5 frases de Tácito

fevereiro 3, 2020
As frases de Tácito nos propõem uma viagem ao mundo clássico por meio de uma mente brilhante. Hoje, vamos conhecer um pouco melhor o legado deste curioso político através das suas palavras...

Ler as frases de Tácito é fazer uma viagem ao mundo clássico. Não se sabe muito sobre a vida deste romano, mas ele teve uma carreira política brilhante na qual chegou a ser cônsul.

Caio Cornélio Tácito foi um político e historiador da Roma antiga, cuja obra literária foi abundante, embora não tenha chegado completa aos nossos dias. De acordo com o que conhecemos, sabemos que se trata de um pensador interessante com ideias muito particulares.

Cidade de Roma

Quem foi Tácito?

Acredita-se que este historiador e cônsul romano tenha nascido em Roma no ano 55d.C. Foi um escritor prolífico, autor de obras como Agrícola, biografia dedicada a seu sogro, Cneo Julio Agrícola, general romano que lutou na Grã Bretanha.

Em seu legado, cabe destacar Anais, obra na qual ele conta a história dos imperadores da dinastia de Julio-Claudio desde Tibério. Também se destaca Histórias, dedicada à dinastia flaviana.

Estas obras representam uma recriação de um período conturbado de Roma. Elas oferecem retratos impecáveis que nos permitem conhecer melhor um dos maiores impérios do mundo clássico e da história da civilização humana.

Através das obras de Tácito, podemos conhecer os grandes personagens do seu tempo, com suas forças e fraquezas. Tudo isso exaltando a maior glória de Roma, já que o autor mostra em seus textos uma certa nostalgia pela grandeza do império e da República.

Frases de Tácito

Agora, vamos viajar para a Roma antiga através das frases de Tácito. Em cada uma das suas sentenças, também podemos apreciar pequenas pílulas de sabedoria graças ao talento deste biógrafo e escritor do mundo clássico.

O poder

“O poder obtido por meios culpáveis nunca foi exercido com bons propósitos”.

Como comentamos, Tácito era um nostálgico da República. Frases como essa denotam sua nostalgia, demonstrando que, quando se chega ao poder através de meios não lícitos e legais, raramente isso ocorrerá com uma finalidade honesta em prol dos cidadãos.

A dignidade

“Uma morte honrosa é preferível a uma vida vergonhosa”. 

A dignidade e a honra eram valores importantes na Roma antiga. Na verdade, ainda deveriam ser hoje em dia. Nesse caso, podemos dizer que Tácito valorizava aquelas pessoas justas em seus atos e em seu dia a dia, diferentemente de outras que baseiam suas atitudes e ações em fins que justificam os meios, ainda que não sejam éticos.

A educação e as leis nas frases de Tácito

“Um Estado corrompido dita muitíssimas leis”.

A educação como elemento fundamental sempre foi um tema presente como preocupação social. No entanto, quando ela não existe, ou simplesmente é deficiente, o interesse pessoal e a instrumentalização do fraco começam a ganhar protagonismo.

Assim, diante da falta de educação, tanto o Estado quando os cidadãos representados acabam por precisar de um grande número de leis reguladoras. Isso se deve, em parte, à falta de bom senso, empatia, generosidade e solidariedade. A falta de ética e de moralidade faz com que seja necessário regular tudo, seja por interesse, para proteger os mais fracos, para favorecer os mais endinheirados…

O que está por vir

“Todo desconhecido é tido como maravilhoso”.

Esta frase lembra um ditado popular: “Mais vale o mau conhecido do que o bom por conhecer”. Não se pode generalizar, mas é evidente que nem tudo que está por vir será tão bom assim, assim como nem tudo que vivemos no presente é tão ruim quanto às vezes podemos pensar.

Na realidade, o sentido dessa frase de Tácito pode ser encontrado no senso comum. Nem tudo que está para chegar será maravilhoso, por isso é melhor viver o presente e não sonhar constantemente com o que nos espera no futuro.

Céu com nuvens de interrogação

As críticas nas frases de Tácito

“Quem se irrita com as críticas reconhece que elas eram merecidas”.

Outra frase que pode encontrar seu equivalente no refrão: “Não ofende quem quer, e sim quem pode”. Talvez, se uma crítica o incomoda muito, seja porque ela diz algo verdadeiro sobre você.

Estas frases de Tácito estão repletas de conhecimento, de respeito e de anos de pensamentos e reflexões. Sempre é bom se aproximar dos sábios de outrora, pois somente conhecendo o passado podemos viver o presente e melhorar o futuro.