11 filmes essenciais para estudantes de filosofia

Você é um estudante de filosofia, gosta de cinema? Se sim, trazemos alguns filmes que você não pode perder, e que abordam direta ou indiretamente várias questões do ser humano que convidam à reflexão.
11 filmes essenciais para estudantes de filosofia
Laura Ruiz Mitjana

Escrito e verificado por a psicóloga Laura Ruiz Mitjana.

Última atualização: 12 novembro, 2023

A sétima arte se viu inspirada por questões transcendentais que vão além do mero entretenimento. Isso significou abordar questões filosóficas que geraram dúvidas nos grandes pensadores.

Você estuda filosofia ou é apaixonado por esse ramo do conhecimento? Portanto, existem alguns títulos que você não deve deixar de assistir e curtir, e que certamente o farão questionar certas coisas. Confira nossa lista para ver os filmes que criamos e como eles se relacionam com certas questões filosóficas.

1. 2001: uma odisseia no espaço

Começamos com um clássico. Do diretor Stanley Kubrick, este filme de 1968 traz uma série de questões interessantes ao longo de sua trama que farão você questionar se estamos sozinhos neste vasto universo. Além disso, o filme também apresenta uma interessante jornada pela evolução de nossa própria consciência.

Esse filme fará você questionar se o mal e a violência são inerentes ao ser humano, em uma jornada pela formação da consciência moral.

2001: uma odisseia no espaço apresenta abordagens muito interessantes que nos convidam a pensar sobre o futuro da humanidade. Você pode ver uma amostra do super-homem de Nietzsche através do ‘Star Child’.

2.Matrix

Matrix, de 1999, é sem dúvida uma das grandes obras da sétima arte, e esse filme não só apresentou avanços importantes em efeitos e animações, como esconde um pano de fundo. É considerado um dos filmes mais filosóficos para questionar qual é realmente a vida que vivemos.

Matrix mostra uma realidade distópica em que há uma guerra entre a humanidade e as máquinas, em que a realidade apresentada existe apenas na mente. Quando você o vir, certamente se perguntará: “O que vemos é real? O que vivenciamos é real?”

3. O mundo de Sofia

Esse filme norueguês de 1999 mostra o perturbador e maravilhoso mundo de introspecção e autoconhecimento de Sofia, uma jovem que acaba de completar 15 anos.

Após receber uma carta sem endereço de retorno, Sofía embarca com o filósofo Alberto Know em uma viagem pela história da filosofia, para tentar responder: quem sou eu? Como o mundo se originou? É uma adaptação do romance homônimo de Jostein Gaarder.

O filme explora como os mitos começaram a explicar os fenômenos naturais, a filosofia da ambiguidade, o mito da caverna ou a influência da religião na filosofia durante a Idade Média. Além disso, a filosofia moderna e contemporânea, lançando um olhar interessante sobre os pensamentos e abordagens dos grandes filósofos da história.

4. O show de Truman

Outro dos filmes essenciais para estudantes de filosofia é O Show de Truman. Com um enredo interessante, esse filme de 1998 mostra-nos a história de Truman: uma alegoria adaptada da caverna de Platão.

O protagonista está trancado, sendo um prisioneiro sem nem saber e dominado pelo medo e sentimentos de culpa. É excelente para analisar várias posições filosóficas. Um filme para refletir… O mundo em que vivemos é real?, quanto poder tem sobre nós ignorarmos o que acontece “fora”? Qual é a figura e a razão de ser do “criador”?

Essas são apenas algumas das perguntas que o filme nos faz. No final, podemos ver o poder de Eros, que leva o protagonista a romper com muitas das ideias com as quais havia funcionado até então.

5. Origem

Um filme de 2010 que o levará numa viagem pelo mundo dos sonhos, levantando questões muito interessantes nessa viagem. Através do filme você pode ver vários postulados filosóficos e até psicológicos que tentam explicar a vida.

A filosofia de Descartes está presente ao longo do filme, o que fará você questionar como saber se o que vivenciamos é real ou não. A dúvida é um dos principais protagonistas de Origem, princípio fundamental da filosofia.

