Frases de amor de Mario Benedetti - A Mente é Maravilhosa

As 7 melhores frases de amor de Mario Benedetti

março 4, 2018 em Psicologia 171 Compartilhados
Frases de amor de Mario Benedetti

As frases de amor de Mario Benedetti seguem sendo um presente para o coração, um tributo em forma de poesia lírica que este escritor e poeta uruguaio nos deixou junto com a sua extensa obra, sempre tão cheia de valores e compromisso social. Além disso, não é pouco dizer que ninguém encorajou tanto os amantes com seus versos de um universo tão complexo quanto o amor.

Poderíamos dizer, sem medo de cometer erros, que este é o tema mais universal no mundo da literatura, e sobretudo na poesia. Dizia Virgílio que o amor é a conquista de todas as coisas, ninguém até agora conseguiu resistir a ele, está em nossas mãos a possibilidade de lhe conceder o valor que ele merece, dando espaço, abrindo-lhe caminhos. Agora, se houve algo que o próprio Mario Benedetti conseguiu com seu trabalho era lembrar-nos de suas dificuldades, os dessabores dessa viagem tão cheia de obstáculos, dos amores que machucam e até mesmo aniquilam.

Não podemos esquecer que este trabalho sempre audacioso de Benedetti foi nutrido igualmente pela angústia e pela esperança. Sensível desde o início aos problemas sociais de seu país, nunca deixou de lado esse lado romântico que o caracterizava, esse aspecto acetinado, onde o amor dava a vida, mas também podia ser devastador e até mesmo nostálgico…

Assim, mergulharmos nas frases de amor de Mario Benedetti e na música de seus versos livres é uma maneira de navegar em um amor realista, em um amor muito parecido com o que qualquer um de nós já viveu ou que estamos vivendo atualmente. Benedetti, como William Wordsworth na época, deram um passo muito valioso nesse assunto; ambos nos trouxeram um tipo de romantismo intenso, vívido e frequentemente habitado pelas mais complexas decepções.

Coração machucado

Frases de amor de Mario Benedetti

Em seus livros “Biografia para me encontrar”, “Caixa de Tempo” e “O Amor, as mulheres e vida”, podemos encontrar muitos desses poemas e frases de amor de Mario Benedetti para continuar emocionando-nos, aprendendo e curtindo esses momentos agridoces que quase sempre vivemos nas relações afetivas.

Vejamos abaixo alguns dos magníficos legados deste escritor uruguaio.

1 – Além da pele

“Que alguém lhe faça sentir coisas sem lhe por um dedo em cima, isso é de se admirar”.
Compartilhar

As sensações mais profundas, as que permanecem para sempre nos cantos privados do nosso ser, não são as que se desencadeiam pelo simples contato da pele. Quem nos faz sentir as emoções e sensações mais sublimes com sua mera presença, com suas palavras habilidosas e seus olhares, é um mágico. Alguém com magia e relevância suficiente para merecer o nosso coração.

2 – O amor e seu lugar privilegiado em nossa memória

“Bastam cinco minutos para sonhar toda uma vida, então o tempo é relativo”.
Compartilhar

Há pedaços de nossa vida que ficam gravados para sempre em nossas memórias. Eles são feitos de uma liga magnífica do material onde são escritas as recordações mais significativas, como as criadas a partir do amor, às vezes construídas por um desejo que poderia ser algo, mas por qualquer motivo, não conseguiu prosperar.

Porque queiramos ou não, existem relacionamentos que nos deram instantes de breve mas intensa felicidade, momentos fugazes que permanecem por toda a vida na parte mais profunda do nosso ser, como essências de um perfume para sentir de vez em quando.

Homem e mulher se olhando

3 – Todo momento é valioso e irrepetível

“O amor não é repetição. Cada ato de amor é um ciclo em si mesmo, uma órbita fechada em seu próprio ritual “
Compartilhar

Cada passo, cada dia, cada evento que vivemos em nossas relações afetivas é um presente que podemos apreciar por nós mesmos. Algo assim exige intencionalidade, cuidado e atenção.

Toda coisa compartilhada faz parte desse ritual onde encontramos um sentido exclusivo de nosso compromisso como um casal. Por isso, quem pensa que todo relacionamento é igual ao anterior ou que basta um “eu te amo” para dar tudo por certo está equivocado.

 4 – O amor é um projeto, uma ilusão para se alimentar diariamente

“Se o coração está entediado ao amar, para que serve?”.
Compartilhar

Esta é outra das frases de amor mais conhecidas de Mario Benedetti. O coração que começa a bombear ao ritmo da monotonia, que já não encontra incentivos e que se instala nessa rotina de sabores neutros, de compromissos forçados e beijos sem paixões, não serve para nada, não é útil, não é válido… não traz felicidade.

5 – O amor incondicional

“Eu sei que vou te amar sem perguntas, eu sei que você vai me amar sem respostas”.
Compartilhar

O amor é o que é, uma entrega ao outro onde nos aceitamos como somos, onde os passados se esmorecem para criar um novo presente, sem perguntas nem respostas. Apenas uma página em branco para criar uma nova história, a nossa.

Casal de mãos dadas

6 –  O amor é para os fortes

“Toda vez que se apaixonar, não explique nada a ninguém, deixe o amor invadi-lo sem entrar em detalhes”.
Compartilhar

O amor muitas vezes exige um toque de coragem arriscada para nos deixar levar, onde podemos deixar de lado reticências, medos e dúvidas. Esta é outra das frases de amor de Mario Benedetti em que ele nos encoraja a sermos donos de nossas decisões: por que explicar a alguém o que nos acontece? Quem se preocupa com quem é o dono do nosso coração?

Você tem que ser corajoso, você tem que se deixar levar.

7 – A felicidade de agora é a lembrança do amanhã

“Ninguém nos advertiu que sentir falta é o custo de ter bons momentos”.
Compartilhar

Sentir falta não é ruim, sentir saudade não é uma falta de ortografia. Recordar a felicidade passada faz parte da vida, e mais, significa que aproveitamos bem a vida, que fomos capazes de amar e ser amados para construir esses momentos que agora são um legado, parte do que somos.

Renunciar a ele não faz sentido, por isso, mesmo que possa doer, mesmo que sentir saudades de alguém nos deixe doentes de nostalgia, não tenhamos medo de aceitar o passado e entender que tudo valeu a pena se fomos felizes.

Casal abraçado em universo estrelado

Para concluir, embora existam muitas outras frases de amor de Mario Benedetti, estas são uma pequena amostra, uma pequeníssima parte dessa obra à qual sempre podemos voltar para nos deleitarmos com suas letras, com as histórias e poemas de um escritor inesquecível.

Recomendados para você