5 frases maravilhosas de Federico García Lorca

Federico García Lorca é um dos poetas espanhóis mais conhecidos e lidos. Hoje, vamos descobrir algumas das suas melhores frases.
5 frases maravilhosas de Federico García Lorca

Última atualização: 31 Maio, 2021

Podemos afirmar com segurança que Federico García Lorca é um dos poetas espanhóis mais conhecidos e lidos do mundo todo. Essa fama foi conquistada com os temas populares que sempre estiveram presentes em suas obras, bem como com a sua personalidade de menestrel moderno que permeou cada um de seus poemas. Por isso, hoje reunimos algumas frases de Federico García Lorca que consideramos dignas de destaque.

No entanto, antes de nos aprofundarmos em cada uma delas, é importante destacar que outro dos aspectos que deixaram famoso esse poeta espanhol foi sua morte trágica em 1936. A partir de então, obras como o Poema del Cante Jondo e o Romancero Gitano alcançaram uma difusão que tem se prolongado até os dias atuais. Com essa breve introdução, vamos descobrir juntos algumas das frases de Federico García Lorca que nos convidarão a refletir.

Federico García Lorca quando jovem

1. Uma das frases de Federico García Lorca sobre a vida

“Rejeitai a tristeza e a melancolia. A vida é gentil, tem poucos dias, e só agora a aproveitamos”.

Essa é uma das primeiras frases de Federico García Lorca que traz à mente um dos tópicos latinos mais conhecidos: carpe diem. Pois bem, esse poeta, apesar de ter consciência dos infortúnios da vida, destaca a importância de aproveitar.

Muitas vezes as pessoas se prendem à reclamação, uma situação que nos faz recuar para dentro de nós mesmos e perceber tudo ao nosso redor de uma forma negativa. No entanto, basta ler alguns artigos, como Una disminución de las quejas de memoria se asocia con una mejoría en el estado de ánimo: un estudio de seguimiento a los doce meses en pacientes deprimidos (Uma diminuição das reclamações de memória está associada a uma melhora no humor: um estudo de acompanhamento de doze meses em pacientes deprimidos), para saber que é necessário reclamar menos e aproveitar mais.

2. Chorar é necessário

“Eu quero chorar porque estou com vontade.”

Federico García Lorca já afirmava essa ideia de forma clara e simples. Chorar não é uma ação que deva ser escondida ou que mereça ser controlada para o nosso próprio bem. Também não é uma expressão que deva ser questionada. Por isso, com apenas sete palavras, Lorca dá uma lição sobre o choro.

Quantas vezes já choramos e alguém ao nosso redor tentou nos acalmar dizendo “não chore?” É importante deixar essa emoção sair. Podemos chorar de tristeza, de alegria, porque estamos desanimados ou porque nos lembramos de uma pessoa que perdemos. Podemos até chorar sem motivo.

3. Ficar calado é a pior autopunição

“Ficar calado e se consumir é o maior castigo que podemos dar a nós mesmos.”

A terceira das frases de Federico García Lorca está presente da tragédia que escreveu em versos, intitulada Bodas de Sangue. Nela, o silêncio é como um fardo, e pode não apenas nos causar sofrimento, mas também ir contra o nosso bem-estar.

Assim como chorar é uma forma de expressar as emoções, falar em vez de ficar calado é uma forma de expressar algo que precisamos comunicar.

4. A solidão nas frases de Federico García Lorca

“A solidão é o grande escultor do espírito.”

A solidão pode ser um ponto de apoio para o crescimento, mas também a pedra que nos afunda. Muitas pessoas fogem da solidão, sentem pânico ao ficar sozinhas e fazem o possível para não se encontrar nessa situação. Porém, como bem nos mostra Federico García Lorca, a solidão pode nos permitir saber quem somos.

Mas esse não é o único fim da solidão. A verdade é que, quando bem administrada, é um espaço para a clarividência: nos ajuda a identificar aquilo de que temos tanto medo para conseguir curá-lo.

Mulher triste em solidão

5. Esconder a dor é um erro

“Porque você acredita que o tempo cura e que as paredes cobrem, e isso não é verdade, não é verdade.”

A última das frases de Federico García Lorca nos permite refletir sobre toda a dor na qual costumamos colocar um curativo, mas que continua presente mesmo quando retiramos esse curativo anos depois. Portanto, olhar para o outro lado, ignorar a dor ou colocar um curativo não são as melhores opções.

Esperamos que essas frases de Federico García Lorca lhe tenham trazido reflexões sobre diferentes aspectos da vida, bem como alertado para as reclamações ou atitudes que podem fazer mal a você. Você já leu algum livro de Federico García Lorca? Você se lembra de algum poema dele que o marcou?

Pode interessar a você...
5 frases de Antônio Damásio para entender melhor as emoções
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
5 frases de Antônio Damásio para entender melhor as emoções

Nas frases de Antônio Damásio, ele sempre destaca a importância dos afetos e das emoções para o desenvolvimento das pessoas.