3 dicas úteis para melhorar sua memória

A memória não é simplesmente uma capacidade estática e inata. Pode ser treinada e melhorada com algumas técnicas simples.
3 dicas úteis para melhorar sua memória

Última atualização: 11 abril, 2022

Você acha que seria bom você aprender 3 técnicas para melhorar sua memória em poucos minutos? Frequentemente ouvimos as desculpas: “Não, tenho uma memória muito ruim”, “Não consigo reter informações”, ou mesmo, “não consigo estudar. Este artigo não pretende fazer você acreditar que todos têm a mesma capacidade de aprendizado, muito menos de retenção de dados, porque não precisa ser assim. No entanto, você pode melhorar sua capacidade de retenção se seguir algumas dicas fáceis.

A memória é uma grande incógnita para as pessoas, porém é uma função cognitiva central em nosso potencial intelectual. Portanto, queremos começar por defini-la, ainda que muito brevemente.

Mente de uma pessoa com peças de tetris

O que é memória?

Uma função cognitiva e intelectual e, ao mesmo tempo, um fenômeno da mente que permite ao organismo codificar, armazenar e evocar informações do passado. Ela surge como resultado de conexões sinápticas repetitivas entre neurônios, o que cria redes neurais. Essas redes, quando estimuladas repetidamente -seja por evocação ou por revisão-, promovem um fenômeno chamado de potenciação de longo prazo.

A boa notícia é que a memória é uma função cognitiva que pode ser treinada e, portanto, melhorada. Alegar falta de memória não será mais uma desculpa para você.

3 dicas úteis para melhorar sua memória

Tome nota, porque você nunca esteve tão perto como está agora de melhorar sua memória:

1. Considere as informações a serem memorizadas interessantes e atraentes

Muitas vezes ficamos surpresos quando alguém é capaz de se lembrar de um evento que aconteceu anos atrás em grande detalhe. Ou, por exemplo, ao ver como algumas pessoas são capazes de memorizar longas listas de dados com pouco esforço.
Isso acontece simplesmente porque essas pessoas acham a informação muito atraente ou interessante. Talvez sejam apaixonados por direito e sejam capazes de memorizar o código civil ou criminal com pouco esforço. Ou talvez gostem muito de história e lembrem-se da lista dos reis Godos (incluindo o ano em que reinaram).

Se considerarmos o que estudamos como emocionante e gostarmos do que trata, aumentaremos nossas chances de lembrá-lo. No entanto, estamos cientes de que muitas vezes é impossível considerar o estudo como algo emocionante e cheio de significado. Nesses casos, um simples conselho de Einstein pode ser útil:

“Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade de penetrar no belo e maravilhoso mundo do conhecimento…”

Devemos encontrar motivação suficiente para tornar o estudo algo útil e valioso para nós.

2. Repita os conceitos várias vezes

É o método por excelência do aluno. Mas não por isso o menos importante. Repetir conceitos importantes repetidamente reforça a sinapse do circuito neural criado para esse fim, de forma que o acesso ao conteúdo e sua evocação sejam garantidos. Obviamente, este método requer muito esforço e tempo.

É muito melhor gravar a aula com seu celular ou outro dispositivo e depois ouvi-la enquanto você lê as notas. A informação que é recebida pelos 2 sentidos simultaneamente, melhorará a memorização do conteúdo.

Cabeça de uma pessoa com uma peça de quebra-cabeça na cabeça

3. Reduza a complexidade dos temas tornando-os lineares e simples

Este deve ser o primeiro passo. É muito melhor começar com os elementos mais simples (talvez você possa dividir a tarefa em partes mais ou menos complexas). Não fique saturado, tente memorizar um pouco todos os dias, pois a memória fica saturada se tiver que processar muitos dados ao mesmo tempo.

Você também pode associar temas a cores. Use marcadores de diferentes tipos e cores. Ou use frases-chave ou palavras que você possa desenvolver ou associar facilmente a elementos ou títulos do tópico. Da mesma forma, você pode fazer desenhos que podem ser transformados em uma história com o conteúdo do tópico.

Em suma, o trabalho e a concentração são fundamentais para a aprendizagem, mas devemos tentar ajudar-nos com diferentes truques ou técnicas que nos serão úteis.
Dessa forma , aumentaremos nossas chances de ter uma verdadeira memória de elefante.

This might interest you...
De acordo com um estudo, este é o segredo para melhorar sua memória
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
De acordo com um estudo, este é o segredo para melhorar sua memória

De acordo com um estudo, o segredo para melhorar a memória envolve fazer uma série de mudanças muito simples. Descubra-as neste artigo!