Mais vale o bom por conhecer que o mau conhecido

Mais vale o bom por conhecer que o mau conhecido

20, março 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Mais vale o bom por conhecer que o mau conhecido

Se quer que eu conte um segredo, eu deixei de concordar com este ditado popular “Mais vale o mau conhecido que o bom por conhecer” quando a minha professora de matemática ficou doente e veio outra substituí-la… Estávamos acostumados com a mesma professora que estava conosco há alguns anos e isso da mudança não parecia muito animador. Na verdade lembro até como as mães e os alunos comentaram sobre esse ditado num tom de brincadeira…

Quando apareceu essa nova professora que não nos repreendia ao errarmos algo e que tinha uma paciência e uma doçura que faltava à outra, eu entendi que esse pequeno medo que tivemos durante alguns dias havia sido totalmente absurdo. Desde então decidi banir para sempre esse ditado popular da minha vida.

“Esperar o inesperado, aceitar o inaceitável”.
-Confúcio-

Deixemos para trás este velho ditado

Não, não cometemos um erro, o ditado popular é o seguinte: “Mais vale o mau conhecido que o bom por conhecer”, mas você realmente acredita que isso está certo? Embora seja verdade que quase todos concordamos com a grande maioria dos provérbios, neste caso é um não bem redondo…

Mulher olhando o horizonte ao entardecer

Por quê? Você não acha que é um ditado que aplaude o medo? Acha que é melhor ficar na sua “zona de conforto”, ainda que seja ruim, do que sair dela e conhecer novos mundos que possam ser maravilhosos para você?
“Uma viagem de dez mil quilômetros começa com um único passo”
-Provérbio chinês-

Imagine que você está preso em um relacionamento amoroso que não vai bem e aparece um novo amor que bate à sua porta… imagine que você está há anos em um trabalho do qual não gosta, mas no qual está confortável e seguro, e aparece a oportunidade da sua vida…

Você realmente acha que é certo o que diz o ditado? Pense por um momento e pare de ter medo do medo. O susto de subir no palco dura uns minutos, mas… e quanto a alegria enorme que você sente quando ouve os aplausos? Vale a pena ou não vale?

Como desafiar este velho ditado

Para deixar de ter medo das mudanças ou do que a vida pode nos trazer, deixamos então alguns conselhos que lhe ajudarão a dar o passo para fazer a mudança na sua vida:

  • Pouco a pouco. Nós seres humanos somos assim, a mudança nos assusta. Mas se você tem medo de uma grande mudança, por que não começar com pequenas mudanças para experimentar? As pessoas têm medo da mudança em si, mas também temos muito mais capacidade de adaptação do que pensamos.
  • Com a cabeça. Considere ambas as situações, realmente vale a pena apostar no novo e deixar o velho para trás? Bem, então tire esses sapatos gastos e calce os novos.
  • Substitua as frases e pensamentos negativos por positivos. Tudo começa na nossa cabeça. Em vez de pensar  “Isso vai ser um desastre”, por que não mudar para um “Essa vai ser uma experiência que me vai ajudar a crescer como pessoa e tenho certeza de que já vale a pena vivê-la por causa disso”?

Mulher sorrindo no campo

  • Não se critique tanto. Não seja tão exigente com você mesmo. Muitas vezes não queremos mudar nada porque vamos nos castigar e nos culpar se errarmos. Por que você não se permite errar? Que mal tem? Trabalhe a sua autoestima.
  • Pense em tudo o que você pode fazer mas que está perdendo. Coisas maravilhosas podem estar à sua espera e você as deixa escapar por medo. Pense por um momento em todas as pessoas que você conhece e que fizeram mudanças em suas vidas… trocaram de namorado, de trabalho, de casa… e a sua vida mudou 100%.
  • Deixe de ser tão dramático. Por que imaginar sempre o pior? Por que você não pode imaginar o melhor? Quando temos pensamentos positivos e também somos positivos, as coisas menos boas que nos acontecem não parecem tão ruins, simplesmente porque não lhes damos tanta importância.

Abandone já esse velho ditado, não fique ancorado por medo, conheça novas experiências, novas pessoas, uma nova vida. Aposte na mudança.