7 frases famosas de Agatha Christie

março 27, 2020
Nas frases de Agatha Christie, descobrimos uma mulher de impressionante lucidez e realismo, que conseguiu se impor em uma atividade que, na sua época, era quase exclusivamente reservada aos homens.

As frases de Agatha Christie são um reflexo da mulher inteligente e astuta que ela era. Esta romancista britânica é considerada a escritora que mais vendeu livros de todos os tempos. O seu nome aparece no Guinness Records pelos 2 bilhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Crime e mistério são os eixos do seu trabalho. Ela conseguiu, como ninguém, capturar a atenção dos leitores e prendê-los da primeira linha de seus romances até o ponto final. Esse poder criativo está refletido em cada uma das frases de Agatha Christie.

Além disso, o realismo das obras desta fabulosa romancista é tal que ela chegou a ser investigada pelos serviços de inteligência britânicos. Eles achavam que ela conhecia os planos de Hitler devido ao conteúdo do seu romance ‘M ou N?’. Vejamos algumas frases de Agatha Christie que fizeram sucesso a seguir.

“A maldade não é algo sobre-humano, é algo menos que humano”.
– Agatha Christie –

1. Case-se com um arqueólogo

Existem várias frases de Agatha Christie que mostram a sua grande engenhosidade e seu excelente senso de humor. Esta é uma delas: “Case-se com um arqueólogo. Quanto mais velha você for, mais interesse ele terá”.

A romancista britânica sabia que isso era verdade. Ela mesma se casou com o arqueólogo Max Mallowan, com quem teve um casamento feliz que permaneceu intacto até o final de sua vida. Foi o seu segundo casamento. O primeiro havia sido tempestuoso.

Ferramentas de arqueólogos

2. Uma das frases de Agatha Christie sobre o castigo

Essa é uma frase maravilhosa que, talvez, sintetize uma máxima proposta pela psicanálise. Ela diz o seguinte: “O mal nunca fica impune, mas às vezes o castigo é secreto”. 

Se uma pessoa está ciente de suas ações e trai a lei, valores ou princípios, a punição é uma realidade que se impõe. Ela pode não receber punição externa, mas acabará gerando circunstâncias que a levarão a expiar a sua culpa.

3. Você sempre vai se arrepender

Esta é outra das frases nas quais Agatha Christie mostra o seu grande senso de humor. Ela diz: “A coisa mais razoável que foi dita sobre o casamento e o celibato é a seguinte: faça o que fizer, você vai se arrepender”.

Nessa afirmação, ela coloca as coisas em ordem. Não há decisão correta, nem totalmente errada. Cada caminho percorrido implica benefícios e malefícios.

4. Cuidado com o que você diz

Como boa romancista policial, Agatha Christie sabia que “o peixe morre pela boca”. Quando você conta uma mentira, precisa ter uma grande capacidade de concentração, criatividade e memória para não cair em contradições ou inconsistências.

Isso se reflete nesta frase: “As conversas são sempre perigosas se você deseja ocultar alguma coisa”. Para alguém que tem uma informação e procura escondê-la, não há nada mais arriscado do que uma conversa sobre o que deseja ocultar.

5. Uma via de mão única

Em várias frases de Agatha Christie, também há um encanto poético sutil e uma grande sabedoria. Esta frase é um exemplo disso: “Aprendi que não podemos voltar atrás, que a essência da vida é seguir em frente. A vida, na realidade, é uma via de mão única”.

Embora a vida de Agatha Christie não tenha sido difícil, ela passou por vários episódios que a levaram ao limite. Certamente, foi depois de viver essas experiências difíceis que ela chegou à sábia conclusão que está presente em sua frase.

6. A humildade nas frases de Agatha Christie

A humildade é uma das grandes virtudes do ser humano. Vem da palavra latina “húmus”, que significa “terra”. Ser humilde é ter os pés fincados no chão. Não podemos esquecer que as vitórias e os fracassos não nos definem totalmente.

A esse respeito, Agatha Christie aponta: “Quando não há humildade, as pessoas se degradam”. É uma maneira de dizer que a humildade dá suporte e solidez a todas as outras virtudes. A vaidade nos conduz à deterioração do ser.

Busto de Agatha Christie

7. A origem da inspiração de Agatha Christie

Um dos episódios mais difíceis e até escandalosos que Agatha Christie viveu aconteceu quando o seu primeiro marido pediu o divórcio porque estava apaixonado por outra mulher. Até hoje, não se sabe se isso lhe causou um choque nervoso ou não. A verdade é que ela desapareceu por 11 dias e depois foi internada em um hospital psiquiátrico.

No entanto, logo após passar por essa situação difícil, começou a obter um sucesso significativo em sua carreira. Ela reconstruiu a sua vida e estava muito mais feliz do que antes. Talvez isso tenha motivado esta frase: “A tristeza é o berço da inspiração para todo escritor”.

Agatha Christie criou um mundo fantástico, com personagens imortais como o famoso inspetor Poirot. Embora o gênero policial, ao qual ela se dedicou, não seja o mais reconhecido no mundo da literatura, sem dúvida ela deixou um legado que será lembrado por toda a eternidade.

Juan, J. M. G. C. Y., & Carrillo, G. (2009). En la vida de Agatha Christie durante más de 40 años a partir de su matrimonio con el arqueólogo Max Malowan en 1931. La literatura en la historia y la historia en la literatura: in honorem Francisco Flores Arroyuelo, (4), 139.