasta; nomeá-lo naquele ano. O melhor é que você salve em uma memória ou em um disco externo. Você provavelmente nunca verá tudo isso novamente, mas pelo menos não vai atrapalhar.

Homem trabalhando no computador
A limpeza digital promove a produtividade.

Um exercício regular

Há muitas outras tarefas que você pode fazer para fazer uma limpeza digital completa, como excluir marcadores que você não usa, excluir “favoritos” de longa data, cancelar a inscrição de páginas que você nunca vê, etc.

O importante é que você faça a limpeza digital regularmente. O indicado seria fazer toda semana, para poder fazer sem que se tornasse tedioso.

Se isso não for possível, porém, não deixe passar muito tempo sem se livrar de seu lixo digital. Você verá como isso melhora o senso de ordem, facilitando assim suas tarefas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Castro, N. E., Bibiloni, H. M., Guidone, C. M., Raimundo, M. F., Salvioli, M. L., Ambrosi, V. M., & Díaz, F. J. (2017). e-basura: Acercarse Ecológicamente a la Era Digital.
  • Sainz-Aloy, A., & Soy-Aumatell, C. (2015). Gestión eficiente del correo electrónico: una experiencia corporativa. Profesional De La información20(5), 571–576. https://doi.org/10.3145/epi.2011.sep.12

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.