As 7 melhores frases de Ernest Hemingway

· julho 22, 2018

As frases de Ernest Hemingway serviram de inspiração para muitos de seus leitores. São um presente para todos que queiram olhar para si mesmos. Além disso, também servem para conhecer mais sobre a perspectiva de um dos grandes autores do século XX.

Ernest Hemingway foi um escritor e jornalista norte-americano que ganhou o Prêmio Pulitzer em 1953 por “O Velho e o Mar”, e o Prêmio Nobel de Literatura pela sua obra completa em 1954. Repassando sua trajetória literária, encontramos sete romances, dois ensaios e quatro coletâneas de contos. Postumamente, foram lançados mais três romances, três ensaios e quatro livros de contos.

Muitos contam que Hemingway não era partidário de planejar seus textos, já que adorava descobrir ao mesmo tempo em que escrevia. No entanto, gostava de refazer seus passos para corrigir, para aprender. Outra característica desse escritor, que ele mesmo confessou a um jornalista da The Paris Review, é que escrevia em pé, em frente a uma mesa que chegava à altura do peito, na qual estavam sua máquina de escrever e alguns blocos de anotações. Além disso, ele anotava todos os dias o número de palavras que havia escrito para saber como havia sido o dia de trabalho (seu objetivo era chegar a 500-600 palavras).

Como vemos, Hemingway era um homem de rotinas com um estilo impregnado de austeridade e que, além disso, tinha um grande compromisso com a escrita. Tanto que a considerava um ato particular. Ele não mostrava suas obras a ninguém até que as considerasse terminadas. Além disso, pensava que o exercício da escrita requeria solidão e concentração.

Amantes ou não de sua obra, é inegável que Hemingway tinha um dom para escrever. Suas histórias inauguraram um novo tipo de realismo, com raízes nos contos norte-americanos do século XIX, mas com uma certa tendência ao duro dia a dia com traços poéticos. Sem dúvida, ele deixou um grande legado que vamos navegar hoje recordando algumas de suas melhores frases.

Melhores frases de Ernest Hemingway

Frases de Ernest Hemingway

A capacidade de superar a si mesmo

“Não há nada nobre em ser superior ao seu semelhante; a verdadeira nobreza é ser superior ao seu antigo eu”.

Essa é uma das frases de Ernest Hemingway que mais podem enriquecer nossas relações. A verdadeira grandeza não está em superar os demais, mas em superar a si mesmo. Em continuar crescendo, apesar das tormentas, dos obstáculos ou dos desafios; graças às tormentas, aos obstáculos ou aos desafios. Porque talvez nossa grande contradição seja aquela expressada exatamente nesta ideia: o que mais nos desafia talvez também seja o que mais pode nos alimentar.

A sabedoria de escutar

“Eu gosto de escutar. Aprendi muito escutando atentamente. A maioria das pessoas nunca escuta”.

Ernest Hemingway sabia muito bem: poucas pessoas sabem escutar de verdade; a maioria só ouve, com os ouvidos mas sem atenção. No entanto, escutar é uma das melhores ferramentas para criar vínculos sólidos e íntimos. 

Quando escutamos, prestamos uma profunda atenção porque dirigimos todos os nossos sentidos ao outro. Deixamos de nos focar em nós para conferir visibilidade ao outro e à sua história, para nos conectarmos profunda e emocionalmente. Somente assim seremos capazes de criar relacionamentos costurados com os fios da autenticidade.

O amor-próprio como sustento

“A coisa mais dolorosa é perder a si mesmo no processo de amar demais alguém, e esquecer que também somos especiais”.

Essa é outra frase de Ernest Hemingway que devemos gravar na nossa mente. Perder-se amando outra pessoa é uma das maiores perdas que podemos experimentar, porque nos tornamos invisíveis aos nossos olhos.

Para amar de verdade, é necessário um amor-próprio sólido que, por sua vez, se apoie no costume de se valorizar, para além do erro e da crítica. Somente assim poderemos dar o melhor de nós. Caso contrário, nos entregamos pela metade, com vazios e necessidades afetivas que esperamos que os outros satisfaçam.

Mulher fazendo coração com as mãos

A força interior

“O mundo quebra a todos, e então, muitos ficam mais fortes nos lugares quebrados”.

Todos nos sentimos quebrados em determinados momentos. Caímos aos pedaços e achamos que é impossível levantar, se reconstruir. Mas é nesse momento que temos que recorrer à nossa força interior, aquela que permanece adormecida quando tudo está bem. 

Apesar das infelicidades, das separações, das perdas e dos momentos ruins, sempre existe a possibilidade de se recompor, de seguir em frente, acumulando inteligência e vontade. Porque se existe alguém que tem que pôr um fim na queda e encontrar maneiras de se recompor, esse alguém somos nós mesmos.

A covardia como ilusão

“A covardia… é quase sempre uma simples incapacidade de suspender o funcionamento da imaginação”.

Os fantasmas dos quais o medo nasce, frequentemente, são apenas ilusões que pairam em nossa mente. Assim, muitas das pessoas que consideramos corajosas não são pessoas que têm um valor superior, mas pessoas que são inteligentes na hora de lidar com os pensamentos que elas mesmas produzem.

A inútil preocupação

“Preocupe-se um pouco todo dia e perderá alguns anos durante a vida. Se algo está errado, resolva se puder. Mas prepare-se para não se preocupar: a preocupação nunca resolve nada”.

Essa é outra frase de Ernest Hemingway da qual deveríamos nos lembrar todos os dias. Preocupar-se equivale a perder tempo, gastar a vida. Porque de que nos serve dar voltas e voltas na mente em vez de agir?

Se existe a possibilidade de dar um passo, de agir para solucionar o que nos preocupa, é melhor dar esse passo antes de nos enchermos por completo de temores e medos. A imobilidade nunca levou ao sucesso. Portanto, vamos nos ocupar mais e nos preocupar menos.

Mulher triste diante do mar

A opção constante de tentar

“Antes de reagir, pense. Antes de gastar, ganhe. Antes de criticar, espere. Antes de desistir, tente”.

Essa é uma poderosa ideia para frear nossos impulsos e dar uma chance à razão. É melhor acalmar os nervos e a raiva instantânea do momento do que realizar ações das quais depois nos arrependeremos.

Como vemos, as frases de Ernest Hemingway representam um maravilhoso tópico para refletir sobre a vida, as relações e o amor-próprio, tanto pelo que transmitem quanto pelo que inspiram. Palavras às quais recorrer sempre que precisarmos.