4 frases de Tales de Mileto sobre o universo para refletir

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Essas questões filosóficas míticas foram pronunciadas e ditas pela primeira vez por Tales de Mileto, considerado o fundador da filosofia natural.
4 frases de Tales de Mileto sobre o universo para refletir

Última atualização: 15 Maio, 2021

Hoje vamos expor algumas frases de Tales de Mileto (c. 624 – c. 545 a.C), que fundou a escola jônica de pensadores gregos antigos. Naquela época, ele era conhecido como um dos sete sábios, e até o próprio Aristóteles passou a considerá-lo o fundador da filosofia natural, porque ele foi o primeiro grego a buscar a substância última das coisas, que para Tales de Mileto era a água.

Ele morava em Atenas e, como dizem alguns textos, foi educado por um sacerdote egípcio. Como um homem profundamente envolvido em questões relacionadas à astronomia, forneceu uma série de explicações para eventos cosmológicos, que se revelaram sobrenaturais.

No final, sua abordagem filosófica, na qual tudo relacionado aos fenômenos celestes era questionado, resultou no início da astronomia grega.

Terra vista do espaço

Frases de Tales de Mileto: o filósofo da natureza

As hipóteses de Tales de Mileto eram novas e audaciosas. Conforme refletido na The Internet Encyclopedia of Philosophy (IEP)este filósofo pode ter sido o primeiro a estudar astronomia, o primeiro a prever eclipses solares e o primeiro a definir os solstícios de inverno e verão.

Sem laboratórios, sem pipetas ou quaisquer instrumentos, ele foi o primeiro a se fazer as perguntas fundamentais da humanidade, como ‘Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?’

Desta forma, a seguir entramos na mente deste filósofo chamado “O Sábio Astrônomo”, que nos deixou grandes frases para refletir, meditar e pensar sobre o nosso lugar neste espaço infinito que é o cosmos e a nossa relação íntima com ele:

1. “A água é a natureza de todas as coisas.”

Tales de Mileto disse que nós somos água e viemos da água, porque para ele a água é a própria natureza, a fonte de todas as coisas e o princípio originário, o início do universo. Naquela época, ele acreditava que a Terra era um disco plano que flutuava na água e que o início de todas as coisas era a água (ou seja, tudo vem da água e eventualmente tudo volta para a água). Portanto, ele acreditava que tudo no universo era apenas uma modificação da água.

A água era uma substância material única para ele. Conforme afirmado em um estudo de 2009 sobre a natureza da água denominado The nature of water: Thales’ arkhe, muitas explicações podem ser dadas sobre a importância da água, incluindo seu papel nos processos vivos; para Mileto, Ocean e Thetys foram, na tradição de Homero, os progenitores do mundo.

Até os humanos são 60% de água; o cérebro 70%, o sangue 80% e os pulmões 90%.

2. “O maior é o espaço, porque contém tudo”.

Para Tales, pode ser que o espaço não seja infinito, mas contém tudo o que contém, segundo o filósofo. Ele tentou explicar a estrutura do universo de forma lógica e especificar a ordem e a distância entre a Terra e outras estrelas, como a Lua, o Sol e as estrelas. Para fazer isso, ele fez uso dos resultados da ciência babilônica.

No entanto, muito do seu pensamento estava errado. Ele deu ao universo uma ordem inversa à que realmente possui, entendendo que o Sol está mais longe do que as outras estrelas.

3. “Isole-se em seu mundo interior e reflita sobre o sistema do universo.”

Em consonância com o pensamento anterior, Tales de Mileto também propôs o fato de olharmos para dentro e refletirmos sobre o que somos, ou o que queremos ser, em relação a algo tão imensurável como o universo. Do menor ao mais imenso e inexplicável quanto o cosmos pode se tornar.

Afinal, se o tamanho e a idade do cosmos ultrapassam qualquer compreensão normal do homem, então a que lugar fica relegada a nossa casa minúscula e milimétrica? Qual é o nosso lugar naquele ponto e espaço no meio da vastidão e da eternidade? Perto disso, nossas preocupações e inquietudes diárias podem parecer absurdas. É isso que o astrônomo Carl Sagan propôs.

“O primeiro cientista jônico se chamava Tales… e o mais importante para Tales é que o mundo não foi feito pelos deuses, mas foi o resultado das forças materiais que atuaram na natureza.”
-Carl Sagan-

4. “Nada é mais antigo do que Deus, porque ele nunca foi criado”

A última das frases de Tales de Mileto que selecionamos é mais uma das suas reflexões sobre a criação do universo e sobre a origem de tudo. Aparentemente, conforme declarado no IEP, para Tales, todas as coisas estão cheias de Deus.

A julgar pelo que foi registrado das suas opiniões, ele parece assumir que a alma é, de certo modo, a causa do movimento, já que diz que uma pedra tem alma porque faz o ferro se mover (de 405 a 20-22 ), e alguns pensam que a alma permeia todo o universo, daí talvez venha a opinião de Tales de que tudo está cheio de deuses”, comentou Aristóteles.

Pode interessar a você...
5 frases geniais de Aristóteles
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 frases geniais de Aristóteles

Hoje vamos conhecer algumas frases geniais de Aristóteles. Sem dúvida, ele foi e é um dos filósofos mais importantes da história da civilização hum...