Um homem e uma mulher podem ser apenas amigos?

Um homem e uma mulher podem ser apenas amigos?

22, setembro 2015 em Curiosidades 4 Compartilhados
Um homem e uma mulher podem ser apenas amigos?

Mais de 20 anos já se passaram desde o lançamento da famosa comédia romântica “Harry e Sally: Feitos um Para o Outro”. Este filme é sempre lembrado por ter colocado, mais uma vez, a pergunta em foco: “Um homem e uma mulher podem ser apenas amigos?”

Há quem diga que não, que homens e mulheres (heterossexuais) nunca poderão ser verdadeiramente amigos. E que a culpa é dos hormônios… qual a sua experiência em relação a amizade entre os sexos? A resposta depende dos olhos de quem vê.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Social and Personal Relationships e dirigido por April Bleske-Rechek (professora de Psicologia da Universidade de Wisconsin-Eau Claire) em 2012, os homens percebem possibilidades românticas com suas amigas mais frequentemente do que as mulheres com os seus amigos. O estudo também revelou que homens mostram o mesmo nível de atração ou de desejo de formar um relacionamento romântico com suas amigas, não importando se eles já estão ou não envolvidos em um relacionamento com outra pessoa.

O que o estudo quer dizer com isso? Que homens e mulheres avaliam as suas relações com pessoas do sexo oposto de maneiras muito diferentes. De acordo com a pesquisa, na tradicional amizade entre um homem e uma mulher, o homem estima excessivamente o nível de atração que sua amiga sente por ele. E, por outro lado, as mulheres subestimaram o nível de atração que o amigo tem em relação a elas. Então, os homens tendem a pensar que “com certeza minha amiga quer mais do que uma amizade platônica” e as mulheres tendem a pensar “Oh não, não pense em mim assim”.

Estas visões tão diferentes da mesma situação seriam a fonte de tantos mal-entendidos e, quem sabe, a razão pela qual tantas mulheres – involuntariamente – dão “falsas esperanças” para os seus amigos.

Um fator que possivelmente contribui para essa margem de erro é o medo e a inclinação das mulheres para esconder as coisas. No estudo foi assegurado aos participantes que suas respostas seriam confidenciais e anônimas. Além disso, antes de preencher o questionário, os casais de amigos fizeram a promessa de não mencionarem suas respostas depois que o estudo terminasse. Presume-se que, em nome da ciência, todos os participantes foram completamente honestos; no entanto, deve-se reconhecer algum grau de vergonha em admitir a terceiros que existe uma certa atração em relação ao seu amigo ou amiga, principalmente quando se percebe que não se é correspondido. Obviamente, o orgulho e a timidez podem afetar a maneira como alguém responde ao questionário.

Curiosamente, parece que o estudo mencionado acima (dirigido por April Bleske-Rechek), até o momento, foi o único realizado sobre este assunto. No entanto, Jesse Budd e Patrick Romero, dois jovens cineastas, chegaram à mesma conclusão: homens e mulheres não podem ser apenas amigos. Eles se propuseram a gravar um vídeo mostrando a veracidade de seus argumentos.

Embora, é claro, estarem longe de seguir um método rigoroso, o objetivo era simplesmente documentar uma pesquisa informal entre estudantes universitários. Foi engraçado observar como as meninas, já a princípio, começaram a dizer que sim, é possível ser apenas amigos. Mas quando elas foram perguntadas se seus amigos se sentiam atraídos por elas, elas ficaram vermelhas e admitiram que provavelmente sim. Então, na realidade, a amizade não é puramente platônica.

A verdade é que parece que homens e mulheres precisam ajustar o modo de pensar e agir para alcançar uma amizade verdadeiramente sincera e duradoura com alguém do sexo oposto.

Seria interessante ver como evoluem as teorias em relação a esta questão e como o passar do tempo afeta as conclusões até então definidas como certas. Que mais pesquisas possam ser feitas para estudar as amizades entre as pessoas do sexo oposto.

Imagem cortesia de Kevin Conor Keller

Recomendados para você