6. O estrangeiro

É um filme bastante antigo, especificamente do ano de 1967, onde Luchino Visconti criou uma adaptação cinematográfica perfeita do romance homônimo de Albert Camus. É toda uma janela para o desespero do pós-guerra. Ao mesmo tempo, poderíamos levar muito bem a crítica de valores para a sociedade atual.

O questionamento sobre a identidade do ser humano é uma das principais atrações filosóficas deste filme, uma metáfora do absurdo.

7. Blade Runner

Datado de 1982, esse filme ainda é atual, e é uma verdadeira joia do cinema que fará com que você se formule muitas perguntas.

Filosofia, religião e ética são alguns dos temas que são primorosamente abordados dentro de um contexto de ficção científica. Sem dúvida, um dos filmes que você não deve perder se estiver interessado em filosofia.

O transumanismo nos coloca dilemas éticos, morais e filosóficos derivados do desenvolvimento de “replicantes” (androides especializados), que desenvolvem emoções, abrindo assim o debate sobre “o que nos torna humanos?”

8. Clube da luta

Um filme interessante de 1999, que conta a história de um homem jovem que não encontra muito sentido em sua vida e que luta contra a insônia que não o deixa descansar. A vida o leva a conhecer Tyler Durden, que é em parte a sua antítese, e que lhe mostra outra maneira de abordar o mundo. Tudo isso com uma reviravolta interessante no final.

O niilismo está presente na trama, em que pode ser vislumbrado por meio da destruição da submissão e da defesa de um novo espírito vital baseado na vontade de poder como o caminho adequado para cuidar da saúde mental.

9. Quando Nietzsche chorou

De 2007, esse é um filme que narra as experiências de Nietzsche a partir de uma relação hipotética com Josef Breuer, que foi um dos mentores do pai da psicanálise (Sigmund Freud).

Essa relação produz várias questões e tentativas de explicar o que é a vida a partir de diferentes posições filosóficas. Um filme muito interessante.

A crise da Idade Média é vivida através da trama, juntamente com o renascer que implica a paixão, acontecimentos transcendentais na vida de qualquer pessoa. Tudo isso acompanhado de debates filosóficos muito interessantes.

10. Amnésia

Outro dos filmes essenciais para estudantes de filosofia é este thriller do ano 2000. Amnésia conta a história de Leonard, que após a trágica morte de sua esposa desenvolve um tipo de amnésia que não lhe permite formar novas memórias.

É uma jornada interessante através do questionamento constante do protagonista sobre sua própria vida e dos que o cercam. Questões filosóficas como conhecimento, identidade e autoconsciência nos convidam a refletir sobre o mundo artificial e natural que habitamos.

11. O nome da rosa

Filme de 1986 que discute as vicissitudes enfrentadas pelos primeiros promotores do raciocínio lógico e da compreensão da ciência como dom divino e não como algo antagônico a Deus. Tudo isso a partir da história de um inquisidor, William de Baskerville, que enfrenta os segredos escondidos em sua abadia.

Uma visão muito interessante sobre o medo de diferentes formas, assim como o poder do humor como elemento curativo da alma.

https://youtu.be/X5V6_fCNY7o

Estes são alguns dos filmes que você não deve perder se estiver interessado em filosofia. Em cada um desses filmes você encontrará aspectos interessantes que farão você refletir sobre questões transcendentais, além de aprender um pouco mais sobre a filosofia na prática.

E você, há algum filme que o tenha convidado a refletir sobre questões filosóficas? Que outro título você adicionaria à lista?

“O cinema é a maior e mais bela mentira. Todos aceitamos ser enganados por uma história bem contada.”

-Pere Cervantes-


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Flores, M. . (2021). El Absurdo en la obra de Albert Camus. Revista Multiverso1(1), 6–14. https://doi.org/10.46502/issn.2792-3681/2021.1.1
  • Organista, P. (2005). Conciencia y metacognición. Avances en Psicología Latinoamericana, 23, 77-89. Universidad del Rosario. Bogotá, Colombia

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.