Busque a inspiração dentro do seu coração

· abril 25, 2016

Todo mundo precisa de uma motivação para seguir em frente na vida. Se existe uma carência dos fatores chave que nos ajudam a nos manter focados nas metas e nos objetivos do futuro, é complicado conseguir encontrar o caminho correto que nos leve ao sucesso e à felicidade. Principalmente se neste dia a motivação não estiver ao seu lado.

No caminho, as pessoas podem se deparar com muitos desafios, altos e baixos, fracassos e momentos complicados que nos fazem sentir que as forças nos abandonam e que a motivação e a força para seguir adiante começam a desvanecer.

“Caminhante, não há caminho. O caminho é feito ao andar.”
-Antonio Machado-

A quantidade de estresse que vivemos nesta sociedade, a mochila emocional que carregamos nas costas ou os contratempos podem nos fazer desviar do nosso bem-estar emocional… mas tudo isso não deixa de ser, ao mesmo tempo, uma parte indispensável da nossa viagem. Lembre-se de que tanto as circunstâncias positivas quanto as negativas nos fazem ser quem somos hoje.

Mulher olhando o horizonte

É nestes momentos difíceis, quando sentimos falta de uma inspiração, que unimos força para nos salvarmos. No entanto, como diria Picasso, a inspiração evapora assim como chega até nós, mas tem que nos encontrar trabalhando. É a única forma de seduzi-la e fazer com que ela fique ao nosso lado.

Olhe no seu interior para descobrir o que você quer

Para poder saber qual caminho você quer seguir, não se deve deixar que os outros marquem o trajeto da sua vida. Depois de recolher todas as informações do exterior que achar necessárias, você deve ser capaz de olhar para dentro de si mesmo para descobrir quais são as suas paixões. A paixão é a companheira perfeita da inspiração; persiga-a até encontrar e agarre-a sem hesitar.

Para conseguir essa inspiração necessária que estimule a sua motivação, você só tem que sentar e fazer uma lista das suas paixões. É importante ser sincero consigo mesmo, pois à medida que vai escrevendo, você se dará conta de até onde quer ir.

Assim que tiver uma ideia clara do que quer alcançar, não se imponha limites e lembre-se de que se realmente quiser conseguir alguma coisa, você só terá que buscar os meios necessários para isso. Com motivação e inspiração suficientes, realizar os seus sonhos não será um problema para você.

“Considere as dificuldades como trampolins para uma vida melhor.”
-Ludwig van Beethoven-

Conhecer as suas paixões e ser fiel a elas é uma das melhores maneiras de sobreviver às etapas mais difíceis. Inclusive nos momentos em que você acha que está tudo muito escuro, poderá ver o eco da luz no horizonte.

Pense em quais são as suas ações para melhorar hoje

Pense nesta ideia. O medo é uma emoção reativa: aparece frente a um estímulo, quer seja real ou imaginário. Confrontados com esta reação, temos a possibilidade de realizar uma ação consecutiva que nos devolva o equilíbrio. Se a ameaça é um crocodilo, sair correndo provavelmente não é o que vai salvar a nossa vida; mas se é uma entrevista de emprego, não é fugir e nem começar uma briga que vai nos ajudar a conquistar a vaga.

Frente ao medo gerado por situações como a da entrevista, a nossa ação posterior é muito importante. Aquela que nos tranquiliza, nos acalma, baixa a nossa frequência cardíaca e nos coloca no melhor ponto de partida. Que evita que saiamos da sala de espera, que nos esqueçamos de fechar a porta ao entrar, que elimina os tremores da mão quando a levantamos e que facilita com que sentemos de maneira confortável e descontraída.

“A inspiração existe, mas ela tem que te encontrar trabalhando.”
-Pablo Picasso-

Quando você se concentra nas ações que bloqueiam as emoções negativas, vai notar o quanto o seu grau de controle aumenta e o quanto, pouco a pouco, você será mais você em situações que anteriormente interpretava como sendo potencialmente ameaçadoras.

Não se esqueça de que seus sonhos e suas memórias são seus guias

apanhador-de-sonhos

Uma das melhores maneiras de encontrar a inspiração e a satisfação pessoal é prestando atenção nos seus sonhos. Pense no que você sonha a cada noite e naquilo que você quer conseguir. Dê importância às suas memórias e fale sobre todas elas para que, gradualmente, você seja capaz de dar o primeiro passo até chegar onde realmente tem que estar.

“Não podemos ficar à espera da inspiração. Temos que ir atrás dela.”
– Jack London-

Dentro do seu coração está a chave da felicidade; essa chave abrirá a caixa da inspiração onde estão todas as suas paixões: liberte-as. Não permita que fatores externos ou que outras pessoas que não estejam no seu lugar digam o que você deve fazer ou como deve fazer. É o seu desafio, a sua responsabilidade, e de ninguém mais.

Por: María Jose Roldan.