Inteligência artificial e beleza segundo Kant

O desenvolvimento da inteligência artificial no campo da arte levanta a questão de saber se é possível que os algoritmos compreendam a beleza. O que Kant pensaria sobre isso?
Inteligência artificial e beleza segundo Kant
Matias Rizzuto

Escrito e verificado por o filósofo Matias Rizzuto.

Última atualização: 15 maio, 2023

Nos últimos tempos, a inteligência artificial fez avanços significativos que ultrapassaram as portas dos laboratórios. Modelos generativos fazem composições artísticas com mérito suficiente para ter valor de mercado e serem consideradas belas. Isso abriu o debate sobre se o que é feito pelos sistemas de inteligência artificial é ou não arte, se eles podem ou não conhecer a beleza.

Historicamente, a filosofia tentou responder à pergunta: o que é beleza? Muitos refletiram sobre o que é belo; e há diferentes pontos de vista sobre isso. No artigo a seguir veremos quais ferramentas conceituais o filósofo Immanuel Kant nos oferece para diferenciar a arte mecânica da arte plástica.

Obra de arte com a cara de da vinci
A beleza é um sentimento subjetivo que busca ser universalizável.

O que é beleza para Kant?

Muitas vezes, quando consideramos um objeto, seja uma obra de arte, uma flor ou uma paisagem, e o julgamos esteticamente, nos referimos a ele como belo. Porém, para Kant, a beleza não faz parte dos objetos, mas sim um sentimento experimentado pelos sujeitos. O que percebemos como belo gera em nós um jogo livre entre a imaginação e a compreensão que nos faz sentir prazer ao contemplá-lo.

Ao contrário do gosto, que pode ser inteiramente subjetivo, a beleza afirma ser universal. Quando provamos um prato de comida e dizemos que gostamos, não acreditamos que esse julgamento deva ser aceito por todos os seres capazes de degustar alimentos. No entanto, Kant pensa que quando julgamos algo tão belo, sim.

Para Kant, a beleza é um sentimento subjetivo que busca ser universalizável. Quando dizemos que gostamos de algo, não pensamos que todos devam compartilhar do nosso gosto, mas quando dizemos que algo é bonito, projetamos a ideia de que nosso julgamento é universal.

A beleza e a sensação de prazer desinteressado

Como a beleza surge de um sentimento em nós, ela não pode depender de nosso interesse na existência do objeto. Suponha que um botânico observe uma flor. Seu interesse será estudar as propriedades desse objeto. Com certeza ele concluirá que a flor funciona como órgão reprodutor das plantas. No entanto, nada pode saber sobre a natureza de sua beleza.

Por esta razão, Kant sustenta que os juízos estéticos dependem da relação entre a existência do objeto e a inclinação produzida em nosso estado de espírito, mas não implicam um interesse pelo objeto. O fato de os julgamentos serem desinteressados significa que não há nenhuma condição pessoal que influencie nossos critérios.

Suponha que somos juízes em um concurso de arte em que um dos participantes é um parente. Para que nosso julgamento seja puro, não devemos considerar as obras de arte feitas por nosso parente por causa do vínculo com ele. Certamente queremos que ele tenha sucesso, que ganhe o concurso, que suas obras sejam famosas, mas esses interesses nada têm a ver com julgamento estético. A satisfação que experimento diante do belo deve ter um completo desinteresse por sua existência.

A beleza da arte e da natureza

Segundo Kant, podemos encontrar coisas belas tanto na natureza quanto nas criações artísticas. A beleza das flores e das paisagens constituem a beleza natural. Mas, como vimos, não há nada no objeto que possa ser considerado belo; O belo não cumpre uma função objetiva. Kant diz que não podemos pressupor uma finalidade no belo, devemos considerá-lo como uma finalidade sem fim.

A beleza na arte deve atender aos mesmos requisitos que a beleza na natureza. O artista não deve buscar agradar o público ou se conformar a qualquer regra. Para Kant, quem atende a esse critério é o gênio. Esse é quem dá as regras à arte, quem consegue se expressar da mesma forma que a natureza. Pelo contrário, a arte mecânica centra-se na técnica e na repetição, na busca de regras e padrões.

Beleza e inteligência artificial

Nos últimos anos, assistimos ao advento de modelos de inteligência artificial que criam todo tipo de material estético, muitas vezes indistinguível daquele feito por seres humanos. A inteligência artificial compõe obras musicais completamente novas baseadas nos estilos de Bach ou The Beatles, bem como pinturas baseadas no estilo de pintores famosos.

É claro que o que a inteligência artificial não pode fazer é inovar no estilo que tenta criar. Você pode compor como Bach ou pintar como Picasso, mas no momento não pode criar novos estilos. O que eles conseguem é identificar os padrões que fazem uma obra produzir um certo estado de espírito em nós. No entanto, podemos qualificar essas obras como belas? Como podemos pensar a relação entre inteligência artificial e beleza segundo Kant?

O que Kant pensaria sobre a beleza criada pela inteligência artificial?

Embora ainda não saibamos qual será o futuro da inteligência artificial, no momento ela só é capaz de aplicar ou aprender regras. Por outro lado, embora a inteligência artificial possa reconhecer sentimentos ou imitar certas emoções, ela não possui estados mentais que possam ser classificados como sentimentos. O ponto de vista da máquina pode ser descrito por meio de leis; portanto, é puramente objetivo.

Nesse sentido, se aceitarmos a teoria kantiana da beleza, seria difícil afirmar que um modelo de inteligência artificial pudesse conhecer a beleza. A beleza não é uma propriedade objetiva, mas um sentimento subjetivo que pressupõe a capacidade do ser humano de experimentar algo tão belo por meio da sensação de prazer desinteressado. Por outro lado, não pode haver nenhum tipo de regra que determine o que é beleza. Portanto, a inteligência artificial seria incapaz de ter uma experiência estética ou julgamento de gosto.

Nada nos impede de fornecer aos modelos de inteligência artificial algum suporte físico que se assemelhe à nossa maneira de sentir no futuro. Há quem acredite que a simulação de um equilíbrio homeostático semelhante ao nosso poderia servir de base para a criação de proto-sentimentos nas máquinas. No entanto, estamos muito longe de afirmar essa possibilidade.

robô humanizado
A inteligência artificial pode encontrar padrões e reproduzi-los, mas não pode experimentar a sensação de beleza.

Outras teorias sobre a beleza

Existem outras abordagens sobre o conhecimento do belo que poderiam se encaixar na ideia de que um modelo algorítmico pode entender a beleza. Por exemplo, para Hume, nosso conhecimento do belo surge por meio de um conjunto de regras derivadas da experiência. Isso nos permitiria afirmar que a inteligência artificial pode ter algum conhecimento da beleza, pelo menos em um sentido empírico.

A comparação dos objetos considerados belos pelos humanos e o reconhecimento dos padrões que os fundamentam dá origem à criação de obras dignas de admiração. No entanto, essa forma de beleza está longe do que Kant acreditava que devemos considerar para julgar algo como belo.


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