A leitura também oferece sentido à minha existência

· abril 18, 2016

Eu sou muitas coisas, sou alguém que aprende a viver com humildade e se enriquece a cada dia. Sou também aquela pessoa que caminha por uma caminho complexo chamado existência, tentando aprender com os meus erros, com os meus triunfos…

Sou rodeado pelos meus, aprecio o aqui e agora, dou-me licenças, caprichos e abraço com força a minha realidade, ao mesmo tempo em que uso as minhas noites de leitura para viver outras vidas, para calçar outros sapatos. Porque os livros também fazem parte da minha existência.

A leitura é uma forma de felicidade que está somente ao alcance das mentes mais livres. Aquelas capazes de livrarem-se das suas preocupações diárias para atravessarem a fechadura do conhecimento, da paixão, do deleite e o mais sublime dos mistérios.

Quem ama a leitura adora o cheiro dos livros, e quem gosta de ler sempre encerra com tristeza a última página do exemplar que acaba de terminar. Entretanto, esse sentimento não é permanente, pois para cada história que se encerra existem outras mil nos esperando em páginas compostas por mares de letras.

Você é o conjunto das suas experiências e das suas leituras

jovem lendo em uma xícara

Ainda duvida? Como ávido leitor que você é, sem dúvida deve saber que a sua identidade, a sua personalidade e a sua razão de ser não são forjadas somente pelas suas experiências. As suas horas de leitura também foram lhe esculpindo até formar a pessoa autêntica que é agora.

A leitura é uma mansão com múltiplas janelas. Quem é curioso e atreve-se a aprofundar-se em todas elas para observar com calma obterá o aprendizado da vida que não deixa marcas de dor, mas sim as pegadas do conhecimento.

Se há algo que também temos claro é o modo como chegamos até os livros. Pode ser que você tenha se interessado por ver isso em sua casa, por ter os seus pais como referência. Também é muito provável que tenha ficado envolvido com algum título em particular e, de alguma forma, isso abriu as portas para esse prazer indiscutível que é a leitura.

Portanto, é comum que recordemos com um carinho especial essas histórias infantis ou da adolescência. Descobertas inesquecíveis que forjaram o que somos. Sabemos que gostamos de ler, que nossa casa já ficou pequena diante dessa enxurrada de histórias onde o tempo e o pó mostram que já não possuem brilho algum, mas… Você já parou para pensar em tudo que os livros fazem por você?

  • A leitura é uma forma de liberdade cotidiana que nos oferece um refúgio diante do estresse e das preocupações.
  • Ler é um modo muito efetivo de acumular reserva cognitiva. No futuro disporemos de um cérebro cheio de múltiplas conexões tão fortes como o melhor dos músculos, capaz de diminuir o impacto de possíveis demências.
  • O prazer da leitura é a melhor herança que podemos oferecer a nossos filhos.
  • Os livros nos roubam lágrimas, sorrisos e, inclusive, nos emergem no prazer do terror… Não obstante, agradecemos todas essas emoções intensas, pois é também uma forma de viver. É parte de nossa experiência.
  • Muitos pensam que quem passa o dia lendo foge da realidade. Não é verdade. Quem não lê foge do próprio conhecimento e é escravo de suas próprias limitações.

menina passeando com livro na mão

A leitura é uma excelente terapia no dia a dia

Todos sentimos vazios, todos atravessamos momentos difíceis e experimentamos dúvidas existenciais que nem sempre quem está a nossa volta pode nos ajudar a resolver. Os livros são uma fonte acessível para as respostas a muitas dessas questões, e assim eles podem servir como autênticas ferramentas terapêuticas.

Se sente dúvidas, se deseja adquirir conhecimento, não se limite a encontrar respostas em um único livro. Recorra a todos os que estejam ao seu alcance, e assim conseguirá afinar seu senso crítico. Em alguns casos, não existe uma única verdade, mas existe uma verdade que necessitamos em um dado momento.

A leitura é uma forma de questionarmos a nós mesmos. Em certos casos, nos colocamos na pele dos personagens e isso nos ajuda a pensarmos em situações e em atitudes que devemos tomar.

  • A vida nos oferece experiência e aprendizagem, mas os livros são baldes de conhecimento cotidiano, dos quais podemos contrastar informações, dados e, sobretudo, emoções.
  • Toda emoção experimentada na folha de um livro é um sinal capaz de perfurar para sempre. Nos ensinam, nos abalam e nos obrigam, as vezes, a ver a realidade com outros olhos.
  • Ler é também um convite a vida, e aí está uma das suas maravilhas terapêuticas. Podem nos tirar de nossas tristezas cotidianas e fazer com que sintamos curiosidade por coisas que até o momento não teríamos pensado.

Os livros ajudam as crianças a amadurecerem e os adultos a serem crianças novamente. São uma chave simples que podemos guardar no bolso quando chega o ônibus, são nossos amigos de cabeceira, e os companheiros idôneos em noites de tormenta.

menina lendo rodeada por animais

A leitura abre os olhos, incendeia a  mente e faz vibrar o coração. É o legado mais nobre que a humanidade deixou para os seus e que, por sua vez, devemos transmitir aos outros. É uma aventura apaixonante que nunca termina.

Imagens por cortesia de Jonathan Bean e Vittorio Giardino