As mandalas e as crianças
Existe uma relação entre colorir mandalas na infância e a capacidade de resolver certas situações ou aprender melhor na escola. Estes desenhos também servem para expressar emoções e viver em harmonia, sem importar a idade.
Dizem que as mandalas nos permitem alcançar o equilíbrio emocional, nos trazem paz e calma e afastam o estresse. Mesmo pensando que colorir é coisa de criança, o fato é que muitos dos nossos problemas acabariam se pedíssemos os lápis emprestados aos nossos filhos.
As mandalas, uma tradição ancestral
Cada vez mais as crianças frequentam os consultórios médicos e psicológicos por causa da sua hiperatividade. Não conseguem ficar quietos nem por um segundo, precisam fazer alguma coisa senão ficam entediados ou começam a se comportar mal. Uma boa forma de aquietá-los é dando-lhes um papel e um lápis para desenhar.
Baseando-se nesse segredo, as escolas estão começando a oferecer mandalas para as crianças. O que são as mandalas? As mandalas são um conjunto de formas geométricas que representam as características do que nos rodeia. Elas têm a sua origem na Índia e a palavra quer dizer “círculo”. Há um centro bem determinado e desenhos simétricos nos arredores para formar uma peça única.
As mandalas se relacionam com a arte da meditação e da sabedoria hindu. Certamente você já as viu em alguma loja de decoração ou em alguma loja de roupas. Costumam ter muitas cores e as formas podem ser um tanto hipnóticas.
Os benefícios de colorir mandalas para as crianças
Existem muitas formas das nossas emoções serem exteriorizadas. Os pequenos também precisam expressar o que sentem de alguma forma. Alguns escolhem chorar, outros ir daqui para ali e outros se apoiam na arte para demonstrar seus sentimentos.
Para conseguir um estado de harmonia consigo mesmo e com aqueles que nos rodeiam, as mandalas são uma excelente opção, seja a idade que for. O que muda nas crianças? Que eles costumam estar mais familiarizados com os desenhos e a pintura, e veem esses esquemas como algo bonito com que se distrair.
O fato de colorir mandalas logo cedo está relacionado a um melhor desenvolvimento em três campos: emocional, cognitivo e comportamental. Os estímulos que o pequeno recebe ao fazer esta atividade são variados, e são todos benéficos para o seu crescimento! As vantagens mais relevantes são:
- Fomentam a atenção e a concentração
- Favorecem a psicomotricidade fina nos dedos
- Reduzem o estresse e a ansiedade
- Ajudam a desenvolver a paciência, a perseverança, a constância.
- Permitem que adquiram conhecimentos sobre as formas geométricas.
- Trazem bem-estar, aumentam a criatividade e a imaginação, possibilitam que combinem cores e figuras.
- Aumentam a autoestima e estimulam o senso estético.
Se as crianças pintassem mandalas de forma periódica, muitas brigas, discussões e comportamentos pouco adequados seriam evitados. Por esse motivo, cada vez mais escolas incluem estes desenhos em sala de aula, seguindo os passos de Marie Prévaud, que foi a pioneira neste campo há várias décadas. Mas, antes dela, Carl Jung usou as mandalas como terapia para interpretar os sonhos ou conhecer a personalidade dos seus pacientes.
As mandalas na vida adulta
Ter deixado a infância para trás não significa que as pinturas e as cores também tenham que ficar no passado. Certamente você também tem a possibilidade de colorir mandalas e desfrutar dos seus benefícios!
As mandalas nos adultos são usadas para conseguir um estado de meditação profunda e, segundo a psicologia atual, representam o ser humano e a sua relação com o Universo.
Portanto, colorir uma mandala o ajuda a se conectar com o seu “eu interior”, a trazer à tona o seu lado mais criativo, além de diminuir os batimentos do seu coração e a pressão arterial. Trata-se de fazer uma viagem para o mais profundo do seu ser, aproveitar para não pensar em mais nada além do desenho, das formas e das cores.
Uma mandala não é simplesmente um presente bonito ou uma peça de decoração no seu lar. É também uma excelente forma de entrar em um mundo até agora desconhecido, no qual o melhor de você está esperando para vir a tona. Você verá como através dessas formas coloridas encontrará a calma em meio ao vendaval, o arco-íris depois da tempestade, e a luz após tanto tempo de escuridão.