As 5 frases de amor que todos precisamos ouvir

29 Março, 2020
Dizer frases de amor para as pessoas que são importantes na nossa vida pode se tornar um hábito maravilhoso. Por que não demonstramos reconhecimento pelos outros se podemos enriquecer suas vidas com as nossas palavras?
 

Todos nós precisamos de afeto para conquistar e manter o bem-estar e a saúde emocional, tanto dos outros quanto de nós mesmos. No entanto, para que esse afeto seja plenamente percebido, deve ser manifestado não apenas por meio de atos, mas também de palavras. As frases de amor e de carinho desenham sorrisos, alimentam e trazem aquela luz que, às vezes, nos faz tanta falta.

Na verdade, não é como se houvesse frases de amor que devam ser obrigatoriamente pronunciadas. O assunto está mais relacionado com o sentido dessas expressões. As palavras que expressam respeito, afeto e valorização são uma grande contribuição para a vida dos outros porque funcionam como um nutriente emocional e, de um modo geral, costumam ser bem-vindas. Estas são algumas das expressões que todos nós precisamos ouvir.

“Você tem que dançar como se ninguém estivesse olhando, amar como se nunca tivesse se machucado, cantar como se ninguém ouvisse e viver como se o céu estivesse na terra”.
-William W. Purkey-

1. Eu te amo, a primeira das frases de amor de que precisamos

Um “eu te amo” sincero nunca é demais. Na verdade, muitas vezes é necessário que alguém o diga, porque, embora seja possível que saibamos dentro de nós, ouvi-lo em voz alta é um presente muito valioso. É como se fosse um carinho para a nossa mente e o nosso coração.

Uma pessoa que ouve esses “eu te amo” com relativa frequência fortalece sua confiança em si mesma. Não devemos ser mesquinhos com os “eu te amo” que dizemos às pessoas que amamos. É uma forma de exaltá-las, de transmitir nossos pensamentos a elas e de contribuir com sua força mental.

 
Casal num encontro à luz de velas

2. Desejo que seus sonhos se realizem

É muito gratificante que outra pessoa se solidarize com os nossos objetivos. Pelo contrário, é muito triste quando uma pessoa sente que seus desejos e sonhos são indiferentes para os outros. Ou seja, que são uma realidade pela qual devem assumir a responsabilidade sozinhas, sem outro apoio além da sua vontade.

Embora a maior responsabilidade seja realmente nossa, receber apoio das pessoas pelas quais temos consideração não tem preço. Significa uma cumplicidade amorosa e positiva.

3. Você é uma pessoa que tem muito valor

É bom ouvir outra pessoa dizer que aprecia nosso valor como seres humanos. Obviamente, o mais importante é o valor que cada um de nós concede a si mesmo. No entanto, quando esse reconhecimento vem de fora, adquire um valor especial.

Todos nós precisamos que alguém nos diga essa frase de amor. E principalmente que nos diga de coração. Ou seja, que seja a expressão de uma opinião sincera. Porque frases como essas nos ajudam a melhorar a relação que temos com nós mesmos e a nos vermos como seres dignos, que merecem viver.

4. Você é importante na minha vida

 

Essa é uma das frases de amor relativamente comuns entre pessoas apaixonadas, mas não tanto em outros tipos de vínculos. Na relação entre pais e filhos, entre amigos ou colegas, não é tão comum expressar algo semelhante. No entanto, na prática é assim que nos sentimos.

Por que não dizer isso a todas as pessoas que têm uma influência positiva em nossas vidas? Não é apenas uma forma de reconhecer que exercem influência sobre nós, pois também envolve um exercício de reflexão sobre todas as pessoas que melhoram a nossa existência.  De fato, a gratidão é uma dessas virtudes que enriquecem quem a sente e quem é objeto dela.

Amigos se abraçando

5. Você contribui positivamente para o mundo

A maioria das pessoas contribui positivamente para o mundo. No entanto, às vezes essas contribuições passam despercebidas. Talvez porque tendemos a focar nossa atenção nas ações que fogem do comum e não notar gestos de ajuda, apoio e atenção.

No entanto, por que não ampliar a perspectiva e pensar no que seria do mundo e da vida sem essas pessoas com as quais nos encontramos todos os dias?

Reconhecer os outros e ser reconhecido pelos outros confere cor e calor à vida. Assim como reconhecer a si mesmo.Tudo isso faz com que um momento se torne especial e contribua para que nos sintamos melhor. Sobretudo, é um ato de justiça, porque a nossa contribuição deve ser reconhecida.

 

Não deveríamos ser mesquinhos para proferir todas essas frases de amor. Certamente, basta dizê-las para deixar a vida mais bonita. Vamos tratar os outros como desejamos ser tratados e agir da mesma forma com nós mesmos.

García, A. R. (2013). EL EDUCACIÓN EMOCIONAL, EL AUTOCONCEPTO, LA AUTOESTIMA Y SU IMPORTANCIA EN LA INFANCIA. Edetania. Estudios y propuestas socioeducativas, (44), 241-257.