A ferramenta esquecida contra o estresse

· abril 28, 2015

O estresse já faz parte da paisagem cotidiana das grandes cidades. As pessoas estão sempre correndo sem saber exatamente o porquê, perseguindo um futuro que parece estar sempre um passo à sua frente. A rotina de trabalho extenuante e a falta de tempo para o lazer e férias são a causa do estresse.

O estresse provoca nervosismo, ansiedade e hiperatividade, e está associado à gravidade e ao aumento das doenças cardiovasculares. Uma medida simples para manter-se saudável é o descanso. Em vários países, as empresas têm um espaço onde os funcionários podem tirar um cochilo ou simplesmente relaxar um pouco. O descanso no meio do dia “reinicia nosso sistema”. Essa ruptura é uma grande oportunidade para sair da linha de ações e preocupações e encontrar soluções para problemas complicados, ou simplesmente limpar e acalmar a mente. Depois desse descanso, a pessoa se sente mais alerta, com mais energia e produz muito mais.

Os especialistas recomendam um descanso de no máximo vinte minutos. Deve haver luz no ambiente, para que o corpo ao despertar perceba a luz e sinta que é dia. Se estiver escuro no momento de levantarmos, o corpo não detecta corretamente o horário e sente que ainda é noite. Isso explica porque muitas pessoas se levantam cansadas apesar de terem dormido durante os vinte minutos da sesta.

A “hora da sesta” e outras formas de reduzir o estresse

Em muitos países a hora da sesta é sagrada. As lojas e os escritórios fecham suas portas entre meio-dia e quatro da tarde. Isso geralmente ocorre nas pequenas e médias cidades. Nas grandes cidades, devido ao ritmo de vida, é mais difícil. Se esse é o seu caso, damos aqui algumas sugestões.

Utilize a hora do almoço para descansar. Leve o almoço pronto de casa e almoce no local de trabalho. Limpe a mesa, desligue o computador e converse com seus colegas. Isso ajuda a relaxar.

Outra opção é aproveitar o horário de almoço para dar um passeio: uma caminhada no parque, sentar no banco da praça ou qualquer coisa que lhe agrade.

Uma vida sem estresse não é possível, mas grande parte dele é desnecessário e pode ser facilmente eliminado. O mais importante, seja qual for o tempo e o lugar, é se desligar das tensões que vamos acumulando aos poucos, relaxar e olhar para os problemas que nos preocupam de uma outra forma. São medidas simples, mas se agirmos assim, o estresse provavelmente vai pensar um pouco mais antes de aparecer em nossas vidas.