5 impactantes frases sobre a justiça

Existem algumas frases sobre a justiça que são particularmente ilustrativas. Elas nos mostram que a justiça é um conceito complexo e, ao mesmo tempo, determinante. Com certeza, uma pessoa e uma sociedade que são justas também se realizam mais plenamente.
5 impactantes frases sobre a justiça

Última atualização: 26 Julho, 2021

Certas frases sobre a justiça podem nos ajudar a esclarecer o significado desse conceito tão complexo. O que é justo ou não pode ter muitas interpretações e ser sensível a muitas circunstâncias, dependendo da perspectiva adotada.

Ao longo da história, diferentes religiões, filosofias e códigos jurídicos definiram – e propagaram – ideias sobre o que é justo e também sobre o que não é. O propósito comum, entretanto, como se nota em várias frases sobre a justiça, é definir os comportamentos que levam a uma maior harmonia na sociedade.

Foi no Império Romano que esse assunto começou a ser tratado em profundidade. Um dos primeiros juristas da história foi Ulpiano, e uma de suas frases sobre a justiça é a seguinte: “A justiça é a vontade constante e perpétua de dar (conceder) a cada um o seu direito”.

Ele acrescenta que ser justo é “viver honestamente, não machucar ninguém e dar a cada um o que lhe corresponde”. Essa generalização é bastante válida. No entanto, existem outras frases sobre a justiça que nos permitem ampliar o conceito. Confira a seguir algumas delas.

“A verdade nunca prejudica uma causa que é justa”.
-Mahatma Gandhi-

Justiça

1. A justiça e a lei

Essa é uma das frases sobre a justiça que foi escrita por Montesquieu. Diz assim: “Uma coisa não é justa pelo fato de ser lei. Ela deve ser lei porque é justa”. Trata-se de uma afirmação que é problemática em si mesma, mas também muito verdadeira.

A lei nem sempre coincide com a justiça, e esse tem sido um dos grandes gargalos para as sociedades. Levanta o dilema de agir de maneira justa ou cumprir a lei. Essa é a importância de promover e aprovar leis justas e, ao mesmo tempo, denunciar e lutar pela revogação das leis injustas.

2. Uma das frases de Sêneca sobre a justiça

Muitos pensadores romanos refletiram sobre o que é ser justo. Um deles foi Sêneca, um fantástico pensador muito à frente de seu tempo. Uma de suas frases sobre a justiça é a seguinte: Nada se parece tanto com a injustiça quanto a justiça tardia”.

O ponto que ele destaca é essencial, pois para que algo seja justo, deve não só conceder a todos os seus direitos, mas também concedê-los a tempo. Isso não se aplica apenas ao âmbito jurídico ou social, mas também às relações interpessoais e suas vicissitudes.

3. A justiça e o juiz

Francisco de Quevedo tem uma das frases mais contundentes sobre a justiça. Ele afirma: “Menos mal fazem os criminosos do que um juiz ruim”. Ele está absolutamente certo, pois um criminoso causa um dano específico, mas um juiz ruim pode ter influência suficiente para perverter a sociedade como um todo.

Se não se pode confiar nos juízes para que façam justiça, a injustiça se torna lei. Isso também se aplica à vida cotidiana. Às vezes os outros são julgados de forma tão errada e injusta que o erro que podem ter cometido acaba sendo menos prejudicial do que aquele que “faz justiça” ao lhes impor uma determinada pena.

4. O bom e o justo

Victor Hugo nos presenteou com uma frase muito profunda, que é válida nas mais diversas circunstâncias. Ele disse: “Ser bom é fácil, o difícil é ser justo”. Muitas vezes a bondade é confundida com a justiça, quando na verdade eles não são sinônimos.

Infelizmente, há momentos em que a bondade leva à impunidade. Uma falha é perdoada ou esquecida com base na misericórdia. No entanto, isso pode se tornar um precedente inapropriado, que não leva à justiça e esfuma a fronteira entre o que é permitido e o que é proibido.

Oferecer ajuda

5. Uma das frases sobre a justiça e a paz

Curiosamente, a seguinte frase foi dita por um homem de combate, um herói da Segunda Guerra Mundial e um grande militar: Dwight D. Eisenhower. Trata-se de uma afirmação que expressa uma verdade que nunca deveria ser esquecida. Diz assim: “Paz e justiça são as duas faces da mesma moeda.”

A principal função da justiça é manter a paz e a harmonia entre os seres humanos. Para isso, foram criados todos os códigos legais e as normas morais. O objetivo final é garantir uma boa convivência entre os seres humanos. Por isso, onde há justiça há paz, assim como onde reina a injustiça também floresce o conflito.

É preciso honestidade e maturidade para definir o que é justo ou não em cada situação, tarefa que também exige generosidade. Devemos pensar que, até certo ponto, todos nós agimos como juízes, tanto de nós mesmos quanto dos outros. Talvez essas frases sobre a justiça sejam um guia para compreendermos melhor esse conceito, acumulando um maior índice de acerto em sua aplicação.

Pode interessar a você...
O coração da cebola, uma história sobre justiça
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
O coração da cebola, uma história sobre justiça

Esta é uma história sobre a justiça que começou há muitos anos, quando nada tinha nome e as coisas ainda estavam sendo criadas.



  • Rawls, J. (2012). Teoría de la justicia. Fondo de cultura económica.