7 célebres frases de Marcuse

As frases de Marcuse são diretas e críticas. Elas nos permitem reconhecer os enormes limites da liberdade, dentro dos quais nos desenvolvemos. Além disso, alertam para a complacência com as condições de injustiça, alienação e falta de autonomia.
7 célebres frases de Marcuse

Última atualização: 16 Janeiro, 2021

Existem muitas frases de Marcuse que transcenderam o tempo. Este filósofo nascido na Alemanha tinha “uma grande obsessão" que se reflete na maioria de suas declarações: a liberdade. Esse era o valor que o mantinha acordado até tarde e o levava a interessantes reflexões.

Herbert Marcuse foi perseguido pelo regime nazista, e talvez por isso tenha aprendido a reconhecer a importância fundamental de ser livre. Como outros contemporâneos seus, ele também ficava impressionado com o grau de alienação que a sociedade alemã atingiu com o fenômeno Hitler.

As frases de Marcuse também incorporam uma crítica radical à sociedade capitalista. Ele acreditava que, além de ser um sistema econômico, também era um sistema ideológico que acabava cativando até mesmo aqueles que explorava. Sem mais delongas, essas são sete de suas frases mais famosas.

“A livre escolha dos senhores não suprime nem os senhores nem os escravos. Escolher livremente entre uma grande variedade de bens e serviços não significa liberdade se esses bens e serviços apoiarem o controle social sobre uma vida de esforço e medo, isto é, se apoiarem a alienação”.
– Herbert Marcuse –

1. A liberdade intelectual nas frases de Marcuse

…"a liberdade intelectual significaria a restauração do pensamento individual agora absorvido pela comunicação de massas e a doutrinação, a abolição da opinião pública ao lado de seus criadores".

Esta é uma dessas frases de Marcuse que não faz muito sentido para muitas pessoas hoje em dia. Ele fala sobre liberdade intelectual, mas no mundo contemporâneo é grande o número daqueles que preferem se dobrar à maioria.

Infelizmente, no ser humano de hoje há mais desejo de se juntar à grande massa do que de reafirmar a sua individualidade. Afastar-se do rebanho é assustador e desconfortável. Por isso, a liberdade intelectual não é um bem tão valorizado.

Rapaz pensativo

2. Romantismo e difamação

“Romântico é um termo difamatório condescendente que facilmente se aplica a posições de vanguarda".

Essa é uma daquelas belas frases de Marcuse que nos falam de algo que se repete infinitamente no mundo: a desqualificação de quem sonha com uma mudança. Eles são chamados de “românticos" ou sonhadores com o propósito de serem ridicularizados de alguma forma.

É por isso que Marcuse fala dessa palavra como uma espécie de difamação. Ele diz que é condescendente porque é uma sutileza. Ao mesmo tempo, ele destaca que aqueles que são classificados como tal, de uma forma ou de outra, representam uma forma de liderança.

3. Uma das frases de Marcuse sobre a aprendizagem

“O entretenimento e a aprendizagem não se opõem; o entretenimento pode ser a forma mais eficaz de aprender algo”.

O filósofo tem razão; isso provém de um campo que muitos consideram denso e difícil. No entanto, ele acreditava que somente o que chama a nossa atenção gera aprendizado.

Nesse caso, a palavra entretenimento se refere ao que nos causa diversão e prazer. Engana-se quem pensa que aprender é basicamente uma função intelectual. Na raiz de tudo disso existem fortes componentes afetivos.

4. O ser humano como instrumento

“Esta é a forma pura de servidão: existir como instrumento, como uma coisa".

O tema liberdade, escravidão e servidão é recorrente nas frases de Marcuse. Nesse caso, ele fala dessas realidades em que o ser humano deixa de ser um fim em si mesmo para se tornar um meio para algo.

Qualquer forma de instrumentalização ou utilização de uma pessoa a reduz a um nível de servidão. Não importa se isso acontece no mundo do trabalho, na família ou no relacionamento de casal. Nenhum ser humano deve servir como meio para que outro alcance os seus objetivos.

5. A escravidão atual

“Os escravos da sociedade industrial desenvolvida são escravos sublimados, mas são escravos".

Esta é mais uma das frases de Marcuse que podem não fazer sentido para muitas pessoas hoje em dia. Quando o filósofo fala em escravidão, ele se refere a qualquer tipo de relação em que um ser humano transforma outro em objeto para conseguir algo.

Neste caso, refere-se à sociedade industrial. O que Marcuse aponta se reflete especialmente nas classes médias, com rendas um pouco mais altas do que a média. Elas acreditam que a relativa liberdade de consumo que possuem é a verdadeira liberdade, quando é apenas mais um sinal da sua escravidão.

6. As coisas são donas das pessoas

“Os produtos doutrinam e manipulam; promovem uma falsa consciência imune à sua falsidade”.

Nesse caso, Marcuse se refere ao poder que os objetos de consumo adquirem sobre nós. No mundo atual, talvez o caso mais emblemático seja o dos brinquedos infantis. Pode-se dizer que eles brincam com a criança, e não o contrário.

Os adultos também têm os seus próprios “brinquedos". É o caso do celular que, em muitos casos, leva a um jogo absurdo e compulsivo, que captura a mente e a mantém errática. Desse modo, ele doutrina e manipula.

Pessoas usando o celular

7. O conceito de alienação nas frases de Marcuse

“Acabo de sugerir que o conceito de alienação parece se tornar questionável quando os indivíduos se identificam com a existência que lhes é imposta e na qual encontram o seu próprio desenvolvimento e satisfação”.

Esta é, sem dúvida, uma das frases mais interessantes de Marcuse. Nela, ele denuncia o estado de alienação presente na sociedade contemporânea. O mais grave é que é uma alienação consentida. Muitos se identificam com ela e procuram viver de acordo com a sua lógica.

Como também dizia Foucault, as pessoas não precisam mais ser pressionadas para obedecer às ordens do sistema. Elas o fazem com gosto. Na verdade, elas têm medo de estar fora desse sistema. Esse tem sido um dos maiores triunfos dos poderosos.

Marcuse foi um daqueles filósofos com vocação universal, e certamente vai perdurar no tempo. A sua contribuição nutriu grandes movimentos sociais e continua a ser um farol que ilumina o caminho daquilo que tanto o obcecava: a liberdade.

Pode interessar a você...
As frases mais interessantes de George R. R. Martin
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
As frases mais interessantes de George R. R. Martin

As frases de George R. R. Martin têm aquele toque especial que caracteriza os escritores que se movem entre a dura realidade e a mais mágica das fantasias.



  • Torres, C. A. (2004). Educación, poder y biografía: diálogos con educadores críticos. Siglo XXI.