Iniciativa trabalhista: 7 estratégias para desenvolvê-la

Pessoas proativas, decididas e flexíveis são muito valorizadas pelas empresas. Mas como desenvolver a iniciativa trabalhista? Confira!
Iniciativa trabalhista: 7 estratégias para desenvolvê-la
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 21 dezembro, 2023

Quais qualidades você acha que uma pessoa precisa para desempenhar em um trabalho? Tudo depende do trabalho específico, mas você provavelmente acha que ela precisa ser responsável, flexível e meticulosa. Isso é verdade, porém o panorama da sociedade e das empresas mudou, e não basta mais ser um funcionário eficiente. Existe uma característica que pode nos destacar, e é a iniciativa trabalhista.

Essa competência profissional é uma das mais exigidas pelas organizações devido aos benefícios que traz. Uma pessoa com iniciativa trabalhista, além de outros fatores, tende a se sentir mais motivada e comprometida com o trabalho, por isso é um grande trunfo na hora de inovar e propor melhorias nos processos internos.

Mas o que é exatamente a iniciativa trabalhista? O que podemos fazer para desenvolvê-la? Falaremos sobre isso abaixo.

garota em uma entrevista
A iniciativa trabalhista é um ponto levado em consideração nas entrevistas de seleção.

A iniciativa trabalhista: uma competência do século XXI

Para entender a importância da iniciativa trabalhista, temos que olhar para o mercado de trabalho atual. Na era industrial, as tarefas eram mais monótonas e repetitivas, exigindo rigor e precisão, mas não tanta curiosidade e criatividade. Hoje em dia, a globalização e os avanços tecnológicos nos colocam perante um panorama muito diferente em que as soft skills são fundamentais.

Os trabalhadores são obrigados a contribuir com o que não pode ser mecanizado, como resiliência, trabalho em equipe, empatia ou capacidade de adaptação. E, claro, a iniciativa trabalhista. Essa qualidade é entendida como a vontade de propor e desenvolver mudanças, melhorias ou adaptações que tenham um impacto positivo nos processos, dinâmicas ou resultados da organização.

É a capacidade de observar o ambiente e apontar o que pode ser feito para se diferenciar da concorrência, otimizar os processos de trabalho ou melhorar a motivação e o ambiente de trabalho. Ter iniciativa não consiste apenas em propor novos produtos ou serviços, mas também em ter uma visão global que permite detectar onde e como intervir para alcançar o progresso.

Dicas para desenvolver a iniciativa trabalhista

A iniciativa trabalhista dos empregados favorece as organizações porque permite que elas se reinventem, avancem e obtenham melhores resultados, mas também é positiva para a pessoa, pois ela se sentirá mais útil, valiosa, motivada e satisfeita no seu dia a dia de trabalho. No entanto, deve-se lembrar que é algo para o qual não estamos preparados.

A escola tradicional nos incita a sermos sujeitos passivos, receptores de informações e ordens. Desde cedo aprendemos a cumprir o que é justo e necessário, mas o pensamento crítico, a curiosidade ou a iniciativa não foram estimulados em nós. Portanto, como adultos, pode ser difícil para nós implementar essas habilidades no ambiente de trabalho. No entanto, podemos melhorar isso seguindo algumas etapas:

Não se contente em cumprir

Sabemos que em um trabalho somos pagos para realizar uma série de tarefas fixas, mas isso não significa que devemos nos contentar em “cumprir a cota”. Encontre uma maneira de melhorar a qualidade de seus resultados e tornar o processo mais fácil e agradável para você.

Pequenas mudanças que visam melhorar o ambiente de trabalho ou tornar a forma de trabalhar mais simples e eficiente podem fazer a diferença. Portanto, não fique estagnado e adote uma disposição de observação para detectar o que pode ser melhorado.

Tenha uma atitude proativa

A iniciativa trabalhista se torna altamente relevante em tempos difíceis. Em vez de lamentar, reclamar ou nos desmotivar, nos leva a ser resilientes e flexíveis, a colaborar e buscar soluções.

