05 formas curiosas de potencializar a sua memória

05 formas curiosas de potencializar a sua memória

Abril 1, 2016 em Curiosidades 0 Compartilhados
Como potencializar a memória

Os mecanismos que utilizamos para ativar a memória, lembrar ou aprender algo podem ser muito curiosos. O esquecimento é algo irritante que pode nos criar problemas, e tudo o que fazemos para não esquecer as coisas pode parecer muito extravagante.

Quem nunca colou bilhetes em lugares estratégicos para não esquecer alguma coisa importante? Existem muitos mecanismos que usamos para lembrar ou memorizar que realmente funcionam, mesmo que não tenham nenhuma relação com o que queremos recordar.

Curiosamente, pequenos gestos podem ser muito úteis para estimular e melhorar a nossa memória. Muitos estudos científicos têm pesquisado estas formas estranhas que as pessoas utilizam como estratégias para se lembrar das coisas.

Tirar um cochilo

As pesquisas sugerem que um cochilo rápido pode ser muito eficaz para estimular a memória. Em um estudo, as pessoas que dormiram por 45-60 minutos antes de participar de uma tarefa de memorização tiveram um desempenho 5 vezes melhor.

mulher-dormindo

Muitos estudiosos asseguram que o sono desempenha um papel importante na memorização. Uma das principais explicações do porquê precisamos dormir à noite é que durante o sono memorizamos os acontecimentos do dia e “limpamos” o cérebro. Os pesquisadores descobriram também que dormir logo após aprender algo ajuda na memorização.

Mover os olhos de um lado pro outro

Mover os olhos de um lado para o outro quando quiser lembrar de algo ajuda a estimular a memória. Embora as razões não estejam totalmente claras, os pesquisadores acreditam que os movimentos oculares ajudam a ativar e ligar os dois hemisférios cerebrais.

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que os participantes que moviam os olhos de um lado para o outro por 30 segundos todas as manhãs realizavam suas tarefas com 10% a mais de eficácia e reduziram as falsas lembranças em 15%.

Cerrar os punhos

Algumas pesquisas sugerem que cerrar os punhos ajuda a controlar a sua memória. As pessoas que cerram o punho do seu lado dominante antes de aprender algo e, em seguida, apertam o outro têm mais facilidade para memorizar e recordar.

Os pesquisadores acreditam que cerrar os punhos ativa certas áreas do cérebro envolvidas na memorização e recordação.

Mascar chiclete

mascar-chiclete

Mascar chiclete é um pequeno truque que pode dar à sua memória um impulso. Os pesquisadores descobriram que os participantes que mascaram chiclete durante um teste de memória e atenção tiveram uma pontuação quase 25% maior do que os outros que não mascaram.

Embora não se saiba a razão, alguns pesquisadores sugerem que mascar chiclete pode aumentar o nível de oxigênio no hipocampo, uma área do cérebro associada com a memória e a atenção.

Além disso, um outro estudo descobriu que mascar chiclete alguns momentos antes de uma prova ajudou os participantes a se lembrarem de 25 a 50% a mais do que aqueles que não mascaram chiclete.

Embora não consigam explicar exatamente o que acontece, os pesquisadores sugerem que mascar chiclete aumenta o fluxo de sangue no cérebro, o que oferece um impulso para melhorar o rendimento intelectual durante os minutos seguintes..

Ouvir música

ouvir-musica

As pesquisas mostram que certos tipos de música são muito úteis para evocar memórias. A informação que aprendemos quando ouvimos uma canção pode ser lembrada enquanto ouvimos a mesma canção novamente ou “brincamos” mentalmente com ela.

O professor e pesquisador Antônio Matas Terrón, da Universidade de Málaga, diz que escutar música aumenta o desempenho escolar, mas isso depende do ritmo, estilo ou o volume da canção. O ritmo musical serve para mudar a sensação de tempo.

Além disso, é importante não utilizar música com letra, pois esses sons envolvem a participação de uma capacidade cerebral que pode ser contraproducente para a atenção. Ela deve ser utilizada em blocos de 20 minutos cada, porque a atenção diminui após esse período de tempo.

Recomendados para você