Insônia: um sinal de alarme – A mente é maravilhosa

Insônia: um sinal de alarme

janeiro 1, 2016 em Psicologia 3 Compartilhados
Como lidar com a insônia

Uma das experiências mais desagradáveis que podemos ter é revirar na cama sem conseguir dormir. Infelizmente, cada vez menos pessoas conseguem dormir o “sono dos justos”: aquela noite de sono tranquila que só termina na manhã seguinte.

Atualmente contamos com várias alternativas para acabar com a insônia. Pode ser uma simples água com açúcar ou sofisticados soníferos produzidos pela indústria farmacêutica.

Embora a insônia seja relativamente comum, não podemos dizer que é “normal”. Normalmente, não é um problema grave, mas pode transformar-se em um grande desafio.

A insônia é um sintoma e não uma doença

A insônia é basicamente um sintoma de todas as doenças mentais e emocionais que sofremos. No entanto, sofrer de insônia não é um fator que indique um problema grave que precisa de tratamento.

Vamos por partes: a insônia é um sintoma. Isto quer dizer que ela não é um problema, mas é o reflexo de um outro problema que está além dela.

noite-estrelada

O que define a insônia é uma dificuldade para conseguir o relaxamento necessário que conduz ao sono profundo. Essa dificuldade pode estar relacionada a vários fatores, que podem ser problemas físicos e até mesmo doenças mentais graves.

Às vezes, a dificuldade para dormir é o resultado de um simples jantar. Se você comer tarde demais ou consumir alimentos difíceis de digerir, é provável que não consiga dormir profundamente. O corpo está focado em evitar uma indigestão e não em descansar.

Nesse caso a insônia é incidental, ou seja, é um fato isolado e, portanto, não há motivo para preocupação.

Mas, quando a dificuldade para dormir se torna rotineira e não conseguimos encontrar a causa, existem motivos para levar isso a sério. Nesse caso, não estamos falando de um simples sintoma, mas da ponta do iceberg de um problema mais grave.

Analisando a insônia

Utiliza-se a palavra insônia para várias situações:

– Quando não conseguimos dormir e passamos a noite em claro.

– Quando dormimos, acordamos de repente, e mesmo cansados não conseguimos voltar a dormir.

– Quando dormimos de forma intermitente, ou seja, entramos em um processo de dormir e acordar a noite toda.

O que é comum em todas essas situações é a resistência ao sono. Do ponto de vista psicanalítico, podemos dizer que é um medo de sonhar.

Superar a insônia

No sonho, desaparece grande parte da censura imposta pela razão. Nele podem ocorrer fatos ilógicos e estranhos que, quando analisados, revelam verdades ocultas dos seres humanos.

Nos sonhos, perdemos o controle sobre a nossa mente e podem emergir realidades assustadoras ou desconfortáveis.

A insônia é um indicador de que existe uma verdade oculta que não queremos admitir. Tememos que ela se revele durante o sono e por isso suprimimos o ato de dormir.

A insônia pura não precisa de razões; aparece em qualquer momento e sem qualquer motivo. Ela esconde tanto a revelação de algo que o preocupa ou um estado mental ou emocional alterado.

Seja qual for o caso, quando a insônia se torna crônica, é necessário consultar um especialista. Considere a insônia como um sinal de alarme, que anuncia a presença de um problema que deve ser resolvido imediatamente.

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