Madrugar é o maior erro que nós cometemos todos os dias?

Madrugar é o pior erro que cometemos todos os dias?

Fevereiro 6, 2017 em Curiosidades 0 Compartilhados
Será que madrugar é o maior erro que cometemos todos os dias?

Quantas vezes você já ouviu a frase “Deus ajuda quem cedo madruga”? Um ditado popular que nossos pais usavam muito para nos acordar de manhã para ir à escola e para nos ajudar a enxergar que madrugar era uma boa opção. Até Miguel de Cervantes afirmou que “quem não madruga com o sol não aproveita o dia”.

Contudo, depois de anos sofrendo de manhã ou de aguentar a tortura da própria consciência por não conseguir acordar cedo, parece que madrugar não é tão bom como nos disseram.

Nas últimas décadas a maioria das sociedades europeias defendeu o uso da luz e do dia para trabalhar e aproveitar o dia. Contudo, foi justamente nesse continente onde se realizou uma pesquisa que mostra que madrugar pode ser prejudicial para o corpo e a mente.

Por que não é bom madrugar

Foram pesquisadores da Universidade de Westmister, na Inglaterra, que realizaram a pesquisa. A mesma concluiu que acordar excessivamente cedo não é bom, e que inclusive pode encurtar a vida. A doutora Angela Clow conduziu a pesquisa realizada com 42 voluntários durante várias semanas. Além disso, foram obtidas amostras de saliva 8 vezes por dia, sendo uma delas justamente ao acordar.

madrugar-acordar-cedo

Com os dados obtidos, concluiu-se que as pessoas que madrugam demais têm mais tendência a ter dores de cabeça. Além disso, também sofrem mais problemas musculares e aparece na sua atitude uma grande tendência ao mau humor.

Por isso, a hora chave que o estudo estabelece para acordar é as 7:21 da manhã. As pessoas que acordavam normalmente antes desse momento mostravam níveis mais elevados de cortisol. Isto favorece a aparição do estresse, já que este é o hormônio responsável por ele.

“O inferno é acordar às seis da manhã e ir trabalhar em uma fábrica.”
-Loquillo-

Outros dados da pesquisa

Alguém pode pensar que, se dormir 8 horas ininterruptas, não importa o horário de acordar. Isto não é verdade, já que a pesquisa mostra que com o mesmo tempo de sono, os que acordam mais cedo são mais propensos ao estresse e inclusive à ira.

Contudo, aquelas pessoas que acordam um pouco mais tarde do que o horário apontado mostram uma maior qualidade nos seus relacionamentos sociais. Nos contextos mais íntimos, inclusive, ficam especialmente confortáveis.

Contudo, existe um dado positivo para aqueles que preferem madrugar. Segundo a pesquisa da doutora Clow, as pessoas que acordam antes possuem uma maior capacidade de concentração.

“O bom de morrer é que não é preciso mais madrugar.”
-José Luis Coll-

Como reduzir o estresse

Então, se você é dessas pessoas obrigadas a madrugar muito por motivos profissionais ou familiares, precisa reduzir seus níveis de estresse. Lembre-se de que o estresse é uma grande epidemia das sociedades mais industrializadas. Longe ser meramente mental, pode ser somatizado e provocar sérios problemas físicos. Por isso é tão importante adotar hábitos saudáveis que o reduzam:

  • Administrar o tempo com eficácia é fundamental. A pressa e fazer tudo na última hora não são bons conselheiros.
  • Não é preciso ser perfeccionista ao extremo. É uma boa ideia relaxar um pouco neste aspecto.
  • Praticar esportes e atividades físicas que não requeiram uma intensidade alta e que nos mantenham afastados das fontes de estresse sempre é uma boa ideia. São fantásticos gestores da ansiedade.

mulher-relaxando-natureza

  • Usar o pensamento positivo também é um bom redutor do estresse. Se enxergamos tudo preto, isso vai acabar se apoderando de cada canto do nosso pensamento e acabaremos criando fantasmas nos cantos onde na verdade não existe nenhuma ameaça. Além disso, aumentaremos o perigo das ameaças que existirem.
  • Uma alimentação saudável é uma boa ideia para administrar situações estressantes. Evite os produtos muito processados, o excesso de gorduras e as bebidas alcoólicas.
  • Como dissemos, as horas de sono são fundamentais. Se você não pode acordar mais tarde, pelo menos procure descansar 8 horas por dia. Se puderem ser ininterruptas, durante a noite, muito melhor.
  • Atividades como o humor, o mindfulness, ouvir um bom concerto de música, ver um filme ou obra de teatro divertida… Permita-se entrar no seu mundo atividades que o relaxem e proporcionem momentos agradáveis.

Lembre-se: nem sempre madrugar é uma boa ideia. O importante é você conhecer seu corpo e encontrar, dentro das limitações que as suas obrigações permitirem, o melhor horário para se sentir bem. Os excessos, inclusive com o sono, são negativos praticamente sempre. Neste e em outros casos, o bom senso, a disciplina, os pequenos prazeres e a informação são nossas melhores armas para viver melhor.

Recomendados para você