As 5 melhores frases de autoajuda

fevereiro 22, 2020
A seguir, trazemos as melhores frases de autoajuda para que você possa encontrar as ferramentas necessárias nos momentos sombrios da sua vida.

Ler frases de autoajuda nos momentos difíceis pode ser muito útil. Nessas situações, não é raro que o nosso julgamento fique obscurecido e a inspiração desapareça, dando lugar a uma sensação avassaladora. É como se, de repente, tivéssemos que “carregar o mundo nas costas”.

As crises parecem mudar tudo de lugar. O que estava aqui antes, agora está lá ou simplesmente não está. Portanto, os momentos em que estamos fora desse estado, que felizmente são muitos, são ótimos para estabelecermos pilares que nos sustentem.

Neste artigo, deixaremos uma seleção das melhores frases de autoajuda.

Frases de autoajuda para se inspirar

As crises podem ser superadas

Qualquer crise está relacionada a mudanças e transformações, seja em um nível ou outro. Uma mudança imposta ou provocada, desejada ou odiada, mas que precisamos enfrentar com o gerenciamento dessas variáveis.

Assim, para que uma crise ou revolução nos faça bem e acabe deixando um aprendizado, temos que dar o primeiro passo: nos referimos à aceitação. O reconhecimento de que algo extraordinário (entendido como externo ou diferente do comum) está acontecendo.

Portanto, teremos que negociar com o extraordinário, colocando sobre a mesa desejos, medos, aspirações, expectativas, esperanças, decepções, lembranças, planos futuros… Falamos sobre uma crise porque ela é muito abrangente.

Mão segurando flor amarela

O New York Times relata que, de acordo com uma pesquisa nacional realizada nos Estados Unidos pela revista Clinical Psychology Science, chamada Mid-Age Development, as pessoas que sofrem de depressão podem se recuperar.

Nós a colocamos como um exemplo de crise sabendo que a depressão é muito mais do que uma crise. No entanto, felizmente, há esperança por trás da depressão.

A pesquisa incluiu mais de seis mil pessoas, cujas idades variavam de 25 a 75 anos. Dessa maneira, os pesquisadores descobriram que mais da metade das pessoas que receberam esse diagnóstico conseguiram superá-lo. Traduzido para dados objetivos, não houve nenhuma sintomatologia residual por pelo menos um ano após a intervenção.

“Uma pessoa em cada cinco – 10% do total – continuou progredindo ao longo de uma década”.
– The New York Times –

Acredite em si mesmo

“Nada de esplêndido jamais foi realizado, exceto por aqueles que ousaram acreditar que algo dentro deles era superior às circunstâncias”.
– Bruce Barton –

Quando tudo ao redor é apenas escuridão, o ideal é iluminar o caminho com a luz interior. Com aquela lanterna que não se perde, porque é você mesmo. Em momentos de crises e desolação, é essencial saber que você pode contar consigo mesmo para alcançar o bem-estar.

Muitas vezes o problema faz parte da solução

Em muitas circunstâncias da vida, o próprio problema sugere uma solução. Pense no aluno que se sente sobrecarregado porque trabalha e não consegue passar em todas as disciplinas em que se matriculou. Ele diz a si mesmo que tem matérias demais. Em vez disso, ele poderia escolher focar em algumas disciplinas específicas. Nesse caso, é o aluno que deve escolher, porque a realidade, exceto em algumas circunstâncias, não mudará.

Assim, vemos que sair de algumas crises requer determinadas renúncias. Podemos aceitar o que podemos redirecionar sem que o preço seja “muito alto”. Pense que, se o aluno ficar paralisado e não agir, ele poderá perder o curso inteiro em vez de algumas disciplinas.

Nunca é tarde

“Nunca é tarde para ser a pessoa que você poderia ter sido”.
– George Eliot –

Essa é outra das frases de autoajuda que deve ser lembrada no dia a dia. Nunca é tarde demais enquanto você acordar de manhã e puder respirar. Lembre-se: você sempre pode estar melhor, perseguir os seus sonhos e simplesmente procurar o bem-estar.

Porque a vida é assim: procure sempre melhorar, não importa em que circunstâncias você esteja. Dessa forma, encontrará a paz almejada em tempos de desolação e turbulência.

Mulher caminhando descalça

Construa com o que você tem

“Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder”.
– Arthur Ashe –

Quantos recursos temos? Quais deles usamos? Você foi demitido do trabalho; é arquiteto, mas também escreve muito bem. Agora, as empresas não estão contratando arquitetos. A demanda por emprego é muito maior do que a oferta.

Então, por que não tentar tirar proveito desse recurso que está adormecido há tanto tempo? Por que esta não pode ser a solução momentânea ou, até mesmo, definitiva? Sem dúvida, esta é uma das frases de autoajuda para recordarmos quando estamos perdidos.

Viver no meio da lama e construir um castelo com ela é uma das iniciativas que podem fazer a diferença. Trata-se de utilizar os recursos que você possui.

Lembre-se de que, nos dias mais sombrios, você pode colocar a luz que falta. É fácil dizer, mas fazer isso não é apenas um exercício de coragem, mas também de inteligência.

Quando a inércia não nos favorece, raramente é inteligente começar a nadar contra a corrente. Aproveite esse tempo para obter mais ferramentas ou apenas para se divertir; talvez seja mais produtivo. É por isso que falamos de inteligência.

Por outro lado, manter uma atitude positiva nos afastará da desesperança. Isso nos impedirá de perder mais recursos do que aqueles que a própria crise nos tira. Ou seja, durante uma crise, de uma forma ou de outra, não podemos perder a oportunidade de explorar e continuar crescendo.