6 frases reveladoras sobre sexo

As frases sobre sexo que escolhemos apontam para muitos dos debates que temos visto sobre este tema, ao mesmo tempo em que funcionam como uma forma de combater os tabus que sobrevivem até os dias de hoje.
6 frases reveladoras sobre sexo

Última atualização: 30 Abril, 2021

Não é fácil fazer um inventário representativo de frases sobre sexo. Este assunto continua sendo um tabu em muitas sociedades e comunidades. Por isso, quase tudo que se fala sobre sexualidade busca ser transgressor, humorístico ou dissimulado. Além disso, não é um assunto que se discuta com a mesma facilidade com que podemos falar de outros temas.

Muitas pessoas entendem que falar sobre sexo é entrar em um território íntimo e que, ao fazê-lo, aceleram o caminho para esse espaço oculto. Além disso, isso pode acontecer de forma abstrata, ou seja, as pessoas não falam das histórias pessoais, comentam sobre o que já ouviram falar.

Por outro lado, o sexo está ligado a um prazer proibido por várias correntes religiosas. Essas correntes defendem há séculos que a sexualidade deve ser reduzida ao contexto do casal e ter uma finalidade meramente reprodutiva. Fora dessa concepção, a sexualidade seria uma perversão, um desvio digno de censura e punição.

“Sexo sem amor é tão vazio e ridículo quanto amor sem sexo”.
– Hunter S. Thompson –

Casal se beijando na cama

1. O sexo no Gênesis

Esta é uma daquelas frases sobre sexo que se refere precisamente à sua relação com a religião. Foi elaborada pelo escritor Cesare Pavese e diz o seguinte: “Se o sexo não fosse a coisa mais importante da vida, o Gênesis não começaria por aí”.

Na verdade, de acordo com o livro do Gênesis, o primeiro pecado do ser humano foi ter relações sexuais, o famoso “fruto proibido” que lhe rendeu a condenação eterna – curiosamente, primeiro para Eva, depois para Adão e, por extensão, para toda a humanidade. Como não gerar tabus contra o sexo, se ele foi proclamado um “pecado” na própria origem da história sagrada?

2. Uma das frases mais lúcidas sobre o sexo

Esta é uma frase de Dante Alighieri, que não era exatamente agnóstico ou ateu. Na verdade, a sua obra mais conhecida, A Divina Comédia, é uma alegoria sobre os diversos estados pelos quais a alma humana passa após a morte.

Dante, no entanto, tinha uma visão mais humana sobre a sexualidade. A este respeito, disse: “A luxúria merece ser tratada com misericórdia e perdão quando é exercida para aprender a amar”. Assim, ele não via o sexo como um pecado a ser condenado, mas como uma forma de aprendizado.

3. A sexualidade das mulheres

Esta é uma das poucas frases sobre sexo escritas por uma mulher, a escritora chilena Isabel Allende. Ela disse: “Para as mulheres, o melhor afrodisíaco são as palavras. O ponto G está nos ouvidos, e quem o procurar mais abaixo estará perdendo tempo”.

Praticamente somente no século 20 se começou a falar de uma sexualidade feminina diferenciada. Allende sintetiza o que estudiosos e intelectuais já verificaram: a sexualidade feminina tem mais a ver com o erotismo do que com a genitália.

4. Obsessão e realidade

Esta é uma daquelas frases sobre sexo que parece uma piada, mas que contém uma grande verdade oculta. Também foi dita por uma mulher, Marlene Dietrich, e aponta o seguinte: “O sexo na América é uma obsessão. Em outras partes do mundo, um fato”.

Ela faz referência a um país específico. O interessante é que ela associa a repressão à obsessão. Aqueles que estão mais preocupados com a questão do sexo são, provavelmente, aqueles que menos o praticam: esse é o grande paradoxo.

5. Atos não naturais

O autor desta frase sobre sexo não é conhecido, mas obviamente é alguém astuto, embora não deixe de causar polêmica. O nosso autor anônimo diz que: “O único ato sexual não natural é aquele que não pode ser feito”.

Se falarmos do campo puramente biológico, o autor está absolutamente certo. O ser humano é natureza e, portanto, não pode fazer algo que não seja natural. Do ponto de vista social, existem ações que violam os pactos mínimos de convivência e ordem cultura, como o assédio e o estupro.

6. Ternura e força

Esta é uma bela frase sobre sexo, que se afasta do debate sobre se ele é “bom” ou “ruim” e, em vez disso, o vincula diretamente ao amor e à ternura. Oscar Wilde disse: “Na arte, assim como no amor, a ternura é o que dá força”.

Casal abraçado na cama

Essa frase inclui tanto amor físico quanto amor sentimental. Não é a virulência ou a intensidade que dá força à sexualidade, mas a ternura. É aquele toque de ternura que torna a relação entre os amantes mais próxima e duradoura.

Certamente muitas frases sobre sexo que podem nos ensinar algo foram deixadas de fora. Estas, no entanto, são engenhosas e profundas o suficiente para nos convidar a refletir. De qualquer forma, a questão central sobre o assunto permanece no ar: por que permitir que o sexo continue sendo um tabu?

Pode interessar a você...
O sexo na mulher: o cérebro relaxado abaixo da cintura
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
O sexo na mulher: o cérebro relaxado abaixo da cintura

O sexo para as mulheres é sempre mais complicado, mas muitas vezes não entendemos o por uê. Nesse artigo tentamos explicar o assunto. Confira!



  • Soler, C. (2000). La maldición sobre el sexo. Ediciones Manantial.