Essa atitude é muito valorizada por chefes e colegas, pois contribui para o bem comum e favorece um bom ambiente na organização. Além disso, se você antecipar possíveis problemas e sugerir formas de evitá-los, seu sucesso será ainda maior.

Tente se manter motivado

Os resultados são significativamente melhores quando a pessoa está realmente envolvida com a tarefa e gosta do que faz. Por isso, é importante cuidar do seu humor e saber regular suas emoções para se manter motivado.

Nem todos os dias nos sentimos igualmente inspirados, mas podemos encontrar uma forma de fazer com que essa tarefa que já se torna repetitiva e monótona tenha um incentivo e nos enriqueça a nível pessoal. Aumentar o nível de dificuldade ou implementar certas mudanças pode ser o desafio que precisamos para continuar sendo ativos e envolvidos em nosso trabalho.

Perca o medo da rejeição

A iniciativa laboral exige a coragem de propor, sugerir e participar. Ter voz própria e fazê-la ser ouvida nem sempre é tão fácil, já que a maioria de nós foi ensinada a seguir ordens e tomar cuidado para não tomar nenhuma iniciativa. No entanto, perder o medo da rejeição permitirá que você ofereça aquele feedback que a empresa pode precisar melhorar. Todos nós temos comentários e opiniões interessantes para contribuir.

Observe sua atitude

Quando fazemos parte de uma organização, não contribuímos apenas com nosso trabalho físico, criativo ou intelectual, também contribuímos (positiva ou negativamente) com nossa energia e atitude.

Uma pessoa positiva, gentil, empática e colaborativa é de grande valia em uma equipe de trabalho, pois espalha entusiasmo e cria um ambiente agradável. Portanto, trabalhar esses pontos fortes pessoais pode ser uma boa decisão.

Mostre uma boa disposição

Existem muitas oportunidades nas quais podemos mostrar iniciativa. Por exemplo, quando são necessários voluntários para um projeto, ou simplesmente oferecendo nossa ajuda ou enfatizando que estamos dispostos a colaborar em tarefas que não necessariamente fazem parte do nosso trabalho normal. Isso pode abrir portas para promoções e nos ajudar a melhorar o relacionamento com os colegas, além de nos permitir desenvolver novas habilidades e ampliar conhecimentos.

Valorize seu trabalho

Por fim, como você pode ver, a iniciativa trabalhista exige dar um extra do que comumente se espera de nós. Uma energia extra, tempo ou esforço. Isso não necessariamente é executado em busca de uma recompensa específica, mas é importante saber valorizar o nosso trabalho e tudo o que contribuímos e podemos contribuir para a organização.

Se não valorizamos esse compromisso, se não o tornamos perceptível, podemos cair na frustração e na insatisfação. Portanto, obter o reconhecimento também faz parte do processo.

Chefe grato com seu empregado
A iniciativa trabalhista também é valorizar o que fazemos no trabalho, o que contribuímos e nos esforçamos.

Empresas e organizações também influenciam a iniciativa trabalhista

As orientações acima são dirigidas a pessoas de um determinado nível, para que possam, com os seus comportamentos e atitudes, mostrar mais iniciativa. No entanto, é importante lembrar que nem todos os ambientes são propícios para que essa qualidade seja cultivada. As empresas devem estar abertas à opinião dos seus trabalhadores, devem ouvir a sua voz e dar espaço às suas ideias e sugestões.

Além disso, é importante que consigam incentivar e motivar suas equipes, que ofereçam oportunidades promocionais e planos de recompensa. Caso contrário, se a disposição for unilateral, não irá longe. Fazer um esforço extra em um ambiente que não o valoriza não é agradável para ninguém. No entanto, desenvolver sua iniciativa trabalhista permitirá que você aumente sua autoconfiança e, talvez, busque ou crie novas oportunidades para si mesmo nas quais possa continuar crescendo profissionalmente.


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