As melhores frases de Stephen Hawking

25 Junho, 2020
Stephen Hawking não era uma mente brilhante apenas do ponto de vista científico, mas também a partir de uma perspectiva humana e psicológica.

São muitas as frases maravilhosas de Stephen Hawking, pois um dos cientistas que mais se destacou durante o século XX era uma mente brilhante, poderosa e lutadora. Além disso, ele era uma mente reveladora, com a preocupação de que seus pensamentos chegassem ao público especializado, mas também ao não especializado.

Quando Hawking foi diagnosticado com ELA, os médicos lhe deram alguns meses como expectativa de vida, alguns anos no máximo. No entanto, sua vida se transformou em várias décadas de luta nas quais se destacou seu desejo de viver, investigar e entender as leis físicas que nos governam.

Frases de Stephen Hawking

Stephen Hawking foi um dos astrofísicos mais brilhantes do século XX e início do século XXI. Da sua mente surgiram as teorias mais ousadas sobre o Big Bang, os buracos negros e o destino do universo em que vivemos. Mas Hawking não foi reconhecido apenas por suas teorias fantásticas e pesquisas ousadas. Em geral, ele era um homem que tinha opiniões formadas sobre muitos assuntos, como religião, sociedade e educação.

Dotado de uma das armas mais poderosas do universo, o senso de humor, dezenas das suas frases permanecerão para sempre para inspirar os futuros cientistas do amanhã e da atualidade. A seguir, deixamos algumas frases de Stephen Hawking que são um grande estímulo à reflexão. Sua genialidade, engenhosidade e inteligência são demonstradas nelas, assim como em toda a sua obra.

A imensidão do universo

O ser humano é especial

“Somos apenas uma raça avançada de macacos em um planeta menor do que uma estrela muito comum. Mas nós podemos entender o universo. Isso nos transforma em algo muito especial”.

O que nos torna especiais e diferentes como seres humanos? Certamente é a nossa capacidade de raciocínio. Graças ao fato de sermos capazes de pensar, pesquisar e fazer perguntas, podemos tentar compreender o universo, além de uma série de fenômenos sociais, emocionais e vitais que ocorrem nele e que nos afetam de maneira direta ou indireta.

Erros

“Na próxima vez em que alguém reclamar que cometeu um erro, diga que isso pode ser uma coisa boa. Porque sem imperfeição, nem você nem eu existiríamos”.

Muitas vezes, ao cometer um erro, nos concentramos de forma intensa no lado negativo do fracasso, sem termos consciência de que na imperfeição existem lições valiosas que nos tornam humanos e que servem para aprender e melhorar.

A agressividade humana nas frases de Stephen Hawking

“O erro humano que eu mais gostaria de corrigir é a agressão. Pode ter sido uma vantagem de sobrevivência nos dias dos homens das cavernas, para obter mais alimento, território ou um companheiro para se reproduzir, mas agora ameaça destruir a todos nós”.

Um dos maiores medos de Stephen Hawking sempre foi o medo da autodestruição. Assim como aconteceu com a chegada dos europeus na América, o cientista temia a tendência humana à agressividade e à agressão, principalmente dos poderosos sobre os menos poderosos.

Hawking sempre alertou para o perigo que a humanidade corre se não corrigir essa tendência, que é certamente inata e necessária há milhares de anos, mas que começa a se tornar cada vez mais perigosa, já que as armas com as quais agridem são cada dia mais poderosas e destrutivas.

A perfeição

“O universo não permite a perfeição”.

Para Hawking, buscar a perfeição era simplesmente absurdo. Vivemos em um universo imperfeito e somos filhos desse universo. Então, de que adianta procurar algo que não existe? Especialmente quando pode se tornar uma fonte de ansiedade ou limitação.

A liberdade

“Embora eu não consiga me mexer e precise falar através de um computador, em minha mente, eu sou livre”.

Assim como outras mentes interessantes do século XX, como Nelson Mandela, Stephen Hawking também alcançou a liberdade. Enquanto ele estava confinado a uma cadeira de rodas, assim como Mandela estava em uma cela há anos, sua mente fluía com total brilho. Lá, ninguém podia entrar, exceto ele, porque apenas o pensamento o fez realmente livre.

Stephen Hawking dando aula

A importância do conhecimento nas frases de Stephen Hawking

“Me surpreende o desinteresse por coisas como a física, o espaço, o universo e a filosofia da nossa existência, nosso propósito, nosso destino final. É um mundo louco. Seja curioso. “

Hawking foi uma pessoa que buscou conhecimento durante toda a sua vida. Quando respondia a uma pergunta, fazia outra que não tinha resposta e investigava. Assim, ele aconselhava os outros. Vivemos em um mundo cheio de perguntas e, ao tentarmos respondê-las, elas darão lugar a outras ainda mais emocionantes. Ele defendia, acima de tudo, a curiosidade humana.

Assim era o brilho de uma das grandes mentes do século XX. Essas frases de Stephen Hawking definem parte do pensamento de uma pessoa que, embora confinada a uma cadeira de rodas desde muito jovem, nunca parou de se mover. Jamais deixou de viver, nunca pensou que suas limitações eram um obstáculo para o mundo permanecer ao seu alcance.