Uma linguagem positiva o tornará mais feliz - A Mente é Maravilhosa

Uma linguagem positiva o tornará mais feliz

outubro 16, 2016 em Psicologia 12 Compartilhados
Uma linguagem positiva o tornará mais feliz

Se lhe pedissem para escolher entre a frase de Jorge Luis Borges, que diz que “a beleza é um lindo mistério que nem a psicologia e nem a retórica conseguem decifrar”, ou a de Jean Cocteau que postula que “os espelhos deveriam pensar duas vezes antes de devolver algumas imagens”, qual delas você escolheria? Provavelmente a de Borges, certo? Esta predileção pela linguagem positiva tem uma base psicológica importante.

Conheceremos aqui os estudos de Luis Castellanos, que concluiu que a linguagem positiva é uma ferramenta muito eficaz para sermos mais felizes e produtivos. No entanto, não importa o que dizem os especialistas, falar de beleza e bondade deveria ser mais enriquecedor do que abordar outros temas como a imoralidade ou corrupção. Ou talvez não? O que você acha?

O estudo sobre os benefícios de uma linguagem positiva

Como já dissemos anteriormente, focaremos o estudo do especialista em neurociência cognitiva Luis Castellanos e sua equipe, que investigaram a adequação do uso da linguagem positiva para sermos mais felizes e realizados.

O trabalho realizado foi baseado na interpretação dos dados obtidos a partir da reação de um grupo de pessoas diante de palavras positivas, neutras ou negativas. Para confirmar a validade dos estudos, foram realizados exames cerebrais durante o processo.

palabra-positivo-en-unos-dados

O resultado foi mais do que satisfatório. Segundo Castellanos, o tempo de reação do cérebro é ativado com palavras positivas. Por isso, concluiu que este tipo de linguagem permite que os seres humanos de tornem mais atentos, mais criativos e mais perseverantes diante de todo tipo de tarefas, tanto cotidianas quanto extraordinárias.

Se você é uma pessoa que pratica esportes, evita o estresse excessivo, tem uma alimentação saudável e faz pausas suficientes para se manter otimista, pode adicionar esta nova técnica ao seu dia a dia. A linguagem positiva o fará muito mais feliz.

O pensamento e a linguagem positiva

Castellanos está convencido de que uma linguagem positiva é capaz de mudar o pensamento de uma pessoa. Para chegar a essa conclusão, ele trabalhou com diferentes personalidades, como atletas de elite como Sergio Rodríguez ou Nani Roma, ou chefs famosos como Mario Sandoval.

Em todos os casos, ele detectou que a contribuição da linguagem positiva para a vida pessoal e profissional é muito produtiva, trazendo grandes mudanças no pensamento das pessoas que optaram por seguir o seu método.

mulher-feliz-usando-linguagem-positiva

Depois do sucesso das suas técnicas, Castellanos decidiu publicar seu trabalho no livro “A ciência da linguagem positiva”, que reuniu todos os seus estudos e histórias de sucesso, oferece dicas e exercícios para praticar a linguagem positiva e seus benefícios.

Como utilizar uma linguagem positiva

Se você deseja aplicar a linguagem positiva na sua vida, Castellanos propõe alguns exercícios. Um deles é o reconhecimento da nossa maneira de falar. Para isso, é necessário tomar consciência de cada palavra que pronunciamos.

Escrever ou gravar as conversas nos torna conscientes da quantidade de nãos que dizemos, das muletas, dos adjetivos negativos ou positivos que utilizamos, etc. Nós podemos fazer uma avaliação da nossa própria linguagem e inclusive pedir uma avaliação de um amigo ou especialista.

Outro exercício proposto é o cuidado com a linguagem. Uma vez que já analisamos a nossa forma de falar, podemos fazer algumas mudanças, e adicionar aos poucos palavras que diminuam a negatividade e aumentem a positividade em cada frase que construímos.

poder-da-linguagem-positiva

Embora a linguagem negativa possa ser uma forma de sobrevivência, é importante variar e utilizar a positividade para encontrar uma maior vitalidade dentro de nós mesmos. Temos um arsenal linguístico muito rico e um ambiente natural cheio de beleza, baseado tanto em pessoas quanto em paisagens, atividades, quando resolvemos aproveitar esta ferramenta maravilhosa a nosso favor.

Se você deseja uma história de vida melhor, lembre-se de que a linguagem positiva pode ser uma ferramenta com um grande potencial tanto para você quanto para as pessoas ao seu redor. Com a linguagem positiva você pode melhorar a sua atitude, a sua alegria e o desenvolvimento pessoal. A ciência já confirmou, você só precisa colocar em prática. Vamos começar?

Recomendados para você