Como fortalecer o sistema imunológico emocional

· junho 9, 2018

A ciência já comprovou e nós comprovamos todos os dias: as emoções são contagiosas. O exemplo mais extremo são as confusões criadas pelos humanos. Se algumas pessoas gritam e saem correndo, criam pânico e um tumulto sem nenhum motivo aparente. Muitas vezes, as consequências podem ser muito desagradáveis. Por isso, é importante fortalecer o sistema imunológico emocional.

Sem chegar aos extremos do exemplo anterior, verificamos diariamente como os estados emocionais são contagiosos. Devemos isso aos neurônios-espelho, que imitam e se apropriam das emoções dos outros. O comportamento do grupo afeta o indivíduo e, por isso, a nossa melhor defesa é ter um sistema imunológico emocional em boas condições.

“Assim como o contágio de uma doença gera uma enfermidade, o contágio da confiança pode gerar mais confiança”.
– Marianne Moore –

Alguns são mais imunes que outros ​​ao humor do grupo. Eles podem permanecer inabaláveis ​​diante de tudo. A capacidade de resistir a essas influências depende do estado do nosso sistema imunológico emocional. Se somos fortes, há maior independência. Se somos fracos, nos infectaremos com mais facilidade. Então, como fortalecer esse sistema? Estas são algumas chaves para conseguir.

A consciência fortalece o sistema imunológico emocional

É muito bom que nos deixemos contagiar pela alegria e otimismo alheios. O que não é aconselhável é permitir que o estresse, o tédio ou o pessimismo nos atinjam. Infelizmente, algumas emoções negativas, como a angústia, nos contagiam com mais facilidade do que as positivas.

Começar a prestar atenção em nós mesmos é uma maneira de fortalecer o sistema imunológico emocional e evitar que nos deixemos levar pelo humor dos outros. Quais são as emoções que prevalecem no nosso dia a dia? Quais são as emoções que transmitimos aos outros?

Como lidar com as emoções?

Exagerar os sinais de bom humor

O mais aconselhável é começar exercendo mais controle sobre as nossas emoções. Nada melhor para isso do que nos induzirmos ao humor positivo. Manter o bom humor nos tornará mais fortes.

Uma técnica válida é exagerar um pouco. Sorria, mesmo sem querer. Agradeça ao universo e à vida por tudo, mesmo que esse tudo seja apenas pequenas coisas que estão no nosso dia a dia. Seja especialmente gentil com quem normalmente não trataria bem. Isso fortalece o nosso sistema imunológico emocional.

Evitar críticas e a luta pelo poder

Nada envenena mais as emoções do que criticar os outros e fofocar. Essa atitude é muito negativa. Hoje criticamos os demais e amanhã seremos vítimas disso. Não crie ambientes pesados ​​ou negativos.

As lutas pelos pequenos poderes também nos desgastam muito. Estar acima dos outros não traz nenhum mérito. Estaremos sempre acima de alguns e abaixo de outros. É inevitável. Por outro lado, com essas lutas para nos impormos ou evitarmos ser subjugados, desperdiçaremos energia e só conseguiremos nos envolver em uma atmosfera densa e negativa.

Irmãs se arrumando

Focar no que faz bem

A melhor maneira de fortalecer o nosso sistema imunológico emocional é nos tornarmos promotores de emoções construtivas e estados de humor positivos. Para isso, é melhor nos concentrarmos em todos os aspectos positivos de nós mesmos, da nossa personalidade e comportamentos.

Sem que percebamos, os outros também corresponderão à nossa boa atitude. Da mesma forma, de maneira imperceptível e sem intenção, começaremos a ver o melhor dos outros. É uma técnica que raramente falha. Implica simplesmente focar no melhor, no lado bom do outro. Isso sempre traz muitos benefícios.

Aprenda a demonstrar os sentimentos negativos

É inevitável que, de vez em quando, sejamos envolvidos por aquelas emoções pesadas e negativas que nos afetam e incomodam os outros quando as demonstramos. Estresse, depressão, raiva, rancor ou qualquer um desses sentimentos negativos que, muitas vezes, dominam a nossa mente.

Em primeiro lugar, é necessário tentar reduzir a intensidade dessas emoções. Tomar 5 minutos para respirar profundamente é uma boa ideia. Isso nos oxigena e ajuda a equilibrar o nosso corpo. Como consequência, as nossas emoções também se estabilizam. Então, pense cuidadosamente na melhor forma de expressar o que sente e que isso seja feito da maneira mais construtiva possível.

Sistema imunológico

Todas essas técnicas têm o propósito de fortalecer o nosso sistema imunológico emocional. Se nos tornarmos luz, também receberemos luz. Nunca devemos esquecer que o que fazemos pelos outros, também fazemos por nós mesmos.